INÍCIO

sexta-feira, 26 de abril de 2013

RABISCOS DA GATEIRA: Animais... Muito mais 'humanos'!

Muitas vezes as pessoas se comportam com mais crueldade que uma fera selvagem, elas ferem sem nem precisar te tocar, apenas com uma palavra... Acho que é por isso que animal não fala, para não cometer erros insanos.

Animal é símbolo único de fidelidade sim! Se você passa por um problema e está triste, ele fica ao seu lado, quietinho e te ouve... Não vai usar sua tristeza contra você mais pra frente, nem distorcer as suas palavras, para transformá-las em armas com o intuito de te ferir a alma, ou massagear o próprio ego.

Vai apenas esperar o momento alegre vir e celebrar a felicidade com uma bela lambida em seu rosto, como a dizer: "Estou aqui na alegria e na tristeza, sempre!". Sem julgar o motivo de sua tristeza ou alegria.

As pessoas me perguntam: "mas por que você gosta tanto de bicho?"

E eu respondo: "Porque diferente das pessoas, os animais só me surpreendem positivamente."

Quer ter um amigo que nunca vá distorcer o que você diz? Um amigo que vai te escutar sem sair por aí falando tudo o que você confidenciou a ele e ainda aumentar para deixar mais dramático, ou o que é pior, inverter totalmente o que você falou? Quer um amigo que realmente fique feliz com a sua felicidade? Um amigo que não questione os seus sentimentos? Então, ADOTE UM ANIMAL!

Porque a lealdade, amizade verdadeira e fidelidade você só vai encontrar em um anjinho de quatro patas... E quem sabe você não consiga se transformar em um ser humano melhor convivendo com um animal hein?

Talvez o convívio com um animal te transforme em um ser mais humano... Que ironia não? Mas é exatamente isso que acontece! Os animais têm o poder de humanizar as pessoas.

E as pessoas que devotam amor aos animais consequentemente se transformam em amigos melhores... Fique atento!

As pessoas querem te transformar como elas gostariam que você fosse. Os animais te aceitam como você é. Sutil, e ao mesmo tempo, grande diferença!

Os animais não te subestimam ou se acham superiores a você... Mesmo eles sendo muito superiores a nós... Mas eles possuem a grandeza de alma e a humildade dos grandes mestres!

Se o seu animal ergue a pata para você, é como sinal de obediência e respeito. Jamais para te acusar de alguma coisa... Quanta diferença das pessoas que te apontam o dedo na cara e se julgam as 'donas da verdade'. Uma verdade inventada e criada por elas mesmas.

Eu aprendi, aprenda também!
Sempre que for preciso desabafar, confidenciar tristezas e também alegrias, chorar e sorrir com alguém, escolha um cão, gato, enfim escolha um animal, pois ele te ouvirá, ficará ao seu lado, se alegrará com você ou apenas ficará quietinho te fazendo companhia... E o que é melhor, jamais irá usar isso contra você futuramente!

Os animais sabem te ajudar da maneira mais simples e correta que existe: Com sua companhia e respeito... Precisa mais?!

Quer ser um ser humano melhor? Tenha uma alma animal!

"Animais são anjos disfarçados, enviados à Terra por Deus, para mostrar ao homem o que é fidelidade."

Gisleine Sanches

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PAPO DE GATEIRA: Curiosidades Sobre Os Gatos

Ficou curioso? Vem ver! 

Curiosidades sobre os gatos:

- Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.

- O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.

- O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.

- Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.

- Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelhas. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.

- A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados canalizam e amplificam os sons como um megafone.

- Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.

- Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.

- Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar.

- Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto.

- O campo de visão de um gato é de 185 graus.

- Os gatos sacrificaram os detalhes e as cores pela capacidade de enxergar com pouquíssima luz. Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, veem o mundo desfocado.

- Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.

- No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.

- Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.

- Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.

- O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem possui entre 5 a 20 milhões.

- Os gatos possuem um órgão olfativo especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que às vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.

- O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.

- Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.

- Os gatos andam na ponta dos dedos.

- As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente elétrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas.
- O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h.

- Quase 10% dos ossos dos gatos se encontram na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.

- O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda. A cauda também é demonstrativo do estado de humor do gato.

- Quando o gato está assustado, seus pelos se eriçam por todo o corpo. Quando ele vai atacar, os pelos se eriçam somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.

- Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.

- Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores. É uma deferência e um pedido de amizade.

- O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.

- O Maine Coon é a única raça natural de gatos da América.

- Existem cerca de 100 raças de gatos.

- Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".

- O gato treme quando sente muita dor.

- O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.

- Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.

- Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.

- Quando se 'lavam', os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.

- Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profundo para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.

- Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.

- O gato sempre cai em pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.

- A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.

- Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale a 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.

- Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler, detestavam gatos.

- Winston Churchill, Abraham Lincon, Florence Nightngale, Robert E. Lee, Sir Isaac Newton, Mark Twain, compositores como Ravel e Chopin, Buddha, Mohammed, Jules Verne, Ernest Hemingway, Henry David Thoreau, Monet, Renoir, Scarlatti and Liszt, Camille Saint-Saens, Albert Schweitzer, adoravam gatos.

E aí gateiros(as), gostaram de conhecer essas peculiaridades de nossos bichanos amados? Eu adorei!
→ O conteúdo desse post foi uma pesquisa feita na Internet.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

RABISCOS DA GATEIRA: Cuide sim dos seus pensamentos, mas cuide muito mais de pensar antes de falar ou agir!

Sempre ouço dizer “Somos o que pensamos”, sim eu concordo, mas eu acredito que precisamos pensar mais no que somos!

Muitas vezes apontamos o dedo para alguém e dizemos: “Você está errado!”

E nos esquecemos que, quase sempre, o defeito que nos irrita no próximo traduz exatamente um perfil de nossa personalidade. Vemos nos outros exatamente um espelho de nós mesmo.

Então antes de julgar alguém, de nos acharmos superiores, e apontar os defeitos alheios, vamos fazer uma análise de nossos atos, para ver se não estamos jogando no próximo algum defeito de nossa própria personalidade.

Muitos pregam a caridade, a solidariedade e esquecem que a caridade começa nos atos de nosso dia a dia, no convívio com o nosso próximo.

As pessoas que mais se acham “mestres” de seus próprios pensamentos, muitas vezes falam ao próximo sem pensar, com crueldade, ignorância e desrespeito, porque até para transmitir ensinamentos precisamos ser cautelosos para que nosso exemplo não se torne uma flecha de arrogância que só irá satisfazer nosso ego, mais nada... E com isso vamos afastando as pessoas de nosso convívio.

Fica a dica: Cuide sim dos seus pensamentos, mas cuide muito mais de pensar antes de falar ou agir!

Gisleine Sanches  

quinta-feira, 18 de abril de 2013

MÚSICA E GATOS: Te Ver - Skank

Essa música do Skank é muito bonita!
Ela faz uma sutil menção aos bichanos... Mas pra quem é gateira(o), uma simples menção a um bichano já é motivo para gostar 'nénão'?! Ainda mais quando fala que é impossível "ver um bichano pelo chão e não sorrir", e eu concordo!

TE VER
(Skank - Compositor: Samuel Rosa / Lelo Zanetti / Chico Amara)

Te ver e não te querer
É improvável, é impossível
Te ter e ter que esquecer
É insuportável, é dor incrível

É como mergulhar num rio e não se molhar
É como não morrer de frio no gelo polar
É ter o estômago vazio e não almoçar
É ver o céu se abrir no estio e não se animar

Te ver e não te querer
É improvável, é impossível
Te ter e ter que esquecer
É insuportável, é dor incrível

É como esperar o prato e não salivar
Sentir apertar o sapato e não descalçar
É ver alguém feliz de fato sem alguém pra amar
É como procurar no mato estrela do mar

Te ver e não te querer
É improvável, é impossível
Te ter e ter que esquecer
É insuportável, é dor incrível

É como não sentir calor em Cuiabá
Ou como no Arpoador não ver o mar
É como não morrer de raiva com a política
Ignorar que a tarde vai vadia e mítica

É como ver televisão e não dormir
VER UM BICHANO PELO CHÃO E NÃO SORRIR
É como não provar o néctar de um lindo amor
Depois que o coração detecta a mais fina flor

Te ver e não te querer
É improvável, é impossível
Te ter e ter que esquecer
É insuportável, é dor incrível...

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PAPO DE GATEIRA: Produtos com o tema "GATOS"

Nos últimos anos estamos vendo um crescimento enorme do mercado Pet, e com isso surgiu uma nova 'modalidade' de comércio, os produtos com o tema 'PET', para os donos dos animais. E nós, apaixonados por bichos, amamos!

São muitas as novidades, o que deixa essa gateira aqui, #MaluquinhaDaSilva! haha

Canecas, utensílios domésticos, objetos de decoração, produtos de informática, joias, maquiagens e perfumes, são exemplos de quanto o amor pelos bichos está fazendo a cabeça dos consumidores. E o mercado, claro, seguindo cada vez mais a tendência, e conquistando espaço.

Eu confesso que sou apaixonada por tudo que tem como foco, o tema GATOS. Por que será?! rsrs
Mas minha principal fonte de alucinação quando o assunto é 'produtos com o tema gatos', são as joias e bijuterias... Ah como são lindas as peças de gatinhos! ^^

Não resisto a um 'penduricalho' com carinha de gatinho, mas existem inúmeros itens com nossos bichanos como inspiração, a venda no mercado.

Algumas lojas virtuais com produtos no tema Pet:
- Paula Guima Artesanato (Artesanatos e Havaianas);
- Sunvibe STORE (Vestuário);
- Flor de Prata (Semi-Joias);
- ZPZ Shoes (Sapatilhas de Gatinho);
- GeekCats (Itens Variados);
- Gatamia (Itens variados – Moda Feminina);
- Fórmula de Ideias (Adesivos para Decoração);
- MakeDo (Loja Licenciada Simon’s Cat);
- GoldenGifts (Presentes);
- Detalhe Azul (Acessórios Criativos).

(Só clicar no nome que vai abrir o site).

- Veja o post sobre a minha Sapatilha Boneca Gatinha ZPZ Shoes AQUI!
- Veja o post sobre meu Colar Mãe de Bicho 5 Gatos da Flor de Prata AQUI!

Conforme eu for conhecendo (e lembrando... Passei dos 30, tô esquecida já), vou atualizando a lista pra vocês!

E vocês, gostam desses produtos inspirados em nossos bichanos amados? Conta pra tia! ;)

Essas Havaianas By Paula Guima, da foto, são minhas. Presente de Natal que ganhei da minha amiga-irmã Kátia Reis!
→ Esse post NÃO é um PUBLIEDITORIAL, é apenas um assunto que achei relevante. As lojas citadas conheço apenas pela Internet, como consumidora, e em muitas delas, ainda, não realizei compras. Se estiverem com dúvidas quanto a política de compra das lojas, prazo de entrega, procedência dos produtos, entre em contato com os próprios donos dos sites.


sexta-feira, 12 de abril de 2013

RABISCOS DA GATEIRA: Sou um ser estranho mesmo... Talvez, diferente! Mas quem é igual?

Gosto de dormir e acordar cedo, gosto mais de animais do que da maioria das pessoas, cheiro é muito importante pra mim, sou vegetariana, detesto beber até perder o controle, não tenho paciência pra baladas, adoro livros (livros mesmo, e-books ainda estou me acostumando, adoro cheiro de papel!).

Minha paciência é longa, porém, acaba junto com o encanto, e não se encontra mais... Adoro dar risadas, mas também não tenho vergonha nenhuma de chorar... Sentimentos? Tenho todos, cada um em seu momento, ou até mesmo, vários em um único instante.

Sonho mais do que vivo, ou será que faço da minha realidade um sonho... Sei lá!

Sei que às vezes não agrado... Mas muitas pessoas também não me agradam, essa é a vida, essa é a graça da vida! E cá entre nós, ah como é bom brincar de ser invisível, fingir que não enxerga e ter surdez seletiva!

Não ando 'na moda', não faço parte do sistema, não sou normal, ou sou normal demais, quem sabe? Eu não sei...

Se eu tenho fome, como, se eu tenho sede, bebo, se eu tenho saudades, ligo... Mas se eu não quero mais ver, fujo e me escondo, me protejo, depois respiro e esqueço.

Beijo pra mim é coisa séria, minha boca só encontra outra se tiver encantamento, vontade mesmo, desejo... Do contrário seria apenas troca de salivas, e isso eu me recuso, acho frio, vago, desnecessário. Porém, é só o beijo que é sério, algemas não fazem parte de minhas bijuterias preferidas. Detesto gaiolas, detesto prisão! 

Queria ter asas, mas um bom pouso ao chão.

Não deixo ninguém decidir nada por mim, mas adoro ouvir opiniões diferentes (conhecer o ser humano é fascinante!), mesmo sendo diferentes das minhas... Respeito, mas decido por mim.

Hoje eu sou assim, mas amanhã, serei diferente, e gosto disso, quero desse jeito!

Vírgulas, uso sempre. Adoro reticências... Mas também sei a hora de usar o ponto final.

Gisleine Sanches

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PAPO DE GATEIRA: A Importância da Castração/Esterilização

Os gatos são animais com uma enorme capacidade de reprodução. As ninhadas são numerosas, ao fim de 6 meses uma gatinha pode ter o primeiro cio e ter a primeira ninhada, e pode ter 4 ninhadas por ano.

Portanto, se você ama seu gatinho(a) e também não quer ver animais sofrendo com o abandono, tenha responsabilidade, castre seu animal!

As vantagens são inúmeras e acabam com os incômodos períodos de cio que são complicados para donos e animais.
Na medida em que os animais se encontram muito agitados e inquietos, podem ter diversas alterações físicas como deixar de comer, de dormir, procuram desesperadamente sair de casa (quando conseguem, as chances de não voltar para casa são grandes), miam alto, o que pode ocasionar problemas com a vizinhança, não é verdade?

No caso de machos não castrados, eles vão marcar o território (urinando pela casa, em "spray") e se tiverem acesso à rua, vão brigar com outros gatos e voltar pra casa machucados, isso se voltar pra casa.
Os machos castrados são menos propensos a sofrer de infecções ou doenças nas glândulas reprodutivas ou prostáticas, ou desenvolver problemas geniturinários. Essas doenças podem levar a doenças nos rins, o problema mais comum em machos não castrados com mais de cinco anos de idade.

Se a sua gata tiver cios sucessivos e/ou ninhadas sucessivas, as possibilidades de contrair doenças (com tratamentos e intervenções tão ou mais caras do que a esterilização), são muito grandes.
A fêmea esterilizada é menos propensa a desenvolver câncer (mamas, ovariano) ou piometra, uma infecção uterina comum em fêmeas não castradas, ou que tomam injeções anticoncepcionais.

- O que é a castração/esterilização?

Fêmeas são esterilizadas. Machos são castrados. Esterilizar e castrar tira do animal a capacidade de se reproduzir. Esterilizar significa a remoção cirúrgica do útero e dos ovários. Castrar significa a remoção cirúrgica dos testículos. Ambas as operações, feitas sob anestesia geral, são seguras, rotineiras e relativamente indolores.

- Com que idade devo esterilizar ou castrar o meu gato (a)?

Seria melhor conversar com o veterinário do seu gatinho (a) para saber qual a idade correta para a castração, mas em geral, aos 5 meses de vida é uma boa fase. Nesta idade, ainda não atingiram a fase reprodutiva, as fêmeas nunca entraram no cio (o que ocorre por volta dos sete meses) e os machos ainda não saem em busca de fêmeas para cruzar. Com 5 meses, os gatos ainda tem hábitos infantis e não atingiram a estatura de um adulto. Se forem castrados nesta idade, eles ainda não adquiriram os maus hábitos dos adultos, como sair de casa por longos períodos e urinar para marcar território. A castração fica mais eficaz, resultando em com gatos mais calmos e caseiros.
Essas histórias de castrar/esterilizar antes do primeiro cio, ou primeira cria, ou só depois da primeira cria é tudo mito. É melhor castrar antes do primeiro cio, mas nada impede de um animal adulto ou que já tenha tido várias crias ser castrado/estilizada.

- Quanto tempo demora a recuperação?

A recuperação do macho é muito rápida. No dia seguinte à operação ele já vai estar recuperado e aprontando todas, como de costume! 
A esterilização das fêmeas é um pouco mais complexa e por isso a sua recuperação demora um pouco mais. Em regra, elas estão com comportamento normal e recuperadas em uma semana, mas algumas gatas possuem uma capacidade de recuperação maior e consegue estar ativas e brincalhonas ao 3º dia. O veterinário irá realizar um corte pequeno (cerca de 1,5 cm), e você pode comprar um roupinha pós-cirúrgica pra ela, para proteger os pontos, ou fazer com uma meia velha mesmo (foi o que eu fiz). Siga direitinho as orientações do veterinário e seu animal vai se recuperar rapidamente!

Os gatos castrados ficam mais calmos, dóceis e tranquilos. Podem ganhar peso, mas isso não é regra. Meu Iky é castrado e magrelo por natureza, mantém seus 4 kg com louvor. Juro que chego a me preocupar (mãe acha que filho saudável, é filho gordo, afff), mas ele está com 11 anos é saudável e super ativo!
O importante é mantê-los em atividade, estimulando as brincadeiras e alimentá-los com rações específicas para gatos castrados, existem várias no mercado.

Algumas pessoas acham que é crueldade castrar, mas crueldade mesmo é deixar nascer um monte de filhotes, que acabam nas ruas, sendo maltratados, ou indo parar em abrigos superlotados, onde ficam confinados em espaços pequenos, quase sem perspectiva de serem adotados.

Então, castrar os gatos é a melhor forma de protegê-los, dar a eles uma vida mais tranquila e evitar a superpopulação. 
Procure um veterinário de sua confiança para realizar o procedimento, cuide bem do seu gatinho e encha ele de amor!

Quer saber mais sobre castração? Entre no site ARCA Brasil, AQUI!

Falei mais especificamente sobre os gatos, mas a castração/esterilização dos cães é igualmente importante.
Castrar/esterilizar é praticar Posse Responsável!
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet, com algumas informações de cunho pessoal da minha experiência como mãe de 5 gatos castrados. Qualquer dúvida em relação a saúde do seu animal de estimação, procure um Veterinário.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PAPO DE GATEIRA: Por que os gatos arranham?

Quem aí tem um gatinho que adora arranhar, levanta a mão! EU! \o/
Aposto que todos os tutores de gatos já sentiram, no sofá, essa emoção, 'nénão'?! hehe
Mas por que os gatos arranham? A tia conta pr'ocês! ;)
Meus gatos e o arranhador
O ato de arranhar é um comportamento instintivo dos gatos, e pode ter muitos significados, incluindo o famoso "EU MANDO AQUI!".

Arranhar ajuda a remover pedaços soltos das camadas mais externas e gastas das garras, como elas têm um crescimento contínuo, ao arranhar os felinos as mantém afiadas. O ato de afiar as unhas, também colabora no alongamento e manutenção do tônus dos tendões e dos músculos flexores das patas.

Ao esfregar as famosas "almofadinhas" das patas, são liberados feromônios, substâncias que afetam o comportamento de outros gatos. O próprio arranhão numa parede ou móvel funciona como um sinal visual que geralmente sinaliza uma demarcação olfativa, assim o felino mostra que ele é o "dono do pedaço", tenderam? E quem duvida que não são mesmo o dono do pedaço? Na minha casa, são eles que mandam! E eu obedeço... rsrs
Assim, os bichanos mostram que eles dominam aquele território, e intruso nenhum vai se meter aqui, ora bolas!

E você sabia que o ato de arranhar objetos é recompensador para os gatos? Sim, eles se sentem motivados e, até mesmo, felizes ao expressar esse comportamento!
E você vai ter coragem de proibir seu bichano de expressar a felicidade?! 
Eu sei, é bem chato ter sofás, colchões, tapetes, portas e até paredes arranhadas... Mas a solução existe, e não é proibindo que você vai ajudar seu gatinho, temos que respeitar e pensar no bem estar de nossos animais. A solução é adaptar a casa, e direcionar este hábito para os objetos onde é permitido arranhar. Bingo!

E vamos combinar que existem diversos arranhadores no mercado... E sabe aquela caixa de papelão velha? Eles amanham arranhar! E pode ser um tapete velho também. Eu borrifo o Catnip em spray no tapete velho, e eles entendem que lá poooode! 

Embora os gatos tenham algumas preferências gerais é importante também, identificar as preferências individuais, sempre falo aqui que cada gato é único, não é mesmo? De modo geral, os arranhões são mais comuns em locais próximos a entrada, nas divisórias dos cômodos ou perto dos locais onde costuma cochilar.

Procure observar que tipo de material seu gato prefere, mais rústicos, ou macios, tecidos ou madeira. Se ele prefere arranhar na vertical, na horizontal ou ambos. Em que altura ocorre a maior parte dos arranhões... Enfim gateiros(as), tem que observar e conhecer seu bichano, assim vocês vão entrar em um acordo de qual objeto eles vão preferir arranhar, e qual objeto você deve disponibilizar pra eles.
A minha Francisca prefere um tapete velho :)
Definidas as preferências, providencie os arranhadores ou objetos que eles gostam de arranhar (papelão, tábuas revestidas de cordas, sisal, carpetes ou madeira rústica mesmo) e deixe próximos aos locais onde o bichano já costuma arranhar. As tábuas podem ser fixadas na parede, assim eles vão conseguir fazer o alongamento.

Espalhar um pouco de Catnip sobre o arranhador incentiva o seu bichano a demarcá-lo com as unhas. Elogie, acaricie ou dê petiscos, sempre que ele estiver usando um arranhador. Quem não gosta de um afago, heim? Os gatinhos amam!

Dica: Tem um tecido chamado AcquaBlock, que você pode mandar revestir o seu sofá.
O que é o AcquaBlock? Uma resina especial que protege o fio e penetra na fibra, tornando-a impermeável. E não fica com cara de plástico não, é bem bacana!

Na minha casa optamos por sofás de madeira lixada, porque observando meus filhos felinos, vimos que eles não arranham em madeiras. Eles preferem tapetes.

E no Natal, o Papai Noel (no caso, eu mesma, mas não conta pra eles, tá?) trouxe um arranhador de presente! 
Foram bonzinhos durante o ano, Papai Noel foi legal. Eles adoraram!
Usam pra arranhar, pra brincar e até pra dormir! rsrs
Borrifo o Cantip spray no arranhador e eles se divertem!
E funciona como beliche também :)
Eu já havia comprado um arranhador pra eles anos atrás... Mas eles o ignoraram totalmente... Mas agora, com o Cantip spray como aliado, foi um sucesso!

Viram como dá para viver em paz com os gatos mesmo mantendo o hábito de arranhar? É só ter paciência, dedicação, persistência e, claro, muito AMOR!

→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet, com algumas considerações pessoais. Qualquer dúvida em relação à saúde e comportamento do seu animal de estimação, consulte um Veterinário.