INÍCIO

quarta-feira, 14 de maio de 2014

PAPO DE GATEIRA: Lipidose Hepática

Em 2004 perdi minha gatinha Ágata em decorrência de Lipidose Hepática... Era minha primeira gata, meu primeiro contato com o mundo dos felinos. Ágata (ou "fia" como eu a chamava carinhosamente), despertou em mim a paixão pelos gatos, e sou eternamente grata por isso! 

No Portal Medicina Felina, tem uma matéria super completa sobre Lipidose Hepática. Vem ver! 

A lipidose hepática é um acúmulo de gordura no fígado do gato gerado por uma cascata de fatores. É a doença do fígado mais comum nos gatos.

O que desencadeia a lipidose hepática é a anorexia prolongada nos gatos obesos. Gatos que ficam três dias sem se alimentar já podem desenvolver a doença. A causa da anorexia pode não ser descoberta, mas na maioria das vezes a lipidose hepática é secundária a alguma doença, como doença intestinal inflamatória, pancreatite e diabetes.

O jejum prolongado nos gatos obesos pode desencadear uma série de fatores, entre eles resistência à insulina e acúmulo de gordura no fígado, tornando-o incapaz de realizar suas funções.

SINTOMAS:
Os principais sintomas são: anorexia, vômito, salivação e mucosas amareladas (icterícia).

DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico é feito pelo veterinário através dos sintomas, da identificação de uma possível doença primária, de exames de sangue que avaliem também as enzimas do fígado, ultrassom e citologia ou biópsia do fígado.

TRATAMENTO:
O tratamento consiste em reintroduzir a alimentação gradativamente. Muitas vezes é necessária a introdução de sonda para alimentar o gatinho. É fundamental também tratar o que desencadeou a anorexia (doença primária).

Por ser fundamental que a reintrodução alimentar seja gradativa, muitas vezes é necessário internar o gato em uma clínica ou hospital para acompanhar de perto a evolução.

Com tratamento adequado o gatinho tem chances de cura!!!

PREVENÇÃO:
Prevenir a lipidose é prevenir a anorexia. Muitas vezes a anorexia está associada ao estresse. Fatores que desencadeiam estresse: mudança na dieta, mudança de casa, novo animal de estimação (cão ou gato), nova pessoa na família, entre outros.

Apesar de fofinhos os gatos obesos são os mais acometidos, portanto mantenha seu gato dentro do peso.

Caso seu gato seja gordinho não inicie um regime sem orientação veterinária e se você percebeu que seu gatinho parou de comer então é melhor levá-lo logo ao veterinário, assim ele tem menos chances de desenvolver lipidose.

Nunca medique seu gato sem orientação de um veterinário. Estas informações são apenas para complementar o conhecimento dos proprietários e não tem valor diagnóstico.

Dra. Laila Massad Ribas.
→ Todos os créditos desse post pertencem ao Portal Medicina Felina.

4 comentários:

  1. Olá Gisele! Tenho um gato de cerca de 2 anos que nunca apresentou problemas de saúde e sempre se alimentou bem não apresentando excesso de peso. A cerca de 3 meses percebi ele bem mais magro e comendo menos... bem pouco. Também percebi uma mancha avermelhada em um dos seus olhos que as vezes parecia sangue. Ele teve febre por uns 2 dias e depois melhorou, porém continuou magro. A mais ou menos duas semanas ele apresentou problemas de saúde novamente e dessa vez a preocupação foi pela febre constante seguida de outros sintomas como: perda do apetite, emagrecimento, isolamento (fezes e urina normal ... sem vômito). Levei no veterinário que examinou superficialmente e não constatou nada (disse que poderia ser uma infecção mas não pediu exame nenhum)... ainda cheguei a questionar sobre o olho avermelhado e ele disse não ser nada. Medicou o gato e pediu pra aguardar 48 horas. Não teve melhora e voltei ao veterinário que deu a mesma medicação e pediu pra aguardar mais 48 horas. Como não teve melhoras eu voltei lá e questionei se ele não iria pedir nenhum exame pois eu mesma leiga no assunto sabia que o gato não estava bem e já tinha me informado sobre algumas doenças que poderiam provocar o mesmo sintoma... e então ele pediu o exame. Ontem 04/08 peguei o resultado e o diagnostico deu negativo para FIV e FeLV e ele me disse que o resto tudo normal. Questionei mais uma vez que o gato tinha algum problema já que a febre não passava e ele não tinha melhoras e ele alegou apenas que poderia ser uma bactéria e receitou Baytril por 10 dias (nesse período eu tenho certeza que meu gato morreria). Hoje pela manhã procurei um outro veterinário que rapidamente examinou meu gato, conferiu o resultado do exame que ele tinha feito e verificou que lá já constava que o gato estava com icterícia e me deu o diagnostico de 90% de certeza de ser lipdose hepático e também pelo próprio conhecimento dele. Meu gatinho ficou internado. Eu não queria.. fiquei em choque... chorei, mas ele disse ser a única alternativa nesse momento pra ele... caso contrário não resistiria porque o quadra dele está bem crítico. Me disse que a internação seria essencial nesse momento para receber a medicação apropriada... o soro para hidratação e principalmente a alimentação adequada. Confiei nesse médico e espero ansiosamente pelos próximos dias. Você que já passou por isso acredita que realmente possa ser lipdose hepática? Meu gato nunca foi obeso e também não teve sintomas como vômito e alto consumo de água. Você acha que com o tratamento certo ele se recupera? O médico não garantiu que ele sobreviverá, mas disse que uma coisa a favor é o fato do fígado se regenerar bem. Eu fiquei com muita dó de deixar ele lá mas ao mesmo tempo fiquei com medo de levar ele pra casa e não conseguir o tratamento sozinha já que a 2 dias ele não quer comer nada. Qualquer ajuda eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nice! Pela experiência que eu tive com a minha gatinha, eu acredito que a internação seja mesmo o melhor procedimento. A Lipidose Hepática pode ter acontecido pelo fato do seu gatinho ter diminuído de comer... Com a internação e o tratamento adequado, acredito que ele vai se recuperar! Ainda bem que você procurou um outro veterinário, pois em qualquer quadro de falta de apetite e apatia do animal, os veterinários costumam pedir exames... Mas esse segundo veterinário, está fazendo os procedimentos corretos sim. Envio energias positivas para o seu gatinho e depois volte me dizer como ele está!

      Excluir
  2. Olá Gisele! Tenho um gato de cerca de 2 anos que nunca apresentou problemas de saúde e sempre se alimentou bem não apresentando excesso de peso. A cerca de 3 meses percebi ele bem mais magro e comendo menos... bem pouco. Também percebi uma mancha avermelhada em um dos seus olhos que as vezes parecia sangue. Ele teve febre por uns 2 dias e depois melhorou, porém continuou magro. A mais ou menos duas semanas ele apresentou problemas de saúde novamente e dessa vez a preocupação foi pela febre constante seguida de outros sintomas como: perda do apetite, emagrecimento, isolamento (fezes e urina normal ... sem vômito). Levei no veterinário que examinou superficialmente e não constatou nada (disse que poderia ser uma infecção mas não pediu exame nenhum)... ainda cheguei a questionar sobre o olho avermelhado e ele disse não ser nada. Medicou o gato e pediu pra aguardar 48 horas. Não teve melhora e voltei ao veterinário que deu a mesma medicação e pediu pra aguardar mais 48 horas. Como não teve melhoras eu voltei lá e questionei se ele não iria pedir nenhum exame pois eu mesma leiga no assunto sabia que o gato não estava bem e já tinha me informado sobre algumas doenças que poderiam provocar o mesmo sintoma... e então ele pediu o exame. Ontem 04/08 peguei o resultado e o diagnostico deu negativo para FIV e FeLV e ele me disse que o resto tudo normal. Questionei mais uma vez que o gato tinha algum problema já que a febre não passava e ele não tinha melhoras e ele alegou apenas que poderia ser uma bactéria e receitou Baytril por 10 dias (nesse período eu tenho certeza que meu gato morreria). Hoje pela manhã procurei um outro veterinário que rapidamente examinou meu gato, conferiu o resultado do exame que ele tinha feito e verificou que lá já constava que o gato estava com icterícia e me deu o diagnostico de 90% de certeza de ser lipdose hepático e também pelo próprio conhecimento dele. Meu gatinho ficou internado. Eu não queria.. fiquei em choque... chorei, mas ele disse ser a única alternativa nesse momento pra ele... caso contrário não resistiria porque o quadra dele está bem crítico. Me disse que a internação seria essencial nesse momento para receber a medicação apropriada... o soro para hidratação e principalmente a alimentação adequada. Confiei nesse médico e espero ansiosamente pelos próximos dias. Você que já passou por isso acredita que realmente possa ser lipdose hepática? Meu gato nunca foi obeso e também não teve sintomas como vômito e alto consumo de água. Você acha que com o tratamento certo ele se recupera? O médico não garantiu que ele sobreviverá, mas disse que uma coisa a favor é o fato do fígado se regenerar bem. Eu fiquei com muita dó de deixar ele lá mas ao mesmo tempo fiquei com medo de levar ele pra casa e não conseguir o tratamento sozinha já que a 2 dias ele não quer comer nada. Qualquer ajuda eu agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gisele,
    Meu gatinho ficou 4 dias internado e teve uma melhora considerável. Voltou pra casa e estava se alimentando... Pouco mas estava. O problema foi que depois de uns 2 dias pegou uma gripe e até agora ainda não se recuperou. O veterinário disse que não poderia dar um remédio para a gripe pois poderia ser prejudicial para o fígado e para o tratamento diante das outras medicações. Nesse período de 1 mês ele se alimenta muito pouco... Somente com lambiscadas vê alguns graozinhos de biscoitinho pra gato. Tá muito magrinho mesmo, mas não está mais icterico. As vezes parece estar abobado... Faz xixi na caminha. Ele sente fome sim, as vezes chora pedindo comida mas não consegue comer. Fico com muita do. Esse outro veterinário não pediu exames pra comprovar a lipidose, apenas mandou cuidar em casa e se não melhorasse era pra voltar. Claro que não melhorou né? Amanha vou passar em em um outro ver (o terceiro já) e vou pedir um ultrasson e o perfil hepático e renal, pois assim saberemos ao certo a doença e o correto tratamento. Infelizmente fiquei toda a atenção nesse gatinho e não percebi que um outro estava doente também. Quando ele passou mal já era tarde pois o problema dele era bem pior. Perdemos esse gatinho no último sábado. Estava com o rim e possivelmente poderia ser um linfoma renal. Foi muito difícil e uma tristeza só aqui em casa, pois não esperávamos. Agora vou fazer de tudo pra que o outro gatinho seja curado.

    ResponderExcluir