INÍCIO

quarta-feira, 31 de julho de 2013

PAPO DE GATEIRA: Caixa De Areia

Ah gateiros(as)... Como é difícil essa relação gatos + caixa de areia né?
Uns se recusam a usar a caixinha, outros não cobrem o coco, outros espalham areia pela casa toda... Vamos papear sobre isso então?

Os meus gatos são tranquilos quanto a caixa de areia, o problema em casa era (é) eles espalharem areia para todos os lados... Mas resolvi, em partes (porque o Billy continua pensando que areia é confete ¬¬), esse incômodo comprando uma caixa grande, essas de armazenar leite sabe? Antes, eu colocava a caixinha de areia dentro de uma outra caixa de papelão maior. Mas a caixa de papelão acabava se tornando arranhador também, o que diminuía sua vida útil e aumentava o dilema em busca da caixa de papelão perfeita.

Fotos da caixa de areia lá de casa (clique nas imagens para ver em tamanho maior):
Eu comprei essa caixa de armazenar leite pra eles, porque tenho 5 gatos. E achei o custo benefícios desse tipo de caixa bacana (paguei R$ 30,17), mas no mercado tem inúmeras caixas de areia para gatos. Vale pesquisar e ver qual é a melhor para o seu gatinho. Tem gatos que preferem privacidade absoluta, então é legal investir em caixas fechadas. Ou, usar a imaginação e construir uma, com duas caixas grandes, fixas uma em cima da outra e fazer uma abertura.  Ou usar um móvel velho, colocar a caixa dentro e fazer uma portinha. Ah! Usa a criatividade, eu sei que todo gateiro é criativo! Nesse link tem muitas opções bacanas, dá uma olhada AQUI!

Eu também costumo misturar a areia (uso a Pipicat Classic ou Putz) com farinha de mandioca, o que aumenta muito o rendimento e diminui muito os odores, e os torrões de xixi ficam bem durinhos, não espatifa... Fica bem fácil de remover os torrões, o que, no bolso, é uma baita economia.

Mas fazendo uma pesquisa na Internet sobre o assunto, encontrei curiosidades e dicas, sobre as caixas de areia, vem ver! 

Na cadeia alimentar gatos são predadores e presas, e o comportamento de enterrar as fezes está diretamente ligado a isso! Heimmm?! Os gatos enterram o coco e o xixi na areia porque não querem que predadores sintam o seu cheiro. Começou a fazer sentido né? Os cheiros têm a função de marcar território, portanto se o gato é dominante ele não irá enterrar seus cocos e xixis, para que assim outros animais fiquem com medo dele. Se o gato é submisso então ele enterrará tudinho, pois tem medo que um possível predador o descubra. Que bela sacada dos bichanos heim!

Agora, vamos as dicas quanto a caixa de areia propriamente dita:

• A caixa deve ser bem grande (entenderam porque eu comprei a caixona de armazenar leite?), a medida certa é 1,5 vezes o tamanho do gato;

• Devemos limpar a caixa no mínimo uma vez ao dia e ela deve ser lavada por completo no mínimo uma vez por semana, lave bem as mãos após fazer a limpeza da caixa;

• Coloque uma boa quantidade de areia, pelo menos 3 dedos de altura, que é para ter areia o suficiente para enterrar;

• Escolher uma areia de qualidade é muito importante. Hoje temos várias no mercado, mais finas, mais grossas, de argila, sílica... Vai de acordo com o que seu gato se adapta melhor e seu bolso permite. Mas jornal picado, não é legal né pessoal? E o gatinho que gosta de enterrar, como faz? Invista em areia, com farinha de mandioca, a economia vai ser bem bacana!

 • A caixa pode ser aberta ou fechada, os gatos gostam de privacidade. Se o seu gatinho prefere uma caixa fechada, é legal investir nisso. Vai economizar com veterinário, fica a dica;

• Escolha um lugar calmo e silencioso para colocar a caixa;

• Mantenha a caixa longe das vasilhas de água e comida;

• A quantidade de caixas deve ser proporcional ao tamanho da casa e do número de gatos. Não precisa ter 10 caixas se você tem 9 gatos, mas tenha bom senso mantendo-as sempre limpas. Se você mora em sobrado então é pelo menos uma caixa por andar;

• Se o seu bichano não está usando a caixa de areia, tente trocar de lugar, de areia ou de caixa. Vai fazendo testes, uma hora você vai acertar e seu gatinho vai ter um banheirinho na medida pra ele! ;)

Com essas dicas, eu tenho certeza que seu gatinho vai fazer as pazes com a caixa de areia e você terá mais tranquilidade!
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação à saúde e comportamento do seu animal de estimação, consulte um veterinário.

4 comentários:

  1. Ótimo Post, bem explicativo!

    Eu comprei o banheirinho fechado, porque a Fiona espalhava areia no apartamento inteiro, com esse banheiro fica mais fácil de limpar e acaba com os maus odores!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses banheirinhos fechados são maravilhosos mesmo, afinal, os gatinhos merecem privacidade né? rsrs
      E tem uns gatos que não fazem coco e xixi se a caixa não estiver bem escondidinha... É importante conhecer as necessidades dos bichanoss e facilitar a vida das gateiras tb, porque areia espalhada pela casa, ninguém merece... rsrs
      Obrigada pela visita!
      Beijos ^^

      Excluir
  2. Meu Bebê também espalha areia e às vezes faz xixi tão na beirada que faz fora. Não tinha pensado numa caixa desse tipo, onde você comprou? É fácil de encontrar? E adorei a dica da farinha de mandioca, vou experimentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kathia, eu comprei em uma loja especializada em embalagens plásticas aqui na minha cidade (Sorocaba). Essas caixas são para armazenar leite. Acho que não deve ser difícil de achar, tenta pesquisar lojas de embalagem em sua cidade. E, realmente, ajuda muito! Diminuiu bastante a sujeira por aqui! rsrs
      A farinha de mandioca é uma dica excelente! Foi a melhor coisa que eu aprendi em relação a areia! Rende bastante, os odores diminuem muito e os torrões ficam bem firmes, vale a pena! Obrigada pela visita! Beijos ^^

      Excluir