INÍCIO

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PAPO DE GATEIRA: A Importância da Castração/Esterilização

Os gatos são animais com uma enorme capacidade de reprodução. As ninhadas são numerosas, ao fim de 6 meses uma gatinha pode ter o primeiro cio e ter a primeira ninhada, e pode ter 4 ninhadas por ano.

Portanto, se você ama seu gatinho(a) e também não quer ver animais sofrendo com o abandono, tenha responsabilidade, castre seu animal!

As vantagens são inúmeras e acabam com os incômodos períodos de cio que são complicados para donos e animais.
Na medida em que os animais se encontram muito agitados e inquietos, podem ter diversas alterações físicas como deixar de comer, de dormir, procuram desesperadamente sair de casa (quando conseguem, as chances de não voltar para casa são grandes), miam alto, o que pode ocasionar problemas com a vizinhança, não é verdade?

No caso de machos não castrados, eles vão marcar o território (urinando pela casa, em "spray") e se tiverem acesso à rua, vão brigar com outros gatos e voltar pra casa machucados, isso se voltar pra casa.
Os machos castrados são menos propensos a sofrer de infecções ou doenças nas glândulas reprodutivas ou prostáticas, ou desenvolver problemas geniturinários. Essas doenças podem levar a doenças nos rins, o problema mais comum em machos não castrados com mais de cinco anos de idade.

Se a sua gata tiver cios sucessivos e/ou ninhadas sucessivas, as possibilidades de contrair doenças (com tratamentos e intervenções tão ou mais caras do que a esterilização), são muito grandes.
A fêmea esterilizada é menos propensa a desenvolver câncer (mamas, ovariano) ou piometra, uma infecção uterina comum em fêmeas não castradas, ou que tomam injeções anticoncepcionais.

- O que é a castração/esterilização?

Fêmeas são esterilizadas. Machos são castrados. Esterilizar e castrar tira do animal a capacidade de se reproduzir. Esterilizar significa a remoção cirúrgica do útero e dos ovários. Castrar significa a remoção cirúrgica dos testículos. Ambas as operações, feitas sob anestesia geral, são seguras, rotineiras e relativamente indolores.

- Com que idade devo esterilizar ou castrar o meu gato (a)?

Seria melhor conversar com o veterinário do seu gatinho (a) para saber qual a idade correta para a castração, mas em geral, aos 5 meses de vida é uma boa fase. Nesta idade, ainda não atingiram a fase reprodutiva, as fêmeas nunca entraram no cio (o que ocorre por volta dos sete meses) e os machos ainda não saem em busca de fêmeas para cruzar. Com 5 meses, os gatos ainda tem hábitos infantis e não atingiram a estatura de um adulto. Se forem castrados nesta idade, eles ainda não adquiriram os maus hábitos dos adultos, como sair de casa por longos períodos e urinar para marcar território. A castração fica mais eficaz, resultando em com gatos mais calmos e caseiros.
Essas histórias de castrar/esterilizar antes do primeiro cio, ou primeira cria, ou só depois da primeira cria é tudo mito. É melhor castrar antes do primeiro cio, mas nada impede de um animal adulto ou que já tenha tido várias crias ser castrado/estilizada.

- Quanto tempo demora a recuperação?

A recuperação do macho é muito rápida. No dia seguinte à operação ele já vai estar recuperado e aprontando todas, como de costume! 
A esterilização das fêmeas é um pouco mais complexa e por isso a sua recuperação demora um pouco mais. Em regra, elas estão com comportamento normal e recuperadas em uma semana, mas algumas gatas possuem uma capacidade de recuperação maior e consegue estar ativas e brincalhonas ao 3º dia. O veterinário irá realizar um corte pequeno (cerca de 1,5 cm), e você pode comprar um roupinha pós-cirúrgica pra ela, para proteger os pontos, ou fazer com uma meia velha mesmo (foi o que eu fiz). Siga direitinho as orientações do veterinário e seu animal vai se recuperar rapidamente!

Os gatos castrados ficam mais calmos, dóceis e tranquilos. Podem ganhar peso, mas isso não é regra. Meu Iky é castrado e magrelo por natureza, mantém seus 4 kg com louvor. Juro que chego a me preocupar (mãe acha que filho saudável, é filho gordo, afff), mas ele está com 11 anos é saudável e super ativo!
O importante é mantê-los em atividade, estimulando as brincadeiras e alimentá-los com rações específicas para gatos castrados, existem várias no mercado.

Algumas pessoas acham que é crueldade castrar, mas crueldade mesmo é deixar nascer um monte de filhotes, que acabam nas ruas, sendo maltratados, ou indo parar em abrigos superlotados, onde ficam confinados em espaços pequenos, quase sem perspectiva de serem adotados.

Então, castrar os gatos é a melhor forma de protegê-los, dar a eles uma vida mais tranquila e evitar a superpopulação. 
Procure um veterinário de sua confiança para realizar o procedimento, cuide bem do seu gatinho e encha ele de amor!

Quer saber mais sobre castração? Entre no site ARCA Brasil, AQUI!

Falei mais especificamente sobre os gatos, mas a castração/esterilização dos cães é igualmente importante.
Castrar/esterilizar é praticar Posse Responsável!
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet, com algumas informações de cunho pessoal da minha experiência como mãe de 5 gatos castrados. Qualquer dúvida em relação a saúde do seu animal de estimação, procure um Veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário