INÍCIO

quarta-feira, 27 de março de 2013

PAPO DE GATEIRA: Catnip ou "Erva do Gato"

Catnip  também conhecida como "Erva do Gato", é uma planta medicinal e aromática da família das hortelãs e muito conhecida por sua ação estimulante sobre os felinos. 

Os gatos são atraídos pelo cheiro da erva.
Além de momentos de diversão o Catnip estimula os animais a interagir e brincar, é ótimo para gatos que vivem em apartamento ou que não saem de casa (como os meus) pois estimula o instinto de caça destes animais, o que torna os bichanos mais ativos, e consequentemente, ocorre menos ganho de peso.

A substância ativa presente no Catnip é o Nepetalactone  (um óleo essencial que é obtido pela destilação a vapor da planta). Embora alguns gatos mastiguem o catnip, seu mecanismo de ação é apenas olfativo. Seu efeito dura entre dez a quinze minutos.

Para os meus bichanos, eu utilizo Catnip em spray. Eu borrifo no arranhador, túnel e brinquedos, aguardo uns 5 minutinhos e deixo eles se divertirem!

Mas tem várias formas de utilizar a "Erva do Gato", pode ser usada a erva seca e moída para recheio de brinquedos, almofadas ou em spray. Vende em lojas especializadas em pets.

Dizem que não tem efeito para gatos castrados, mas os meus 5 gatos são castrados e eles ficam doidinhos quando borrifo Catnip nas coisinhas deles!

Só que claro, como eu sempre digo, cada gato é único. Uns se divertem mais, outros menos... Uns ficam mais tempo sob o efeito do Catnip, outros menos... Dizem que tem gatos que podem até ficar agressivos. Enfim, cada um reage de um jeito diferente, por isso é importante testar sempre, e se possível, caso você tenha mais de um gato, procure observar cada um atentamente, ou oferecer o Catnip para um de cada vez e observar a reação individualmente.

Os meus gatos não têm acesso à rua. Por isso procuro fazer com que eles tenham uma atividade dentro de casa, que possa proporcionar uma vida mais ativa e menos sedentária a eles.  Quando comprei o arranhador, achei que seria legal estimular de alguma forma, e comprei o spray de Catnip para testar. Deu certo!

Sempre que vou oferecer algo diferente para os meus gatos, faço uma pesquisa e converso com a veterinária deles, e com o Catnip não foi diferente. Fiquei mais tranquila por saber que o Catnip não é alucinógeno, não causa dependência, nem crise de abstinência, e não oferece danos a saúde dos bichanos.

Seus gatinhos estão muito preguiçosos, gordinhos e sem animo para brincar? Que tal testar o Catnip e ver se eles ficam mais animadinhos? Posso dizer que se eles gostarem, a diversão é garantida para os bichanos e seus donos! rsrsrs

Abaixo foto do spray de Catnip dos meus gatos. Perdoem a qualidade da foto, foi de celular mesmo... Tirei hoje de manhã antes de vir trabalhar, na correria! E percebi que já está quase acabando, preciso providenciar outro! rsrs
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet, com algumas considerações de experiência pessoal com meus gatos. Qualquer dúvida em relação a saúde e comportamento do seu animal de estimação, procure um Veterinário.

12 comentários:

  1. Olá adorei o post
    também tenho uma gata que vive em casa e nao sai, só que no caso dela ela e bem agitada e meio raivosa nao sei bem por que mais sempre foi assim, até o veterinario nas consultas dela fica tipo assusto com o quando ela é selvagem pra um gato de casa.
    Será que esse Spray acalmaria ela? Tipo será que teria esse efeito também de deixar ela entretida ao ponto de esquecer de morder e arranhar os outros?

    beijos
    www.umagarotachamadasam.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sasa! Eu acho que o Catnip (spray ou a erva seca), pode ajudar sim. Acaba se tornando um entretenimento, descontração... Acho que vale a pena tentar! E depois volta me contar! Adorei seu Blog, e já estou seguindo! Muito obrigada pela visita! =^.^=

      Excluir
  2. Olá,eu também tenho um gato agitado e comprei esse produto porque me falaram q acalmava o gato.Acalmou mesmo,só q ele ficou intoxicado,não queria saber de comer,urinar e defecar.Foi um susto só.Prefiro ele agitado como ele é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade?! Ah então realmente é melhor não utilizar mesmo... O meu Billy teve alguns espirros, mas que acabaram quando passei a deixar secar bem antes de oferecer o brinquedo/arranhador pra eles... Mas, na dúvida, melhor ele agitado mesmo! ♥

      Excluir
  3. Olá Gisleine! Adorei seu blog! Meu gatinho tem 2 meses e sua diversão preferida depois das bolinhas e dos brinquedos que comprei é morder e arranhar meu marido e eu! E ele morde com força! Será que se eu jogar spray de catnip num boneco de pelúcia, ele vai preferir mordê-lo do que a nós? Abç

    ResponderExcluir
  4. Olá Gisleine! Adorei seu blog! Meu gatinho tem 2 meses e sua diversão preferida depois das bolinhas e dos brinquedos que comprei é morder e arranhar meu marido e eu! E ele morde com força! Será que se eu jogar spray de catnip num boneco de pelúcia, ele vai preferir mordê-lo do que a nós? Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina! Pode ser uma alternativa sim! Quem sabe ele se interesse mais pelo bichinho com catnip e fique menos agitadinho... Mas deixa secar bem o catnip antes de oferecer o brinquedo pra ele, tá? Obrigada pelo carinho! ♥

      Excluir
  5. Olá, muito obrigada pelo post, estava com dúvidas sobre esse spray, com certeza vou comprar um, minha gata é muito parada, e viive em apartamento, as vezes acho que ela está meio depressiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nat! Tenta colocar em brinquedos e oferecer à ela... Mas uma dica importante é deixar secar bem antes de dar o brinquedinho! Se o objeto estiver ainda molhado do spray, pode intoxicar... Vem me contar se deu certo! ♥

      Excluir
  6. Muito legal seu post. Os comentários foram muito úteis também! Eu queria saber quanto tempo o Catnip spray permanece no brinquedo, no arranhador, etc. Tenho que reaplicar? Qual a frequência da reaplicação? Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Comprei um saquinho da erva seca e desidratada, espalhei pelo arranhador e meus gatos gostaram muito! Tenho duas fêmeas e um machinho todos castrados! Agora lendo os posts vou experimentar o Spray e ver se dá melhores resultados!!! Um abraço sou de Porto Alegre/RS.

    ResponderExcluir
  8. Legal. Vou comprar o spray. Meu gato é castrado mas é um terrorista. Adora me morder nos braços e pernas. Comprei um arranhador mas ele não liga, prefere arranhar minha cama.Vou fazer o teste sim. Valeu a dica 😃

    ResponderExcluir