INÍCIO

sexta-feira, 1 de março de 2013

PAPO DE GATEIRA: Posse Responsável de Gatos

Vamos falar sobre Posse Responsável? Vou focar em gatos, mas a Posse Responsável tem que valer para todos os animais, ok?!

Embora a consciência em praticar a posse responsável de animais hoje já seja muito melhor, ainda é comum ver pessoas que deixam os gatos dar uma voltinha por aí, achando que isso é da natureza deles, que eles são caçadores e precisam de liberdade... Mas será que expor seu animal ao risco de atropelamentos, envenenamentos, maus tratos, é ter responsabilidade? Na minha opinião, tudo que depende de "contar com a sorte" pode ser evitado, e se pode ser evitado, sim, nós temos responsabilidade caso algo dê errado.

Se o seu gato tem acesso a rua, sai dar as voltinhas dele, com o seu consentimento  (não nos casos de fuga, claro!) e for envenenado, atropelado ou morto de qualquer outra forma violenta, não foi acaso, foi descuido, sinto muito mas a responsabilidade por essa morte, é sua.

Tenho 5 gatos, castrados e pratico a criação indoor, ou seja, sem acesso a rua. Moro em um sobrado, tenho quintal, e coloquei redes de proteção, inclusive no quintal. Acredito que toda casa, apartamento, dá para tomar esses cuidados. Eu, por exemplo quando fui chamar a empresa para colocar as redes não tinha ideia de como ia fazer com o quintal... Quando a empresa foi fazer a instalação, me deram a ideia de colocar as redes inclinadas, o que impediria deles sequer tentar escalar, deu certo! E assistindo ao programa "Meu Gato Endiabrado", com Jackson Galaxy no Animal Planet, eu vi essa dica da tela inclinada também.
As pessoas que moram em apartamentos, acham que não precisam colocar redes/telas de proteção nas janelas ou varandas porque  "o gato não vai ser tão estúpido de pular". Pessoal estamos falando de animais curiosos, os gatos são animais muito curiosos! Um bichinho que passe voando e desperte a atenção do bichano e pronto, um acidente acontece.
A Adote Um Gatinho já falou sobre esses acidentes, veja AQUI!

Essa história de que gato precisa dar voltinhas é mito... Se for olhar para esse ponto, o cão também precisa passear, a diferença é que os cães não possuem a mesma habilidade dos gatos de pular muros e subir em telhados.
A dica é criar um ambiente lúdico para seus gatinhos se divertirem e gastar energia dentro de casa. Hoje em dia o mundo pet está cada vez maior, e tem muitos brinquedos, arranhadores que vão chamar a atenção de seu gatinho, com certeza. 
DICA: Caixas de papelão e bolinhas de papel fazem milagres quando o assunto é chamar a atenção de gatos! rsrs
E também tem a opção de levar seu gato passear na coleira, sim, tem coleiras específicas para gatos, é só ter um pouquinho de paciência e boa vontade!
Alguns brinquedos dos meus gatos!
Mas mesmo que seu gato não saia de casa a castração é necessária. Gatos machos em idade adulta, começam a demarcar o território se não forem castrados, aí ter que conviver com borrifadas de xixi pela casa toda, não dá né? E as fêmeas no cio podem atrair os gatos da vizinhança e você não vai gostar da "cantoria" de gatos em cima do seu telhado.
Belo, Billy e Iky protegidos pelas redes!
 Mas a Posse Responsável não se limita só a manter seu animal seguro em casa. Além de protegidos em casa, os gatos precisam ser castrados, vacinados, ter uma alimentação própria para gatos e de boa qualidade, liteiras com granulado (areia para gatos), manter a higiene do local sempre em ordem, oferecer água fresca, abrigo adequado, levá-lo ao veterinário regularmente e, claro dar muito amor e carinho ao seu gatinho!
Clara e Francisca, protegidas pelas redes!
A ARCA BRASIL - Associação Humanitária de Proteção e Bem estar Animal, publicou em seu site os "10 Mandamentos Da Posse Responsável":

1 - Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
2 - Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
3 - Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
4 - Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
5 - Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.
6 - Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
7 - Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
8 - Recolha e jogue os dejetos (coco) em local apropriado.
9 - Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
10 - Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

E não é difícil você cuidar do seu animalzinho de forma responsável, tudo é uma questão de consciência. Se você ama seu animal, quer o seu bem, sabe que ele é um ser indefeso e precisa de proteção e cuidados e que cuidar dele é sua responsabilidade, tenho certeza que não vai deixar seu gatinho correr riscos na "selva urbana". 

• 'A importância das Redes de Proteção', por GATINHOS DE TODA PARTE, veja AQUI!

Lembre-se: LUGAR DE GATO É DENTRO DE CASA!
Gatos não somem (eles não são mágicos!). Eles morrem atropelados, envenenados, vítimas de todo tipo de maus tratos que vocês já sabem e podem imaginar. 

E como diz a canção 'Sozinho', do Caetano Veloso "Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida!" (CaetaneANDO, sozinha, no silêncio da noite... rsrs).

• E lembre-se: Qualquer dúvida em relação à saúde e comportamento do seu animal de estimação, consulte um veterinário.

E para provar que gatos podem sim, viver felizes e ativos dentro de casa, um vídeo dos meus bichanos brincando com bolinhas, divirtam-se! 

20 comentários:

  1. Olá Gisleine, curti muito teu post sobre telas de proteção! Estou procurando ideias para colocar em meu jardim, essa 'inclinada' é segura mesmo? você pode postar fotos? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suele, a inclinada é segura sim, tenho em meu quintal há 5 anos e nunca tive problemas.
      Mas você me lembrou das fotos, eu tinha esquecido... Obrigada!
      Vou providenciar hoje mesmo!

      Excluir
    2. Suele, já postei a foto das telas inclinadas, no quintal da minha casa! :)

      Excluir
  2. Olá Gisleine, adorei seu post sobre proteção! Estou com duvido do tipo de tela que você utilizou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa, que bom que gostou do post, fico feliz! Eu usei a rede padrão, de Polietileno, que é um material com melhor durabilidade. Muito obrigada pela visita! =^.^=

      Excluir
  3. Olá, Gisleine!
    Estou mudando pra um apartamento que fica no térreo e achei essa ideia da tela inclinada no muro muito legal!
    Queria saber se tem informações mais precisas sobre o grau de inclinação que o Jackson Galaxy sugeriu no "My Cat From Hell".
    Eu não assisti ao episódio e não consegui encontrar na internet. :/
    Parabéns pelo blog!
    E obrigada desde já! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda! Essa tela inclinada é sensacional! Instalei em casa em 2008, e até agora, não tive nenhum problema. O ângulo de inclinação, é 45°. Fico na torcida para que dê tudo certo com as telas em seu apartamento! Obrigada pela visita! =^.^=

      Excluir
    2. Oi TD bem?vi seu post aonde que vc arrumou o "suporte" para colocar a tela ?

      Excluir
    3. Oi TD bem?vi seu post aonde que vc arrumou o "suporte" para colocar a tela ?

      Excluir
  4. Oi Gisleine! Gostei muito do post! Só tenho uma dúvida: com a tela inclinada os meus gatos não conseguem sair, mas outros gatos conseguem entrar? Não quero receber a visita dos gatos dos vizinhos, pois meus gatos são muito dóceis e assustados; tenho medo que outros gatos machuquem eles!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia ! Estou precisando telar meu muro , muito parecido com o seu . Estou com uma duvida : eles não conseguem escalar de cabeça pra baixo ? Pq uma das minhas gatas anda por baixo da cama de cabeça pra baixo , tipo no filme exorcista mesmo rsrsrs. Tenho medo de colocar e não funcionar .
    Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  6. Oi. Gostaria de saber se vc mandou fazer a estrutura metálica de sustentação das redes ou se já comprou pronta. Onde consigo essa estrutura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz em casa inclinado tambem. Comprei uma cantoneira de 1 polegada e levei na serralheria, pedi para cortar e dobrar em 45°

      Excluir
    2. Qual a medida da estrutura metálica para muro?

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho 3 gatinhos, e um deles nesse final de semana passado aprendeu a subir na minha laje, passei de sábado para domingo em claro pois ele ficou horas desaparecido, corri nas ruas chamando e chorando por ele, quando eu estava já com o banner de desaparecido ele miou desesperado me pedindo ajuda, estava na laje correndo de dois gatos que queriam bater nele, desde então ele está dentro de casa preso com os irmãos enquanto eu que ganho muito pouco junto uma grana para a tela de proteção. Sua ideia vai me ajudar muito, obrigada. Sempre tive gatos e nunca tive ess problema mas o Manolo é um gatinho terrível, parece que tem asas rsrsrs.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bem? Então, moro numa casa no Paraná e no final do ano vou me mudar para uma casa no litoral de SP. E minha preocupação???? Meu gato. Ele é castrado desde os 6 meses de idade. Hoje ele tem 5 anos e meio, mas não perdeu o hábito de dar umas voltinhas na vizinhança. Ele não faz suas necessidades básicas na caixa higiênica...isto é um tormento para mim, pois desde pequeno tentei acostumá-lo ,mas não há meios. Ele tem colite. É muito bem tratado e acompanhado por uma veterinária. Minha preocupação...o que faço com os muros laterais e frente da casa???? Coloco tela? De que maneira? estou aflita preciso de socorro. Muito grata.

    ResponderExcluir
  10. Esses gatos são gatos mesmo ou vidros?
    Se vão aprisionar um animalzinho assim, seja gatos ou cães nem deveriam ter pego, pra esse modo de criar também é maus tratos... Credo.

    ResponderExcluir