INÍCIO

quarta-feira, 4 de junho de 2014

PAPO DE GATEIRA: Gatos, e sua paixão por espaços pequenos - Curiosidades

Quem nunca esqueceu a porta do armário aberta, e horas depois, encontrou o gatinho lá, no meio das caixas de sapatos, em um buraquinho minúsculo?! Acho que todos os gateiros já passaram por uma situação parecida... Mas por que eles gostam tanto de se esconder em espaços pequenos?

Os gatos se sentem mais protegidos e aconchegados em locais menores, com áreas bem definidas.
Caixas, cestas, pilha de travesseiros transformam-se em uma verdadeira fortaleza em miniatura para os bichanos, quando querem passar despercebidos ou simplesmente, tirar uma soneca sem serem perturbados... Ah, fala sério... Tem situações na vida que dá uma vontade de virar gato e se esconder para não ser perturbado!

Quando o gato está com medo, ou se sentindo acuado por algum motivo, ele pode se esconder debaixo de camas e sofás. Nos momentos em que eles estão se sentindo chateados, ou muito estressados (como em situações de muito barulho, fogos de artifício), eles procuram os lugares de difícil acesso para os humanos. Quanto mais difícil de alcançá-los, melhor.

Mas essa preferência dos gatos por lugares pequenos e apertadinhos, é até uma boa para os tutores, afinal os gatos não se importam com a caxa de transporte. Do ponto de vista do bichano, se eles precisam mesmo ir até o veterinário, que seja numa caixinha firme e segura. 

Agora, é bom ficar de olho! Se o gatinho se escondeu, e está sumido por muito tempo, é bem provável que ele tenha ficado preso ou está com algum problema de saúde. Se sentir sua ausência por um tempo longo demais, procure-o para ver se está tudo bem. 

Então, lá vai uma dica da gateira: Deixe caixas de papelão, toquinhas, túneis em lugares estratégicos, calmos e de pouca circulação de pessoas. Assim, quando os bichanos quiserem um lugar tranquilo para relaxar e revigorar as energias, eles já sabem onde encontrar! 
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação a saúde e comportamento do seu animal de estimação, procure um veterinário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário