INÍCIO

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

RABISCOS DA GATEIRA: A Dádiva de Sonhar

E hoje eu acordei querendo falar de sonhos... Será que falar ou realizar?

Quem sabe... Só sei que talvez não quisesse acordar, só se for pra viver sonhando!

Viver sonhando, será que dá, será possível, será viável?!

Não sei... Mas sei que sonhei... Se realizei, talvez... Mas o importante é que eu sonhei!

Ahhh se todos pudessem sonhar, ter sonhos... Viver de sonhos... O mundo seria tão bonito...

Mas será que um mundo de sonhos é realmente bonito?

Se a gente pudesse não acordar, seria sim, um mundo bonito... Mas que graça teria viver sonhando?

A graça de poder ser quem você quiser, de poder estar onde não está realmente, de poder ter o que não tem... Mas isso tem graça?!

Só não tem, se você acordar... Mas como viver a sonhar, sem acordar?!

Basta fazer da sua vida um sonho, dos seus dias uma nuvem de sonhos... E flutuar!

Mas um dia eu vou ter que acordar, não vou?!

Se você quiser... Ou você pode continuar a sonhar, mesmo estando com os olhos abertos, basta enxergar em cada acontecimento, em cada dia, em cada momento uma dádiva do viver!

E se eu não estiver feliz? Também tenho que encarar como sonho?!

Sonhos não são necessariamente bons, mas aí você tem a chance de acordar, e o sonho ruim ir embora... Quando tudo estiver escuro, apenas abra os olhos.

A vida é isso, apenas um sonho... Que pode ser bom ou ruim... Mas você sempre terá a opção de acordar... Se quiser.

Gisleine Sanches

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PAPO DE GATEIRA: Por que me tornei Vegetariana?


Olá pessoal, como eu disse no post Quem Sou Eu?, eu sou Vegetariana (Ovo-Lacto).

Foi um processo gradual, não acordei e falei "Hoje vou me tornar vegetariana!", foi uma parte por vez, primeiro a carne vermelha, depois os derivados (salsicha, presunto), e por fim a carne branca (frango e peixe) e seus derivados também.

Isso começou há mais de 10 anos... Não tenho uma data específica, porque como eu disse foi um processo gradual, mas que eu não como nenhum tipo de carne, já faz esse tempo sim.

Mas por que me tornar vegetariana? Bom, desde muito pequena minha mãe conta que era difícil eu comer carne vermelha, nunca gostei de carne vermelha... Comia os derivados, mas a carne em si, eu rejeitava.  E também, desde que eu me conheço por gente, amo os animais! Sempre fui daquelas crianças que pegava minhoca, besouro, lagartixa sem nenhum medo, nojo ou repulsa. Sempre hesitei em matar insetos e fico chateada até hoje quando vejo alguém ‘meter o chinelo’ numa formiga, barata... Então, conforme fui amadurecendo, eu sentia cada vez mais desconfortável em comer carne...
Eu comia e depois vinha aquela sensação de arrependimento, e isso ia me fazendo mal. Então, achei que já era hora de começar o processo para me tornar vegetariana.

Pra mim não foi nada difícil, eu já não gostava de carne mesmo... E quando a decisão parte de um ideal, de algo que você considera importante, fica mais fácil. Foi até divertido pesquisar sobre o assunto, aprender receitas novas, conhecer outros vegetarianos.

Logo no comecinho do meu processo rumo ao vegetarianismo, conversei com meu médico que em nenhum momento me desaconselhou de parar de comer carne, pelo contrário, ele disse que eu comendo verduras (principalmente as escuras), legumes, frutas, grãos, estaria tudo certo! 

Por isso quando alguém me procura para falar que quer se tornar vegetariano eu imediatamente faço a pergunta: “Você gosta de verduras, legumes, frutas?”, muitas vezes a resposta é “não”, daí eu fico um pouco preocupada porque, quando você se torna vegetariano, você precisa ter uma alimentação muito balanceada, na verdade todas as pessoas precisam de uma alimentação diversificada e rica em nutrientes, mas os jovens tem a tendência de parar de comer carne e se entupir de salgadinhos, biscoitos porque não gostam de legumes e verduras, aí fica complicado né molecada?!

Eu gosto muito de verduras, legumes, frutas, grãos, como muita soja (logo passo umas receitinhas pra vocês), e desde que eu parei de comer carne, quase não fico gripada e minha disposição melhorou muito!

Fiz um exame há poucos dias e o nível de ferro no meu organismo está até um pouco elevado, então minha saúde está em ordem, já que esse é o medo que as pessoas têm ao parar de comer carne.

Meu tipo sanguíneo é A+, dizem que, segundo a medicina ortomolecular, o sangue tipo A se adapta muito bem a dietas vegetarianas, quem souber mais sobre o assunto, eu peço que nos dê mais informações, eu adoraria saber mais sobre isso.
Então é isso gatas e gatos, eu ainda sou ovo-lacto, não consegui alcançar um patamar de evolução maior para me tornar vegan (excluem da sua dieta carnes e embutidos, banha, vísceras, músculos, gelatina, peles, cartilagens, lacticínios, ovos e ovas, insetos, mel e derivados, frutos do mar e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.), mas quem sabe um dia isso aconteça não é mesmo?

Tem um documentário chamado "A Carne é Fraca" do Instituto Nina Rosa, que fala sobre o que acontece com os animais nos abatedouros, o que o consumo de carne pode acarretar em nossa saúde, para os animais e para o meio ambiente. É um documentário forte, até mesmo chocante para algumas pessoas, mas já que o assunto é Vegetarianismo Pelos Animais, acho que quem quiser conhecer melhor sobre o assunto e não for muito sensível, vale a pena assistir. Tem vários no Youtube, é só vocês procurarem que vão encontrar. Não vou colocar o link aqui, porque como eu disse é pra ter prudência ao assistir, e eu não estou aqui para chocar ou ‘forçar a barra’ como se diz por aí.

Deixo claro que nunca tentei e nem vou tentar ‘converter’ ninguém ao Vegetarianismo. Sou a única da minha família que não come carne, e jamais deixei de ir a algum churrasco, festa ou algo do tipo por causa da minha alimentação, só não como carne gente, mas eu como arroz, pão, enfim, comida variada é o que não falta nesse mundo!

Acho muito chato quando uma pessoa tenta nos convencer de que algo é melhor para nós, acredito que sabemos muito bem o que é melhor pra nós mesmos... Por isso não tento fazer ninguém se tornar vegetariano, mas também não aceito que tentem fazer com que eu volte a comer carne, aliás, isso acontece com muita frequência comigo, talvez por isso eu tenha pavor de tentar impor o que quer que seja a alguém. Eu quero SER e deixo que os outros SEJAM também. Simples.

Mas se alguém quiser conversar sobre o assunto, trocar ideias, informações, tiver dúvidas a respeito e quiser algum esclarecimento, e a tia aqui puder ajudar, é só chamar, adoro bater papo! ;)

Dizem que o filho faz o que os pais dão de exemplo, então para provar a veracidade desse dito, eu deixo aqui a prova: Meus filhos BILLY e BELO, em um Momento Vegetariano, 'mandando ver' numa folha de brócolis, sim eles amam folhas de brócolis e graminha de alpiste que planto pra eles (vou falar aos gateiros de plantão sobre essa graminha também, aguardem!), então divirtam-se com tanta fofura!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

RABISCOS DA GATEIRA: Não me levem tão a sério... Eu já deixei de fazer isso faz tempo!

Pois é, costumo dizer que eu sou um "dramalhão mexicano".

Um dia eu odeio alguém mortalmente, e no dia seguinte, vou tomar sorvete com a pessoa e acho que foi o melhor passeio da minha vida!

Amo até o coração explodir! Depois eu vejo que nem era taaanto amor assim... Tá era amor, mas o coração não explodiu.

Hoje eu quero morrer, desistir da vida, nunca mais quero ver a luz do sol. Amanhã eu vou comprar roupas novas, porque não tenho "nada" para vestir... Mas eu não queria morrer? Quem vai morrer precisa de roupas novas pra quê?!

Ah mas na verdade eu não queria morrer mesmo... Eu queria apenas desistir de algo naquele momento. O morrer foi só pra deixar mais dramático.
Dizem que isso é coisa de escorpiana. Se é eu não sei, só sei que parei de me importar.

Sim, porque antes eu me achava maluca (tá hoje eu tenho certeza, e daí?!), sentia até remorsos por ser tão inconstante... Hoje acho graça!

Eu consigo rir dos meus "dramas". Mas não tento mais refreá-los. Não estava adiantando... E afinal, tudo o que a gente resiste, persiste não é mesmo?

Mas o que é a vida sem os dramas, momentos de alegrias, euforia, tristezas? Esses momentos vão existir pra sempre, todos os dias... Basta saber lidar com eles.

Se eu sei lidar com eles? Claro que não!

Eu vou continuar odiando até a morte, amando até o coração explodir, vou continuar sentido vergonha por ter chorado exageradamente... Mas hoje eu sei que existe um remédio, uma luz me esperando lá no fim do túnel, um antídoto, uma macumba, uma reza brava, uma oração, uma promessa que se chama AMANHÃ!

Então... Só me resta HOJE chorar, sorrir, sentir vergonha, odiar, amar... E tomar o "remédio", que o Dr. TEMPO me receitou, mas isso só AMANHÃ.

Agora vocês entenderam porque eu pedi para não me levarem tão a sério?

Porque nem eu faço isso mais... Se eu for me levar a sério, amanhã vou sentir vergonha disso.

E depois de tudo isso, um "Momento ClariceANDO" (ah o que seria de mim sem Clarice?):

"Sou irritável e firo facilmente. Também sou muito calma e perdoo logo. Não esqueço nunca. Mas há poucas coisas de que eu me lembre." (Clarice Lispector)

Gisleine Sanches.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

CANTINHO DO PITACO

O que vocês querem ver no Blogateira?

O gateiros(as), quero deixar o Blogateira com a nossa cara (não só a minha cara), portanto este tópico eu criei para vocês colocarem aqui o que vocês querem ver no Blog.

Sobre o que vocês querem que eu fale?
Quais os assuntos vocês querem que eu aborde?
Querem saber a minha opinião sobre qual tema (olha que eu dou minha opinião mesmo heim! rsrs)?

Portanto, esse é o famoso "Cantinho do Pitaco"!

Vou ler todos os comentários de vocês, anotar e fazer a pauta, ok?

Vamos 'trocar figurinhas'?! 
Estou esperando vocês! 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

GATOS E LIVROS: Dewey - Um Gato Entre Livros

Eu amo ler, e sempre que pego um livro nas mãos, me ajeito na poltrona para ler, imediatamente um dos meus bichanos toma seu posto pertinho de mim. Como a dizer "Leia em voz alta, por favor... Assim posso aproveitar a leitura com você!".

Amo livros com o tema 'gatos', e nesse espaço GATOS E LIVROS, venho contar pra vocês sobre os livros bacanas que eu já li.

Vou começar pelo livro Dewey - Um Gato Entre Livros, sugestão da 'amigateira' Rafaella Visconti e presente da minha mamãe que eu amo!
Dewey - Um Gato Entre Livros
Sinopse: A rotina da pacata cidade de Spencer, Yowa, Estados Unidos, se transforma após Dewey, um gato, ser encontrado na Biblioteca Pública. A diretora da Biblioteca, que achou o gatinho na caixa de devolução, resolve contar a história e lança o livro, Dewey, um gato entre livros. O livro escrito por Vicki Myron, com colaboração de Bret Witte é a história real de um gato que fez da biblioteca - e da cidade de Spencer- sua casa e de seus habitantes, os melhores amigos.

O que eu achei: Gostei bastante do livro. Muita gente reclama que ele se tornou cansativo em razão das muitas citações que a autora faz sobre o cotidiano de Spencer. Mas, na minha opinião, isso não atrapalhou a história central do livro que foi contar sobre a vida de Dewey na Biblioteca. Um livro emocionante, engraçado, suave... Mas eu chorei no final... rsrs
Vale muito a pena ler a história desse gatinho amarelo que viveu na Biblioteca e mudou a rotina dos habitantes de uma cidade inteira!

E vocês, já leram algum livro com o tema 'gatos'? 

MÚSICA E GATOS: O Ron-Ron Do Gatinho

Só quem tem essa 'maquininha' sabe o quanto o barulhinho desse 'motorzinho' faz bem ao coração! ♥
#Purrrr

O Ron-Ron do Gatinho 

O gato é uma maquininha 
que a natureza inventou, 
tem pelo, bigode, unhas 
e dentro tem um motor. 

Mas um motor diferente 

desses que tem nos bonecos 
porque o motor do gato 
não é um motor elétrico. 

É um motor afetivo 

que bate em seu coração 
por isso ele faz ron-ron 
para mostrar gratidão. 

No passado se dizia 

que esse ron-ron tão doce 
era causa de alergia 
pra quem sofria de tosse. 

Tudo bobagem, despeito, 

calúnias contra o bichinho, 
esse ron-ron em seu peito 
não é doença, é carinho. 

Ferreira Gullar

(Do livro "Um gato chamado Gatinhohttp://www.previewshots.com/images/v1.3/t.gif", da editora Salamandra) 
E Adriana Calcanhoto (ou Adriana Partimpim)
fez a delicadeza de transformar essa obra tão linda que é "O Ron-Ron do Gatinho" em música, para cantar e encantar! 


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PAPO DE GATEIRA: Os Gatos Da Minha Vida!

Como será que me tornei uma gateira?

Até os meus 20 anos eu só havia tido duas cachorras, a Laika e a Sandy.
Mas um belo dia, a vida me deu um lindo presente... Vem saber como me tornei uma gateira de carteirinha!

No dia 13 de maio de 2000 apareceu na porta da minha casa uma gatinha linda, "sialata" de olhinhos vesgos apaixonantes, e eu a adotei (ou ela me escolheu). Dei a ela o nome de Ágata (o pessoal de casa ficava falando "a gata pra cá, a gata pra lá", nada melhor que unir o útil ao agradável não é mesmo?), mas só a chamávamos de "Fia".

Infelizmente, em 2004 a Ágata cruzou a Ponto do Arco-Íris e se foi (em razão de uma Lipidose Hepática), levou com ela um pedaço de nós, com certeza... Mas deixou uma lição de amor e afeto que jamais vamos esquecer!

E como eu sempre digo que gato, chama gato... Na época em que a Ágata morreu já tínhamos o Iky, e prometemos que ficaríamos só com ele... Não, essa promessa eu não cumpri mesmo! rsrs

O Iky apareceu na minha vida em 14 de dezembro de 2001, uma sexta-feira de muita chuva... O resgatei praticamente da enxurrada, ele devia ter uns 20 dias, era muito pequeno, uma bolinha de pelos amarelos, coisa mais fofa!
Eu ia doar, mas não deu... Me apaixonei... Meu reizinho é o dono da casa, disso não tenho a menor dúvida!
IKY
O Billy minha irmã viu nascer. 
Nossa vizinha de trabalho (né, Vani?!), tinha uma gata chamada Bela, que deu à luz no dia 22 de março de 2006, e resolvemos adotar o único amarelinho da turma, justo o que a minha irmã viu nascer. Esse pequenino hoje pesa 8,200 kg, tá gigante, fofo, mau humorado... Mas tem como não se encantar por esse rabugento lindo?! 
Né Lord?! Pense num gato mau humorado... Mas é só charme porque ele ama receber carinho e até vira de barriguinha pra cima para ganhar afagos! Mas também quando está contrariado dá cada patada (literalmente) nas nossas fuças... Ah como eu amo esses temperamentais! haha
BILLY
Belo, foi um desses casos de 'resgato' que emociona... Acordei 5 horas da manhã ouvindo um miado de gato forte, angustiado. Levantei e fui até o portão pra ver. Quando abri o portão, passou por mim um gatinho preto, de mais ou menos 6 meses, muito magro, assustado, com as orelhas "comidas" por sarna... Coloquei ele pra dentro de casa, e lhe dei ração. O bichinho comia e se afogava... As almofadinhas das patinhas estavam "gastas" de tanto perambular. Imediatamente após comer, ele deitou no meu colo, e dormiu ronronando alto. O Belo também ia ser doado, mas dava pra resistir ao pretinho mais ronronador do mundo?! Ficamos com o medroso (sim ele tem medo de pessoas estranhas até hoje... Mas conosco é o mais carinhoso dos gatos!), que hoje é um negão lindo de miar, conquistador nato, tanto que surgiu na minha vida no dia Internacional das Mulheres, 08 de março de 2007, e me conquistou de imediato!
BELO
Depois do Belo resolvemos não adotar mais nenhum gato, três machos já eram suficientes. Nada de adoções... Só que não! rsrs
Eis que surge a Clara (Clarinha para os íntimos). No dia 09 de outubro de 2007, minha prima (né, Francine?!) me liga dizendo que apareceu um gatinho lá na chácara, que esse gatinho havia caído de um barracão de 4 metros de altura, e que a mãe e os outros filhotes haviam morrido, mas esse filhote tinha sobrevivido, e minha prima não sabia o que fazer. Falei pra ela levá-lo em casa. Ela chegou com um tico de gato nas mãos, com os olhinhos ainda fechados. A veterinária teve dificuldades em saber que era uma fêmea, a bebezinha tinha alguns dias de vida. Passei a cuidar dela a alimentando na seringa, com papinha de ração (ração moída misturada com água morna), fazendo a massaginha na barriguinha para o coco e o xixi, e soro fisiológico para abrir os olhinhos. Cheguei a ter dúvidas de que ela sobreviveria, pois era muito pequena... Mas é forte a menina! Sobreviveu e hoje é nossa "sialatinha" linda e sapeca! Ela é mudinha, não mia... Emite alguns resmungos apenas, mas seus olhos dizem tanta coisa... Basta olhar em seus olhinhos azuis para ver o amor e a gratidão que ela tem por nós!
CLARA
E o quinto membro da família felina, quem é?
Dona Francisca, minha trigresinha tricolor, linda e charmosa!
Chiquinha apareceu no meu trabalho. A fábrica estava em reforma e quando cheguei para trabalhar pela manhã, ouvi uns miadinhos de gato vindos de uma pilha de madeiras... Chamei e logo surge uma gatinha mega carinhosa que imediatamente se enroscou na minha perna ronronando pedindo carinho. Fui cuidando da Francisca no meu trabalho mesmo, mas sabia que ela não ia poder ficar lá... Levei a Francisca para casa, e decidimos que ela ia ser doada, não dava pra ficar com mais gatos em casa. Mas ela também conquistou nosso coração... Não deu pra resistir aos seus lindos olhos verdes!
FRANCISCA
Essa é a minha história com meus gatos. Hoje tenho 5 gatos na minha vida, mais a Ágata na minha saudade... E posso dizer que ser gateira é a melhor coisa do mundo!

Adote, abra a sua vida para o amor de um gato! ♥

QUEM SOU EU?

Olá, sou uma gateira que resolveu se aventurar no mundo dos blogs... Sim, quero ajuda! rsrs
Quer saber mais sobre o dia a dia de uma gateira? Vem pra cá!

Amo gatos, tenho 5: IKY, BILLY, BELO, CLARA e FRANCISCA.

Na verdade, eu amo animais, talvez por isso eu seja vegetariana... Talvez?! Não, eu sou vegetariana pelos animais sim, mas não estou aqui para 'converter' ninguém. Sou a única vegetariana (ovo-lacto) da minha família e convivo bem com todos, detesto gente chata.

No Blogateira o assunto é GATOS e animais. Tudo que fizer parte do universo feminino e felino, vai fazer parte desse Blog!
Saúde, comportamento, dicas para os gateiros, unhas, roupas e acessórios, tudo com o tema 'GATOS'.

Mas quem é essa maluca que resolveu criar um blog com o nome Blogateira?!

Me chamo Gisleine Sanches, tenho 34 anos, sou de Sorocaba, interior de SP, gateira (acho que já falei isso antes né?), vaidosa (porém, muuuito preguiçosa), que ama a natureza e procura fazer a sua parte em busca de um mundo mais bonito (poetizando em 3... 2... 1), nem que esse mundo seja só o "meu mundo", mas eu pinto ele com o colorido que eu quiser!

Deixo claro que não sou uma blogueira "profissional", tenho meu trabalho, e estarei aqui conversando com vocês, nas minhas horas vagas. 

Vamos lá, estou doidinha para conhecer as Blogateiras da minha vida... Podem chegar!