INÍCIO

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PAPO DE GATEIRA: Por que os gatos arranham?

Quem aí tem um gatinho que adora arranhar, levanta a mão! EU! \o/
Aposto que todos os tutores de gatos já sentiram, no sofá, essa emoção, 'nénão'?! hehe
Mas por que os gatos arranham? A tia conta pr'ocês! ;)
Meus gatos e o arranhador
O ato de arranhar é um comportamento instintivo dos gatos, e pode ter muitos significados, incluindo o famoso "EU MANDO AQUI!".

Arranhar ajuda a remover pedaços soltos das camadas mais externas e gastas das garras, como elas têm um crescimento contínuo, ao arranhar os felinos as mantém afiadas. O ato de afiar as unhas, também colabora no alongamento e manutenção do tônus dos tendões e dos músculos flexores das patas.

Ao esfregar as famosas "almofadinhas" das patas, são liberados feromônios, substâncias que afetam o comportamento de outros gatos. O próprio arranhão numa parede ou móvel funciona como um sinal visual que geralmente sinaliza uma demarcação olfativa, assim o felino mostra que ele é o "dono do pedaço", tenderam? E quem duvida que não são mesmo o dono do pedaço? Na minha casa, são eles que mandam! E eu obedeço... rsrs
Assim, os bichanos mostram que eles dominam aquele território, e intruso nenhum vai se meter aqui, ora bolas!

E você sabia que o ato de arranhar objetos é recompensador para os gatos? Sim, eles se sentem motivados e, até mesmo, felizes ao expressar esse comportamento!
E você vai ter coragem de proibir seu bichano de expressar a felicidade?! 
Eu sei, é bem chato ter sofás, colchões, tapetes, portas e até paredes arranhadas... Mas a solução existe, e não é proibindo que você vai ajudar seu gatinho, temos que respeitar e pensar no bem estar de nossos animais. A solução é adaptar a casa, e direcionar este hábito para os objetos onde é permitido arranhar. Bingo!

E vamos combinar que existem diversos arranhadores no mercado... E sabe aquela caixa de papelão velha? Eles amanham arranhar! E pode ser um tapete velho também. Eu borrifo o Catnip em spray no tapete velho, e eles entendem que lá poooode! 

Embora os gatos tenham algumas preferências gerais é importante também, identificar as preferências individuais, sempre falo aqui que cada gato é único, não é mesmo? De modo geral, os arranhões são mais comuns em locais próximos a entrada, nas divisórias dos cômodos ou perto dos locais onde costuma cochilar.

Procure observar que tipo de material seu gato prefere, mais rústicos, ou macios, tecidos ou madeira. Se ele prefere arranhar na vertical, na horizontal ou ambos. Em que altura ocorre a maior parte dos arranhões... Enfim gateiros(as), tem que observar e conhecer seu bichano, assim vocês vão entrar em um acordo de qual objeto eles vão preferir arranhar, e qual objeto você deve disponibilizar pra eles.
A minha Francisca prefere um tapete velho :)
Definidas as preferências, providencie os arranhadores ou objetos que eles gostam de arranhar (papelão, tábuas revestidas de cordas, sisal, carpetes ou madeira rústica mesmo) e deixe próximos aos locais onde o bichano já costuma arranhar. As tábuas podem ser fixadas na parede, assim eles vão conseguir fazer o alongamento.

Espalhar um pouco de Catnip sobre o arranhador incentiva o seu bichano a demarcá-lo com as unhas. Elogie, acaricie ou dê petiscos, sempre que ele estiver usando um arranhador. Quem não gosta de um afago, heim? Os gatinhos amam!

Dica: Tem um tecido chamado AcquaBlock, que você pode mandar revestir o seu sofá.
O que é o AcquaBlock? Uma resina especial que protege o fio e penetra na fibra, tornando-a impermeável. E não fica com cara de plástico não, é bem bacana!

Na minha casa optamos por sofás de madeira lixada, porque observando meus filhos felinos, vimos que eles não arranham em madeiras. Eles preferem tapetes.

E no Natal, o Papai Noel (no caso, eu mesma, mas não conta pra eles, tá?) trouxe um arranhador de presente! 
Foram bonzinhos durante o ano, Papai Noel foi legal. Eles adoraram!
Usam pra arranhar, pra brincar e até pra dormir! rsrs
Borrifo o Cantip spray no arranhador e eles se divertem!
E funciona como beliche também :)
Eu já havia comprado um arranhador pra eles anos atrás... Mas eles o ignoraram totalmente... Mas agora, com o Cantip spray como aliado, foi um sucesso!

Viram como dá para viver em paz com os gatos mesmo mantendo o hábito de arranhar? É só ter paciência, dedicação, persistência e, claro, muito AMOR!

→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet, com algumas considerações pessoais. Qualquer dúvida em relação à saúde e comportamento do seu animal de estimação, consulte um Veterinário.

2 comentários:

  1. Muito legal! não sabia desse Cantip spray, vou procurar! a Sakura tem o arranhador mas não dispensa o sofá! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Catnip é bem bacana, Gi! Fiz um post falando sobre ele: http://blogateira.blogspot.com.br/2013/03/papo-de-gateira-catnip-ou-erva-do-gato.html

      Excluir