INÍCIO

quarta-feira, 23 de julho de 2014

SUSPIROS DA GATEIRA: GATOS - Dos antepassados longínquos aos vídeos fofos no Youtube!

Parte da nossa curiosidade sobre os gatos está em tentar descobrir o que querem dizer quando miam, o que os faz se enrolarem em nossas pernas quando querem algo ou simplesmente o motivo de arranharem com tanta determinação nosso sofá novo.
Como surgiram? De onde evoluíram?
E por que hoje são considerados dos melhores amigos dos homens?
Desenrole o grande novelo de lã que é a história dos bichinhos mais queridos para se ter como animais de estimação.
Animal da família dos felídeos, o Felis cattus silvestris, também conhecido como gato doméstico, evoluiu a partir do que atualmente é seu mais antigo ancestral direto conhecido, o Proailurus lemanensis, que viveu há cerca de 30-20 milhões de anos atrás (ou entre os períodos Oligoceno e Mioceno) e geralmente é considerado o primeiro "verdadeiro gato". Dele surgiu o Pseudaelurus, ancestral de todos os gatos modernos.. Estima-se que o gato tenha deixado a vida selvagem (para acabar povoando vídeos fofinhos no Youtube) entre os anos 10.000 e 9.500 a.C.

Com o cruzamento de diversas espécies, ao longo dos anos, os gatos foram se tornando menores e menos agressivos. Os humanos, por sua vez, deixaram de lado a vida de nômades e passaram a estabelecer morada em lugares fixos, trabalhando na agricultura. Diz-se que a primeira parceria entre humanos e gatos surgiu com a necessidade de exterminar os roedores que atacavam os estoques de alimentos. Um negócio bem Tom e Jerry. De qualquer maneira, conta-se que os vestígios mais antigos da domesticação dos gatos foram encontrados na ilha de Chipre. Por lá, foram descobertas sepulturas com restos mortais de gatos e humanos, juntos.

Até aqui a vida dos gatos não era lá essas coisas. Eram apenas caçadores que quebravam um galho para os humanos. Mas no Egito o negócio realmente começou a ficar bom. Com a associação de divindades como a deusa Bastet – deusa egípcia da felicidade, fertilidade, do sol e da lua – aos gatos, estes passaram a ser considerados sagrados. Se tornaram os guardiões da noite, dos mortos e dos mistérios da vida e da morte. Isso acontecia porque alguns deuses eram apresentados com corpo humano e cabeça de gato. Parece que por lá eles podiam perambular pela cidade e se aproximar de quem quer que fosse, sem serem incomodados. E se uma casa pegasse fogo, eles eram os primeiros a serem resgatados. Uma beleza!
Estátua Bastet, no Museu Egípcio Britânico.
Apesar das restrições impostas – nenhum gato deveria sair do Egito – alguma pessoa muito legal provavelmente burlou as regras e levou uns bichanos para passear em outros territórios. Para os romanos, o gato era o maior símbolo de liberdade. Na Grécia, era associado à deusa Afrodite. Em Babilônia, criou-se a lenda de que os gatos haviam surgido do espirro de um leão. Na China, estátuas de gatos eram usadas para espantar maus espíritos. No Japão, o gato morto era enterrado no templo de seu dono para garantir a ele boa sorte e tranquilidade durante toda a vida.
Por muito tempo, os gatos conseguiram manter a boa fama de espírito protetor e amigo dos humanos e continuaram levando a vida numa boa até a chegada da Idade Média. Ao longo desta era cristã, os bichanos foram associados a bruxarias e houve um verdadeiro processo de demonização. Pobres gatos pretos, que sofrem até hoje com as superstições advindas desse período macabro da história. De qualquer maneira, com o fim da Idade Média e da visão preconceituosa e supersticiosa, os gatos passaram a ocupar novamente o espaço de animal doméstico por sua sociabilidade, independência e capacidade de manter os roedores a distância.
Hoje em dia os gatos não são divindades, nem demônios, mas continuam despertando nossa curiosidade. O comportamento independente, a agilidade e os trejeitos totalmente característicos tornam os gatos verdadeiras obras de arte que ganham vida sob nossos olhos. O que explica inclusive porque se tornaram os animais domésticos mais populares do mundo, atualmente. Observar suas atitudes e reações é, sob diversos aspectos, um adorável espetáculo. E o melhor de tudo é que nunca dá para saber o que está por vir, pois são seres completamente imprevisíveis. Mesmo assim, é impossível não tentar decifrar esse bicho enigmático, cheio de personalidade e que faz das pessoas seus verdadeiros bichinhos de estimação e não o contrário, como muitos pensam.

Depois de toda essa evolução biológica e histórica, os gatos não estão apenas na casa das pessoas: estão em todo lugar. De desenhos animados a filmes, de letras de músicas a pinturas, de livros a milhões de vídeos fofos, que despontam novas estrelas todos os dias no Youtube. Não conhece o Maru, o gatinho que mora no Japão e adora caixas de papelão? Pois deveria!

Algumas sugestões: Assista Felix, The Cat (série animada – 1920), The Aristocats (filme – 1970), Tom e Jerry (desenho animado).

Leia Felidae (Akif Pirincci), O Gato de Botas (Charles Perrault), Dewey – Um gato entre livros (Vicky Myron).

Ouça História De Uma Gata (Chico Buarque).

Gato, por Franz Marc, 1912.
Poster de promoção do teatro de marionetas "Le chat noir", de Rodolphe Salis, 1896.
Gato branco, 1895 (Biblioteca Pública de Boston).
O gato do czar Alexis da Rússia, 1661.
→ FONTE: Site O Segredo - The Secret.

domingo, 20 de julho de 2014

SUSPIROS DA GATEIRA: Dia Internacional da Amizade - Canção da América

► 20 de Julho - DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE

CANÇÃO DA AMÉRICA
(Milton Nascimento)

"Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar..."

Obrigada pela maravilhosa amizade, queridos leitores do Blog Blogateira! 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

RESENHA DA GATEIRA: Produtos SUNVIBE

Hoje estamos inaugurando um novo cantinho aqui no Blog Blogateira, é o espaço RESENHA DA GATEIRA

Recebi o convite da Equipe Sunvibe para fazer a resenha (honesta e sincera, eu juro!) dos produtos e contar minha experiência de compra no site, e claro que eu aceitei de imediato, afinal eu já sou consumidora Sunvibe, e adoro!

• Para as fotos eu chamei a minha modelo favorita, minha sobrinha Luiza, que morre de vergonha (ela só tem 11 aninhos), mas a tia a convenceu. E ela é linda gente! #MomentoTiaBaboba ♥

Vou começar falando do site da Sunvibe, que está com uma plataforma nova, mais seguro e mais fácil para realizar as compras. Esses produto eu escolhi diretamente do site, e fiz exatamente como uma compra online, e foi tudo muito rápido, seguro e fácil. Adorei!

Os produtos chegaram dentro do prazo, em perfeito estado, bem acondicionados e embalados individualmente, em uma embalagem de patinhas e ossinhos muito linda!

(Clique nas imagens para ver em tamanho maior)
Vamos conhecer os produtos? Vem!

BABYLOOK GATEIRA ASSUMIDA: Ah! É a nossa cara essa babylook, né gateiras? Eu escolhi no modelo babylook, mas tem no modelo camiseta reta também. O produto é 100% algodão, com estampa em silk. Material muito confortável, estampa bem viva, não desbota e não deforma com a lavagem. O modelo babylook é bem justinho, por isso eu sempre peço no tamanho G. Eu gosto que fique um pouco mais confortável, então eu escolho um tamanho maior, mas se você gosta mais folgadinha, é só escolher o modelo camiseta reta. Essa babylook G, ficou boa em mim, e na Luiza, que é bem maior do que eu (mesmo tendo só 11 aninhos de idade). Compre a sua AQUI.

BLUSA MANGA LONGA MÃE DE GATO AZUL CLARO: E ái de quem diga o contrário! SIM, somos mães de gato, e com muito orgulho! Nada melhor do que trazer esses dizeres no peito, concordam? Essa blusa é uma delícia para os dias frios. Aquece, mas não é pesada, sabe? Bem leve pra usar, sem atrapalhar os movimentos. Material 100% algodão, o que confere um conforto maior. O modelo dela é reto, e mesmo a tamanho P ficou um pouco grande em mim no comprimento da manga... Tá sou pequena... Mas como ela tem punhos, isso não é problema. Na Luiza, ficou certinha!
Eu amei a azul, mas se tivesse mais opções de cores, seria bem legal! Compre a sua AQUI

ECOBAG GATEIRA ASSUMIDA: Assumir que é gateira é legal, mas assumir que é gateira sendo ecologicamente correta, é muito melhor! Essa ecobag é um charme, dá pra ir do mercado ao shopping tranquilamente! Material 100% algodão crú, com estampa em silk. Tamanho 30x40 cm. Achei o tamanho ótimo, cabe muita coisa dentro. O material é bem resistente, aguenta peso tranquilamente. Compre a sua AQUI.

RASQUEADEIRA PROFISSIONAL: Pensa que veio só produtos para a gateira? Veio para os meus gatos também! Gatos são muito limpos e se lambem o tempo todo... Engolem pelos, o que causa as indigestas bolas de pelos no estômago. Uma boa escovação ajuda muito, e é necessária. Essa rasqueadeira profissional é ótima. Como vocês podem ver na foto, retira bastante pelo morto. Material: Cabo de madeira com cerdas metálicas flexíveis. E serve para gatos e cães também. Deixo a dica para a Sunvibe disponibilizar mais opções de tamanhos. Compre a sua AQUI.
Fiz o teste no Billy, que é o meu gato mais peludo, e pelas fotos dá pra ver que retirou bastante pelo morto, ou seja, funciona! 

A Sunvibe é uma empresa dedicada exclusivamente aos amantes de animais. Eles trabalham com temas relacionados ao carinho pelos animais e respeito á natureza, e são apaixonados por animais, isso é o grande diferencial!

No site tem o espaço CAUSA ANIMAL, onde além de comprar produtos lindos e de ótima qualidade, você ainda ajuda ONGs de proteção animal. A renda vai diretamente para a ONG descrita no produto. Venha conhecer esse espaço AQUI.

► Acesse o site da Sunvibe, e conheça todos os produtos, AQUI.
► Vem curtir a Página Sunvibe no Facebook, AQUI.
► Conheça o Blog Use Sunvibe, com muitas dicas bacanas, AQUI

Quero agradecer a Bárbara e toda Equipe Sunvibe pelo carinho e confiança. Estou á disposição sempre que precisarem! ♥

A Blogateira é baixinha, mas também apareceu na foto. Rá!
→ Agradeço a gatíssima Rafaella Sanches, pela ajuda com as fotos.