INÍCIO

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PAPO DE GATEIRA: Bolas de Pelos - Tricobezoares

Os gatos são animais muito limpos, e cuidam muito bem de sua higiene lambendo-se para a manutenção de sua pelagem. Porém, com esse hábito eles acabam engolindo os pelos que ficam grudados nos filamentos da língua, o que pode ocasionar um acúmulo de bolas de pelos no estômago, já que os pelos não são digeríveis, podem ser expelidos através do vômito. 
Os pelos são vomitados em pequenos emaranhados de forma tubular, com cerca de cinco centímetros. As bolas de pelos expulsas são chamadas de tricobezoares.

Esses acúmulos de bolas de pelos, e os vômitos, são mais comuns em gatos de pelagem longa, mas pode acontecer em gatos de pelos curtos também, principalmente, em épocas de muda de pelagem.
A expulsão das bolas de pelos através do vômito não é algo ruim. Para o gato é melhor expeli-las pela boca do que defecá-las.
Quando as bolas de pelo passam para o intestino, elas desregulam o sistema digestivo do animal e provocam alterações como dificuldades de evacuação ou diarreia. Um grande risco é o de haver também uma oclusão intestinal, sendo neste caso necessária uma operação para a remoção das bolas de pelos, pois se a situação se prolongar sem tratamento o gato pode vir a óbito.

Expelir bolas de pelos pela boca de uma a quatro vezes por mês é considerado normal e não causa nenhum problema ao gato. Nos gatos de pelo curto a média é menor. Se o gato vomita mais do que quatro vezes por mês, se expele bolas de pelos sucessivamente ou se passou a vomitar mais do que o normal, então uma consulta ao veterinário é necessária.

Observe atentamente seu animal, pois problemas dermatológicos que levam a coceira, alergias alimentares e doenças gastrointestinais, como distúrbios de motilidade ou tumores, têm como sintoma a expulsão excessiva de tricobezoares.
É importante observar também se o seu animal não está com distúrbios de comportamento ou neurológicos, como a alopecia psicogênica, que faz com que o animal, por estar depressivo, lamba-se compulsoriamente, causando dermopatias auto induzidas e engolindo mais pelo que o comum.

Se o seu gato não estiver conseguindo eliminar essas bolas de pelos através do vômito, é importante levá-lo ao veterinário, pois pode ocasionar em problemas mais sérios, como o bloqueio intestinal, ou seja, a bola de pelo dentro do estômago está impedindo a passagem da comida digerida para o trato intestinal. As bolas de pelo podem chegar a bloquear a garganta, estômago ou intestinos do seu gato, resultando em morte. Já houve casos em que foi retirada cirurgicamente uma bola de pelo do tamanho de uma bola de baseball de dentro do estômago de um gato. Portanto, todo cuidado é pouco!

Preste atenção aos seguintes sinais:
• Tosse seca ou tentativa de vomitar, sem sucesso, principalmente após as refeições;
• Falta de apetite;
• Depressão ou letargia;
• Constipação, ou fezes muito secas e duras, com pedaços de pelo;
• Pelagem seca e sem brilho, e/ou com falhas;
• Abdome inchado.

Algumas ações preventivas, podem ajudar a reduzir a incidência de bolas de pelos:
• Escovar seu gato diariamente ou, no mínimo, três vezes por semana, ajudando a eliminar boa parte dos pelos mortos que seriam engolidos por ele;
• Tosar seu gato, caso ele possua pelos longos;
• Dar uma ração de boa qualidade que mantenha o pelo em boas condições, evitando a queda. Hoje em dia, já encontramos no mercado rações específicas para gatos de pelos longos;
• Utilizar guloseimas com óleo mineral, que ajuda na separação dos pelos e a passagem segura da bola de pelos se esta se direcionar ao intestino;
• Adicionar fibras a alimentação do gato, através de complementos alimentares adicionados nas refeições ou você pode oferecer  "graminhas", vendidas em pet shops ou feitas em casa. Eu faço graminha de alpiste para os meus gatos (falei sobre isso AQUI), mas pode ser milho de pipoca também.

Antes de usar qualquer desses recursos, caso haja dúvidas, consulte um veterinário.

Caso o gato esteja tendo problemas por conta das bolas de pelo, pode ser necessário o tratamento clínico com uso de medicações via oral para facilitar o transito das bolas de pelos e ajudar na sua eliminação. Também pode ser recomendado o uso de pomadas que são aplicadas nas patas ou no focinho, para que o animal lamba essas regiões e engula o medicamento aos poucos. Eu ofereço a Malt Paste para os meus gatos (farei um post falando sobre essa pasta).
Em casos extremos são realizados procedimentos cirúrgicos para a remoção das bolas de pelos.

Fique sempre atento ao comportamento e a saúde do seu animal de estimação, e se perceber qualquer modificação em sua rotina, consulte um veterinário!
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação a saúde do seu animal de estimação, consulte um veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário