INÍCIO

quarta-feira, 20 de março de 2013

PAPO DE GATEIRA: Grama Para Gatos

Gateiras e gateiros, vamos falar sobre grama?! Gramaaa?!

Sim, graminha (para ser mais fofa!) que nossos gatinhos adoram saborear.
Bom, pelo menos os meus amam graminha de alpiste!

Gisleine, você não está confundindo? Estamos falando de GATO, e não GADO!
Não estou confundindo não, é isso mesmo, eles gostam e precisam de graminha, sabem por quê? Para ajudar na eliminação das bolas de pelos.

Todo mundo que tem gatos sabe o quanto eles ficam se lambendo, tomando aquele famoso 'banho de gato'. Eles são animais muito limpos e ficam se lambendo para manter a higiene. Mas isso tem um preço... As indesejáveis bolas de pelos.

Quando os gatinhos se lambem, eles involuntariamente acabam engolindo uma quantidade muito grande de pelos,  o que na maioria das vezes, causa irritação na mucosa do estômago. Normalmente eles regurgitam através de pequenos vômitos para se livrarem desse incômodo. Se esses pelos se acumularem no intestino formando bolas de pelos pode causar uma obstrução (fecalomas), dificultar a saída das fezes, e em alguns casos, é necessário uma intervenção cirúrgica. Mas, para resolver esse probleminha, os gatos apelam para as forças da sábia natureza e comem grama, que por causa das fibras vegetais ajudam a regularizar o trato intestinal e auxilia na eliminação das bolas de pelos.

As pessoas pensam que só os cães gostam de comer graminhas, mas os gatos também adoram! E tem que tomar cuidado, porque na falta da grama os gatos costumam atacar as plantas da casa, e muitas plantas ornamentais são tóxicas ao serem ingeridas. Comigo-Ninguém-Pode, Azaleia, Espada-de-São-Jorge são alguns exemplos de plantas tóxicas, que se forem ingeridas por seu gato, a visita ao veterinário é necessária e urgente.

Existe no mercado a graminha para gatos pronta para o consumo ou uma mistura de sementes que você pode cultivar.

Em casa, minha mãe linda, planta sementes de alpiste, porque os meus gostam mais. Mas pode ser milho de pipoca e trigo também.

Explicação  bem legal de como cultivar o trigo para fazer graminha: AQUI!

Eu faço um 'vasinho' de garrafa PET e minha mãe (ela tem mais habilidade pra isso do que eu) planta o alpiste. Demora uns 7 dias para sair da terra e uns 15 dias para estar totalmente pronto para os bichanos se divertirem!
Graminha de alpiste que mamãe plantou para os meus gatinhos!
Que tal dar esse 'presentinho' para seu gatinho(a)?! Ele(a) vai amar!
É muito fácil de cultivar, barato e natural, pois não têm agrotóxicos e nada que vai fazer mal ao seu bichano. 

→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet, com algumas considerações de experiência pessoal com meus gatos. Qualquer dúvida em relação a saúde e comportamento do seu animal de estimação, procure um Veterinário.

4 comentários:

  1. Muito legal Gi, vou fazer aqui em casa pra Sakura!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá, Daiane! Faz sim, tenho certeza que o Ricky vai amar!
      Eu planto alpiste, mas milho de pipoca também dá certo!
      Muito obrigada pela visita!
      =^.^=

      Excluir