INÍCIO

quarta-feira, 11 de março de 2015

PAPO DE GATEIRA: As diferenças entre miar e ronronar

Olá gateiros e gateiras do meu coração... Em primeiro lugar, quero pedir desculpas pela falta de posts no Blog... Resolvi que vou passar (olha a confiança! rs) em Concurso Público, e estou estudando feito doida! Mas quando vi esse post no Linkanimal, achei muito legal, e vim correndo compartilhar com vocês! Vem ver:

Os gatos não conseguem demonstrar suas emoções por meio das expressões faciais.  No entanto, os felinos desenvolveram habilidades para se comunicar com o mundo que os cerca por meio da linguagem corporal, de miados e, alguns acreditam, através do ronronar.

Existem diferenças pontuais que definem o sentido e objetivo de cada som produzido pelo felino, seja ele um miado ou um ronronar.

• Por que o gato mia?

De uma maneira geral, o miado do gato é uma maneira que ele utiliza para chamar a atenção de seu dono e evidenciar o que ele está sentindo. Justamente por isso o animal produz diferentes tipos e frequências de sons para designar o que está sentindo.  Alguns deles são:

- Miados curtos: Normalmente esses miados mais curtos e pontuais são utilizados quando o gato responde ao chamado do dono, quando quer fazer xixi, sair para passear ou até mesmo quando ele estiver com fome. É comum também o animal utilizar esse tipo de miado quando está se sentindo ameaçado por um inimigo.

- Miados fracos: Aquele som quase inaudível que o felino faz com a boca levemente aberta é apenas uma maneira de reconhecer uma pessoa. Normalmente os gatos emitem esse som após rever o dono após algumas horas de separação.

- Miados longos:  É bem comum que os gatos emitam sons mais longos quando estão feridos, sentindo dores ou até mesmo no cio, no caso das fêmeas. O som é mais agudo e prolongado. É possível ouvir esse miado quando os gatos querem "demandar" algo, como, por exemplo, que seja alimentado imediatamente.

Apesar de caracterizado em estilos, os gatos são capazes de produzir 100 tipos de vocalizações distintas para se expressar.

• Por que o gato ronrona?

O ato de ronronar é um comportamento felino presente desde as primeiras semanas de vida do animal e é produzido por meio da vibração dos músculos presentes na laringe e no diafragma dos felinos. Tal habilidade permite que os animais ronronem continuamente, mesmo durante a inspiração e a expiração.

Os pesquisadores ainda não entendem plenamente como e por que os gatos ronronam. Normalmente, acredita-se que os gatos ronronam quando estão felizes, mas já se sabe também que eles podem produzir o som quando estão machucados, aborrecidos, chateados, ou até mesmo assustados.

Alguns acreditam que o ato de ronronar esteja ligado ao sistema cardiovascular e até tenha sido um aspecto evolutivo importante para a seleção dos gatos ao longo dos séculos, conforme estudo publicado pela Scientific American. Ele aponta que o ronronar pode melhorar a densidade dos ossos e promover a auto-cura nesses animais, em casos de ferimentos, fraqueza ou doenças.

Além disso, por conta dos gatos terem evoluído no sentido de conservar energia através de longos períodos de descanso, é possível que o ronronar seja uma forma dos gatos estimularem os músculos e os ossos sem gastarem muita energia.

Por Mariana Bartolomei.
Todos os créditos desse post pertencem ao Linkanimal.