INÍCIO

quinta-feira, 27 de março de 2014

PAPO DE GATEIRA: O porquê de ter mais de um gato!

Eu tenho 5 gatos, e sempre digo que 'gato chama gato', porque são poucos que conseguem ter apenas um gato de estimação... Não que ter apenas um gato seja um problema. O amor de um gatinho é tão grande, que pode preencher o coração da família toda! Mas para quem está pensando em adotar mais um gatinho, ver ver o post!

Em geral os gatos vivem bem em dupla e mesmo em bando. O fato é que ter dois ou mais gatos é, na maioria das situações, uma indicação dada pelos especialistas. Sobretudo, quando os donos passam períodos prolongados fora de casa. 

A vida com companhia da mesma espécie é sempre mais ativa e quase sempre mais animada e feliz que a vida solitária. Há inclusive estudos que demonstram que, quando os gatos se dão relativamente bem, é melhor deixá-los vivendo em grupo do que separados individualmente. 
Pode ser que eles fiquem a maior parte do tempo em cantos separados, procurando explorar locais diferentes da casa, mas o fato de saberem que convivem com outros felinos os torna muito mais tranquilos e sociáveis.

Mas mesmo entre gatinhos extremamente amigos uns dos outros, pode haver uma relação de dominância. E, diferentemente do que em geral ocorre com cães, essa dominância muitas vezes é silenciosa. 

Na presença do manda-chuva, o mais submisso, aparentemente também sereno, afasta-se e dá a vez a ele, deixando, portanto, de se alimentar. Situações do gênero não ocorrem exclusivamente em torno de questões gastronômicas. Também podem envolver brinquedos, caminhas e, virtualmente, tudo o que fizer parte do universo dos gatos protagonistas. 

Como evitar esse problema potencial? Sendo generoso e estratégico nas ofertas. Em vez de um prato de comida ou mesmo de dois ou três num mesmo canto da casa, espalhe-os em lugares diferentes e distantes o bastante para que, estando num dos pontos, não se aviste os demais. 
O princípio vale para qualquer outro item que possa despertar o instinto de posse dos exemplares dominantes.

Sabendo dividir tudo com carinho e atenção, ter mais de um gatinho é recomendado para gatos e seus donos. Então não perca tempo, ADOTE
→ Fonte: Canto dos Gatinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário