INÍCIO

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PAPO DE GATEIRA: Por que me tornei Vegetariana?


Olá pessoal, como eu disse no post Quem Sou Eu?, eu sou Vegetariana (Ovo-Lacto).

Foi um processo gradual, não acordei e falei "Hoje vou me tornar vegetariana!", foi uma parte por vez, primeiro a carne vermelha, depois os derivados (salsicha, presunto), e por fim a carne branca (frango e peixe) e seus derivados também.

Isso começou há mais de 10 anos... Não tenho uma data específica, porque como eu disse foi um processo gradual, mas que eu não como nenhum tipo de carne, já faz esse tempo sim.

Mas por que me tornar vegetariana? Bom, desde muito pequena minha mãe conta que era difícil eu comer carne vermelha, nunca gostei de carne vermelha... Comia os derivados, mas a carne em si, eu rejeitava.  E também, desde que eu me conheço por gente, amo os animais! Sempre fui daquelas crianças que pegava minhoca, besouro, lagartixa sem nenhum medo, nojo ou repulsa. Sempre hesitei em matar insetos e fico chateada até hoje quando vejo alguém ‘meter o chinelo’ numa formiga, barata... Então, conforme fui amadurecendo, eu sentia cada vez mais desconfortável em comer carne...
Eu comia e depois vinha aquela sensação de arrependimento, e isso ia me fazendo mal. Então, achei que já era hora de começar o processo para me tornar vegetariana.

Pra mim não foi nada difícil, eu já não gostava de carne mesmo... E quando a decisão parte de um ideal, de algo que você considera importante, fica mais fácil. Foi até divertido pesquisar sobre o assunto, aprender receitas novas, conhecer outros vegetarianos.

Logo no comecinho do meu processo rumo ao vegetarianismo, conversei com meu médico que em nenhum momento me desaconselhou de parar de comer carne, pelo contrário, ele disse que eu comendo verduras (principalmente as escuras), legumes, frutas, grãos, estaria tudo certo! 

Por isso quando alguém me procura para falar que quer se tornar vegetariano eu imediatamente faço a pergunta: “Você gosta de verduras, legumes, frutas?”, muitas vezes a resposta é “não”, daí eu fico um pouco preocupada porque, quando você se torna vegetariano, você precisa ter uma alimentação muito balanceada, na verdade todas as pessoas precisam de uma alimentação diversificada e rica em nutrientes, mas os jovens tem a tendência de parar de comer carne e se entupir de salgadinhos, biscoitos porque não gostam de legumes e verduras, aí fica complicado né molecada?!

Eu gosto muito de verduras, legumes, frutas, grãos, como muita soja (logo passo umas receitinhas pra vocês), e desde que eu parei de comer carne, quase não fico gripada e minha disposição melhorou muito!

Fiz um exame há poucos dias e o nível de ferro no meu organismo está até um pouco elevado, então minha saúde está em ordem, já que esse é o medo que as pessoas têm ao parar de comer carne.

Meu tipo sanguíneo é A+, dizem que, segundo a medicina ortomolecular, o sangue tipo A se adapta muito bem a dietas vegetarianas, quem souber mais sobre o assunto, eu peço que nos dê mais informações, eu adoraria saber mais sobre isso.
Então é isso gatas e gatos, eu ainda sou ovo-lacto, não consegui alcançar um patamar de evolução maior para me tornar vegan (excluem da sua dieta carnes e embutidos, banha, vísceras, músculos, gelatina, peles, cartilagens, lacticínios, ovos e ovas, insetos, mel e derivados, frutos do mar e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.), mas quem sabe um dia isso aconteça não é mesmo?

Tem um documentário chamado "A Carne é Fraca" do Instituto Nina Rosa, que fala sobre o que acontece com os animais nos abatedouros, o que o consumo de carne pode acarretar em nossa saúde, para os animais e para o meio ambiente. É um documentário forte, até mesmo chocante para algumas pessoas, mas já que o assunto é Vegetarianismo Pelos Animais, acho que quem quiser conhecer melhor sobre o assunto e não for muito sensível, vale a pena assistir. Tem vários no Youtube, é só vocês procurarem que vão encontrar. Não vou colocar o link aqui, porque como eu disse é pra ter prudência ao assistir, e eu não estou aqui para chocar ou ‘forçar a barra’ como se diz por aí.

Deixo claro que nunca tentei e nem vou tentar ‘converter’ ninguém ao Vegetarianismo. Sou a única da minha família que não come carne, e jamais deixei de ir a algum churrasco, festa ou algo do tipo por causa da minha alimentação, só não como carne gente, mas eu como arroz, pão, enfim, comida variada é o que não falta nesse mundo!

Acho muito chato quando uma pessoa tenta nos convencer de que algo é melhor para nós, acredito que sabemos muito bem o que é melhor pra nós mesmos... Por isso não tento fazer ninguém se tornar vegetariano, mas também não aceito que tentem fazer com que eu volte a comer carne, aliás, isso acontece com muita frequência comigo, talvez por isso eu tenha pavor de tentar impor o que quer que seja a alguém. Eu quero SER e deixo que os outros SEJAM também. Simples.

Mas se alguém quiser conversar sobre o assunto, trocar ideias, informações, tiver dúvidas a respeito e quiser algum esclarecimento, e a tia aqui puder ajudar, é só chamar, adoro bater papo! ;)

Dizem que o filho faz o que os pais dão de exemplo, então para provar a veracidade desse dito, eu deixo aqui a prova: Meus filhos BILLY e BELO, em um Momento Vegetariano, 'mandando ver' numa folha de brócolis, sim eles amam folhas de brócolis e graminha de alpiste que planto pra eles (vou falar aos gateiros de plantão sobre essa graminha também, aguardem!), então divirtam-se com tanta fofura!

2 comentários:

  1. olá, só tem uma coisa que não consigo entender direito. Por que coisas que não tem consistência nenhuma na net recebem milhões de acesso e comentários e neste posta bacana ninguém posta nada. não dá para entender mesmo:)

    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eduardo! Fico feliz que gostou!
      Só de você ter lido, e ter comentado, já vale a pena seguir em frente! Pode ter certeza que seu comentário é um estímulo para continuar com o Blogateira! Valeu pela força! :)

      Excluir