INÍCIO

quarta-feira, 21 de maio de 2014

SUSPIROS DA GATEIRA: Gatos Famosos

Infelizmente não existem muitos gatos conhecidos por suas façanhas, ou protagonistas de seriados de TV. Porém, muitos personagens de desenhos animados são felinos:

• GARFIELD – É um gato "sabe tudo", preguiçoso que gosta de comer lasanha e dormir o dia todo. Um clássico das tirinhas de jornais, ele desafia a inteligência do seu dono Jim Davis, e, consequentemente do ser humano. Sou fã desse gorducho preguiçoso! #MeIdentifico

• TOM – O famoso gato do desenho animado Tom e Jerry. Este protagonista de curta metragens mostra a rivalidade de gatos e ratos de uma forma atrapalhada e divertida. Porém, neste caso o gato é colocado como o "burro" da história, já que fracassa na maioria das tentativas de capturar o ratinho. Eu não acho o Tom "burro", ele apenas não tem muita sorte em suas investidas, ora bolas...

• HELLO KITTY – A gatinha branca e charmosa do japão virou grife mundial. Atualmente seus produtos, vendidos na loja Sanrio, vão desde badulaques até artigos mais caros, sempre pregando um estilo único e exclusivo Hello Kitty. O curioso é que a gatinha não possui boca, o que muitas vezes passa batido para os desatentos. Alguns boatos dizem que o fato dela não ter boca é devido à repressão às mulheres japonesas, característica na época de sua criação. Que menina não se encanta com a Hello Kitty?! Eu AMO!

• GATO DE BOTAS – O gato de botas talvez seja o personagem que melhor representa o verdadeiro valor do gato. No conto de fadas, um moleiro possuía três bens: um moinho, um burro e um gato. Cada filho ficaria com um bem, e o que ficou com o gato, a princípio descontente, descobriu e viveu momentos maravilhosos ao lado do gatinho sabido, que provou valer mais do que as riquezas deixadas para os outros irmãos. E o Sherek deixou o Gato de Botas ainda mais famoso, para nossa alegria!

• GATO FÉLIX – Este foi sem dúvida o primeiro gato famoso. Um desenho em preto e branco que conquistou o mundo pelo carisma do gatinho. Ah, Gato Félix... Representa minha infância! 

• FRAJOLA – O famoso gato da Looney Toones é marcado em suas aparições por perseguir o passarinho Piu-Piu. Assim como Tom, de Tom e Jerry, sempre se dá mal. É muito querido pela vovó e tem características como o bordão "Santa Estupidez". Eu acho (só acho), que na verdade o Frajola nem quer mesmo pegar o Piu-Piu... É só ego mesmo!

• MANDA-CHUVA – O gatinho de rua de Nova York se mete em diversas confusões na série de desenhos animados Manda Chuva. Uma curiosidade é que no Brasil ele foi dublado por Lima Duarte. Manda Chuva também, representa minha infância, juntamente com Batatinha.

• MINGAU – O gatinho Mingau é o gato da Magali. Ele é um gato doméstico típico, que gosta de dormir em sua cestinha e aprontar em casa. É muito apegado à dona, mas desagrada o pai da Magali devido à sua alergia a gatos, mas convivem sem grandes problemas. Nos gibis mais novos, ele tem uma namoradinha, a Aveia.

• GATO RISONHO (Alice no País das Maravilhas) – Um gato que surgia e desaparecia de uma nogueira. Sua marca, tanto no livro de Lewis Carol quanto na animação da Disney World, é o sorriso malandro. O Gato Risonho, ou gato de Chesire desaparece e deixa pra trás o sorriso em uma cena, o que rende à protagonista Alice o seguinte pensamento: "Eu já vi um gato sem sorriso, mas nunca tinha visto um sorriso sem gato."

• MANEKI-NEKO (Gatos japoneses da sorte) – Os gatinhos japoneses da sorte, ou da fortuna, que costumamos ver com a patinha levantada têm um significado. Dizem que a patinha pode ser um convite, ou um símbolo da prosperidade. Outros especulam que é como se o gatinho estivesse limpando seu rosto, o que significa pureza ou que ele está prevendo alguma coisa. Na dúvida, tenho vários! 

• MEOWTH (Pokémon) – Meowth é um Pokémon gato, e o único Pokémon falante. No anime ele faz parte da equipe rocket, formada por trapaceiros e ladrões, o que simboliza a visão que muitas pessoas têm dos gatos. Porém, mesmo entre "maus elementos", o Meowth é um Pokémon muito inteligente que demonstra sensibilidade e companheirismo e fez uma legião de fãs no mundo inteiro.

• THUNDERCATS – Este clássico dos desenhos tem como personagens principais os Thundercats, que são "gatos-humanos" alienígenas que vivem no planeta Thundera. O planeta está para ser destruído e todos precisam fugir. Aí começa a saga desses gatos ávidos por justiça. Ah! Como eu amava (amo) os Thundercats! Minha infância feliz agradece ao Olho de Thundera! 

• THE ARISTOCATS – The Aristocats mostra uma família de gatos da alta sociedade francesa que, com a ajuda de um gato de rua e companhia, tentam encontrar o caminho de casa depois de terem sido sequestrados pelo mordomo da dona. Quem não conhece, e se encanta com a bela gatinha Marie?!

→ Imagens da Internet.

Um comentário: