INÍCIO

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PAPO DE GATEIRA: Banho de Gato

Existe tarefa mais complicada para um gateiro, que dar banho nos gatos? Apesar de que tem gato que gosta de banho sim! Mas o ideal é acostumar o bichano com o banho desde pequenininho. Em casa, damos banho nos 5 gatos. Minha irmã que é a 'expert' em dar banho nas crianças. Mas se eu disser que eles gostam, vou estar mentindo... Encontrei essas dicas bacanas no AgendaPet, e vim compartilhar com vocês!

PREPARAÇÃO DO BANHO:
Pegue toalha e xampu e encha uma bacia ou banheira com água morna para o seu gatinho.

1. Você vai precisar de uma banheira ou bacia para colocá-lo e de uma toalha para enxugar o animal depois. Caso opte pela bacia, coloque um tapete de borracha embaixo para que não corra o risco de escorregar.
Um xampu especial para gatos é importante para evitar alergias, além de deixá-lo com um cheiro muito bom. Na dúvida, consulte com o seu veterinário sobre qual é o mais indicado para o seu pet.
2. Encha a bacia de forma que não fique muito cheia para não assustar o felino e evitar possíveis acidentes.

A quantidade de água vai depender do tamanho do animal.
O maior cuidado provavelmente seja quanto à temperatura da água, pois ela deve estar morna, jamais muito quente e menos ainda gelada, já que a água gelada assusta o gato e a quente pode machucá-lo. Pense como se fosse dar banho em um bebê.
Importante: escove os pelos antes de molhá-lo, principalmente se tiver pelos muito grandes. Uma vez molhados, não conseguirá desembaraçá-los. Além disso, vale a pena cortar as unhas do gatinho antes do banho para evitar (ou reduzir) possíveis arranhões.

MOMENTO DO BANHO:
Segure-o com cuidado e lave todo o seu corpo, tomando cuidado com os ouvidos.

3. Segurando o gato com cuidado e jamais apertando demais para não machucá-lo, passe a mão molhada por todo o seu corpo (exceto a cabeça, por enquanto) para que ele se acostume com a temperatura antes de entrar na água.
4. No momento de colocá-lo na banheira ou bacia, vá conversando com ele e fazendo cafuné. Veja, ainda, a posição que ele se sinta mais confortável, se é de pé, sobre as duas patas traseiras apenas, ou de quatro. Faça isso tudo calmamente, observando sempre a reação do gato.
5. Passe o xampu sem exagerar e esfregue cuidadosamente as mãos por todo o seu corpo, lavando patas, peito, costas etc. O ideal é enxaguar até três vezes o animal para eliminar qualquer resquício do produto.
Nunca tente afundar seu gato na água! Use as mãos, um copo plástico ou concha para despejar a água nele. Se for usar chuveirinho, muito cuidado e jamais jogue água no rosto, muito menos nos ouvidos, pois pode causar otite, além de deixá-lo irritado.
6. No momento de enxaguar a cabeça, use somente sua mão e tape os ouvidos do seu pet com muito cuidado.

O uso de condicionador é optativo e só deve ser considerado também caso o animal já esteja acostumado a tomar banho, pois o pelo vai demorar um pouco mais para se secar com o uso desse produto.

DEPOIS DO BANHO:
Seque-o usando toalha e secador até que os pelos estejam bastante secos e soltos.

7. Após enxaguar bastante, retire o animal cuidadosamente e envolva em uma toalha. Se necessário, use 2 toalhas, uma para segurar e outra para enxugá-lo. Remova o máximo de água que puder, para deixar a etapa do secador o mais curta possível.
8. Sempre use um secador, garantindo que os pelos estejam secos até a raiz. De todas maneiras, fique atento: é bem provável que seu gato odeie o barulho do secador. Além disso, cuidado com a temperatura do ar quente: garanta que seu gato esteja a uma distância confortável (vá colocando sua mão junto a ele para sentir como está a temperatura).
Em casos de gatos com pelagem mais longa, é indicado que o uso de secador junto com uma escova para garantir que os pelos estejam totalmente secos e livres de nós.
9. Por fim, vale recompensar seu gatinho com seu biscoito ou aperitivo favorito e torcer para que ele tenha uma memória positiva de toda esta experiência.
Acostume o seu gatinho com o banho, aos poucos. Você pode dar banho em seu gato de 15 em 15 dias em épocas mais quentes do ano. No frio, pode espaçar mais esse tempo entre um banho e outro, e cuidado redobrado.

Um gatinho limpinho e cheiroso é tudo de bom! ♥
→ Fonte: AgendaPet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário