INÍCIO

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PAPO DE GATEIRA: A Importância Da Água Para Os Gatos

Olá gateiros(as), vamos falar sobre água? Sim, a ingestão de água é muito importante para manter a saúde de nossos gatinhos sempre em ordem. Gatos são muito propensos a sofrer de problemas renais, e água em abundância ajuda a prevenir esses tipos de doenças do trato urinário. Achei esse artigo na revista Pulo Do Gato, e compartilho com vocês! ;)

"A água é importante para todos os organismos vivos, e não podia ser diferente com os gatos. Aproximadamente 70% do peso corporal dos gatos adultos são compostos por água. Ela atua como um solvente facilitador de reações celulares, como meio de transporte de nutrientes e, ainda, é responsável pelo metabolismo celular. Os gatos perdem líquido quando urinam, nas fezes e até na respiração, em que há a evaporação da água, para regular a temperatura corporal.
Importante ressaltar que entre os fatores que afetam o consumo voluntário de água nos gatos incluem a temperatura ambiente, o tipo de dieta consumida, o nível de exercício, o estado fisiológico e a saúde do animal. Quando há o aumento de ingestão de energia, o organismo gera mais produtos e resíduos metabólicos, acarretando aumento do calor pela metabolização dos nutrientes, razão pela qual  o organismo requer mais água para excretar os produtos residuais pela urina. Se o gato faz muitos exercícios físicos, da mesma forma o organismo necessitará de mais líquido, entre outros fatores.
Sabe-se que a falta de água no organismo do gato pode acarretar em problemas relacionados à metabolização corpórea ou doenças ligadas ao trato urinário inferior felino. Por essa razão devemos incentivar a ingestão de água. Bom, sabemos que os gatos têm preferências particulares para beber água. Isto porque ela tem que estar sempre limpinha, em local de fácil acesso, e às vezes em mais de um lugar. Tem gatos que tomam água em lugares inusitados, como em cima da pia, direto da torneira, enfim, onde ele tiver vontade. Apesar de parecer estranho isto é bem normal e é de extrema importância que permitamos este tipo de ousadia. Assim, eles estarão sempre hidratados. Por fim, deve-se dar preferência às vasilhas de inox, que deixam a água sempre fresquinha e sem odores".

(Fonte: Revista Pulo do Gato. Ed. 61. Editora Top. Co. Campinas/SP: Janeiro/Fevereiro 2011)

Em casa a Clarinha adora beber água direto da torneira, e como a minha mãe fica em casa o dia todo, ela abre a torneira do tanque várias vezes ao dia para ela beber. Mas quem trabalha fora e o gato gosta de água da torneira, pode tentar uma fonte. Existem várias no mercado, mas dá pra fazer em casa, usando bomba de aquário e uma vasilha. Veja AQUI! 
As vasilhas de casa são de inox.

É muito importante oferecer água fresquinha para o seu gatinho, e sempre fique de olho para ver se ele está bebendo água!
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação à saúde e comportamento do seu animal de estimação, consulte um veterinário.

4 comentários:

  1. Ótimo post!

    Muitas pessoas não sabem da importância dos nosso gatinhos beber água em abundância!!

    Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se for macho castrado, precisa de mais água ainda!
      Obrigada pelo carinho de sempre, parceira! ;)
      Beijos ^^

      Excluir
  2. Tenho um gato que só fica escondido, e bebê bebe água mais anoite.

    ResponderExcluir
  3. Achei essa com um preço exelente e muito bonita https://bit.ly/3biBUte

    ResponderExcluir