INÍCIO

quarta-feira, 31 de julho de 2013

PAPO DE GATEIRA: Caixa De Areia

Ah gateiros(as)... Como é difícil essa relação gatos + caixa de areia né?
Uns se recusam a usar a caixinha, outros não cobrem o coco, outros espalham areia pela casa toda... Vamos papear sobre isso então?

Os meus gatos são tranquilos quanto a caixa de areia, o problema em casa era (é) eles espalharem areia para todos os lados... Mas resolvi, em partes (porque o Billy continua pensando que areia é confete ¬¬), esse incômodo comprando uma caixa grande, essas de armazenar leite sabe? Antes, eu colocava a caixinha de areia dentro de uma outra caixa de papelão maior. Mas a caixa de papelão acabava se tornando arranhador também, o que diminuía sua vida útil e aumentava o dilema em busca da caixa de papelão perfeita.

Fotos da caixa de areia lá de casa (clique nas imagens para ver em tamanho maior):
Eu comprei essa caixa de armazenar leite pra eles, porque tenho 5 gatos. E achei o custo benefícios desse tipo de caixa bacana (paguei R$ 30,17), mas no mercado tem inúmeras caixas de areia para gatos. Vale pesquisar e ver qual é a melhor para o seu gatinho. Tem gatos que preferem privacidade absoluta, então é legal investir em caixas fechadas. Ou, usar a imaginação e construir uma, com duas caixas grandes, fixas uma em cima da outra e fazer uma abertura.  Ou usar um móvel velho, colocar a caixa dentro e fazer uma portinha. Ah! Usa a criatividade, eu sei que todo gateiro é criativo! Nesse link tem muitas opções bacanas, dá uma olhada AQUI!

Eu também costumo misturar a areia (uso a Pipicat Classic ou Putz) com farinha de mandioca, o que aumenta muito o rendimento e diminui muito os odores, e os torrões de xixi ficam bem durinhos, não espatifa... Fica bem fácil de remover os torrões, o que, no bolso, é uma baita economia.

Mas fazendo uma pesquisa na Internet sobre o assunto, encontrei curiosidades e dicas, sobre as caixas de areia, vem ver! 

Na cadeia alimentar gatos são predadores e presas, e o comportamento de enterrar as fezes está diretamente ligado a isso! Heimmm?! Os gatos enterram o coco e o xixi na areia porque não querem que predadores sintam o seu cheiro. Começou a fazer sentido né? Os cheiros têm a função de marcar território, portanto se o gato é dominante ele não irá enterrar seus cocos e xixis, para que assim outros animais fiquem com medo dele. Se o gato é submisso então ele enterrará tudinho, pois tem medo que um possível predador o descubra. Que bela sacada dos bichanos heim!

Agora, vamos as dicas quanto a caixa de areia propriamente dita:

• A caixa deve ser bem grande (entenderam porque eu comprei a caixona de armazenar leite?), a medida certa é 1,5 vezes o tamanho do gato;

• Devemos limpar a caixa no mínimo uma vez ao dia e ela deve ser lavada por completo no mínimo uma vez por semana, lave bem as mãos após fazer a limpeza da caixa;

• Coloque uma boa quantidade de areia, pelo menos 3 dedos de altura, que é para ter areia o suficiente para enterrar;

• Escolher uma areia de qualidade é muito importante. Hoje temos várias no mercado, mais finas, mais grossas, de argila, sílica... Vai de acordo com o que seu gato se adapta melhor e seu bolso permite. Mas jornal picado, não é legal né pessoal? E o gatinho que gosta de enterrar, como faz? Invista em areia, com farinha de mandioca, a economia vai ser bem bacana!

 • A caixa pode ser aberta ou fechada, os gatos gostam de privacidade. Se o seu gatinho prefere uma caixa fechada, é legal investir nisso. Vai economizar com veterinário, fica a dica;

• Escolha um lugar calmo e silencioso para colocar a caixa;

• Mantenha a caixa longe das vasilhas de água e comida;

• A quantidade de caixas deve ser proporcional ao tamanho da casa e do número de gatos. Não precisa ter 10 caixas se você tem 9 gatos, mas tenha bom senso mantendo-as sempre limpas. Se você mora em sobrado então é pelo menos uma caixa por andar;

• Se o seu bichano não está usando a caixa de areia, tente trocar de lugar, de areia ou de caixa. Vai fazendo testes, uma hora você vai acertar e seu gatinho vai ter um banheirinho na medida pra ele! ;)

Com essas dicas, eu tenho certeza que seu gatinho vai fazer as pazes com a caixa de areia e você terá mais tranquilidade!
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação à saúde e comportamento do seu animal de estimação, consulte um veterinário.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

GENTE QUE BRINCA COM O GATINHO TODOS OS DIAS

► Como é divertido brincar com os gatinhos!

UNHAS DE GATA: Alergia a Esmaltes

Gatas, hoje eu amo unhas esmaltadas! Mas não é sempre que posso esmaltar as unhas... Sou alérgica, e estou explicando isso, porque posso ficar sem postar esmaltes para vocês verem. Quando uso esmaltes frequentemente, a alergia aparece, então, tenho que ficar um tempinho sem usar esmaltes.
E já que eu tenho essa alergia, resolvi falar sobre isso no Blog, vai que alguma gata que acompanha o Blog também tem, vamos papear então? Vem ver!

Essa alergia apareceu há uns 11 anos e foi como toda dermatite de contato, apareceu de repente... Acordei com as pálpebras inchadas e descamando. E foi uma luta porque eu não imaginava que podia ser esmalte. Eu pinto as unhas desde os 13 anos de idade e nunca havia tido problemas, uaiii! 
Fui parando com sombras, troquei shampoo, sabonete, protetor solar, e o esmalte continuava lá, nas unhas!
Aí achei que era estresse (tudo é culpa dele 'néam'?!), afinal eu estava no último ano da faculdade, TCC, época propícia para o estresse atacar, jamais ia imaginar que esmalte deixaria minhas pálpebras inchadas e descamando. Até que conversando com uma amiga que também é alérgica a esmaltes, ela olhou para os meus olhos e disparou: "Gi, você também tem alergia a esmalte?" Foi então que tudo se esclareceu! Ela me explicou sobre a dermatite de contato, e foi eu parar de passar esmaltes, que a alergia foi embora. Agora uma pausa: Podem me puxar as orelhas com vontade! Procurar médico que é bom, nem pensar, não é mesmo dona Gisleine?! #AiAiAi

A alergia a esmaltes, como qualquer alergia, pode surgir de uma hora para outra, em qualquer etapa da vida. Os principais sintomas são inchaço nas pálpebras, vermelhidão na região do rosto e pescoço e, em alguns casos, descamação na palma das mãos.

Para as alérgicas que não querem deixar de esmaltar as unhas, muitas empresas estão produzindo esmaltes hipoalergênicos.
O que são esmaltes hipoalergênicos?
São aqueles que não possuem 3 substâncias que podem causar alergia: tolueno, formaldeído e dibutilftalato (DBP). Também são chamados de 3Free, justamente por não possuírem essas 3 substâncias. Os esmaltes cintilantes e perolados, além desses componentes, ainda possuem mica, um pigmento que também pode causar alergia.

O tolueno é um solvente utilizado para fixação. O formaldeído tem como função dar aderência e aumentar a durabilidade do produto. O dibutilftalato é usado para plastificar materiais e, no esmalte, sua função é aumentar o brilho.

O tolueno e o DBP são considerados cancerígenos. Na Europa, o DBP foi retirado da composição dos esmaltes e o tolueno possui uma quantidade máxima permitida de 25%. O formaldeído já está proibido nos EUA, Canadá e oeste europeu. Aqui no Brasil, por enquanto, não há restrições para nenhuma dessas substâncias. 

Outras substâncias consideradas prejudiciais à saúde e que são encontradas nos esmaltes são o nitrotolueno e o furfural. Ambos são considerados cancerígenos. O nitrotolueno foi banido da composição dos esmaltes na Europa. O furfural não tem sua comercialização proibida, porém possui um limite permitido de 360 mg/kg.

E não são somente os esmaltes coloridos que causam reações: bases incolores e coberturas também contêm tolueno e formaldeídos, e podem provocar quadros alérgicos.

Mas para noooooossa alegria, hoje várias empresas estão preocupadas com as alérgicas e muitos esmaltes não possuem mais tolueno, formaldeído e dibutilftalato na formulação. Agradeçam meninas porque na época que desenvolvi a alergia só existia Revlon e Argento no mercado, afff.

Hoje tem a Colorama, Ludurana, recentemente a Hits se tornou 3Free, e algumas coleções da Impala e Risqué, já estão saindo 3Free, ebaaaa!

Porém, nada impede de ocorrer um inchaçozinho nas pálpebras quando as alérgicas usam esmaltes sem pausa (EU!), por isso terei que ficar um tempinho sem esmaltes... Mas ainda bem que está frio, e estou usando luvas direto! rsrs

Portanto gatas, se vocês perceberem um inchaço nas pálpebras, na região das mucosas, pescoço, suspenda o uso de esmaltes e PROCURE UM MÉDICO, para saber exatamente quais os componentes que estão causando essa alergia, ok? Bem mais fácil procurar um médico e saber logo o que está acontecendo, do que ficar tentando adivinhar, 'nénão'?!
• Imagem by Loucas Por Esmalte.

domingo, 28 de julho de 2013

sexta-feira, 26 de julho de 2013

GENTE QUE RESPEITA OS IDOSOS

► Hoje é DIA DOS AVÓS, por isso é importante lembrar que devemos sempre respeitar os idosos, sejam eles humanos ou animais, já que muitos animais são abandonados quando envelhecem... Respeito aos idosos, passe adiante! 

SUSPIROS DA GATEIRA: Vovó Misao e seu gatinho Fukumaru

Olá gateiros (as), hoje, 26 de julho, é comemorado o DIA DOS AVÓS!
E resolvi criar esse post, mostrando as imagens dessa amizade linda entre a avó Misao e seu gatinho Fukumaru, vem suspirar comigo! ;)

Treze anos atrás, a fotógrafa japonesa Miyoko Ihara começou a documentar a relação da sua avó Misao de 88 anos, com seu gatinho de olhos bicolores, Fukumaru.
Fukumaru foi resgatado das ruas, ainda filhote, por Misao, e eles nunca mais se separaram.
Essa linda história de amor e amizade foi documentada num livro de fotografias, chamado de "Misao the Big Mama and Fukumaru the Cat"
São lindas imagens, capturadas pelas lentes da sensível fotógrafa, que mostra o amor, companheirismo, parceria e amizade entre sua avó Misao e seu gato Fukumaru!

Muitos já viram essas fotos, mas as imagens são tão lindas que é sempre bom rever. Faz bem à alma e ao coração! ♥

OBS.: Clique nas fotos para ver em tamanho maior.
Dedico este post à todos os avós que amam os animais, e que muitas vezes, sua única companhia na velhice, é um animalzinho. Recebam meu carinho e meu afeto!