INÍCIO

quarta-feira, 24 de julho de 2013

PAPO DE GATEIRA: Socialização Entre Gatos

Olá gateiros! Quem concorda que ter gatos é algo 'viciante'? rsrs
Pois então, é raro ver pessoas que tem apenas um gato... 'Gato chama gato', e os danadinhos são irresistíveis! Mas deixo claro que não há nada errado em ter apenas um gato, afinal, um felino tem amor de sobra para preencher o coração de todos os membros de uma família enorme!

Mas quando temos mais de um gato, que foram adotados em épocas distintas, sofremos com a fase de adaptação... Ocorrem as brigas e tem gatos que entram em depressão, ficam sem comer e mudam o ritmo completamente. Por isso hoje quero dar algumas dicas de como podemos melhorar a socialização entre os gatos. Se você está pensando em adotar mais um gatinho, vem ver! 

Os exercícios de socialização entre os gatos funcionam melhor quando os gatos são jovens, mas nada impede de se obter ótimos resultados com gatos mais velhos também, é só uma questão de paciência e persistência!

1) CASTRAÇÃO: Primeiro e mais importante dos itens. Os gatos castrados são menos territoriais, e consequentemente, menos agressivos. A castração diminui muito a disputa por território, o que faz com que as brigas diminuam também.

2) VASILHAS DE COMIDA/ÁGUA E CAIXAS DE AREIA: Disponibilize aos gatos vasilhas de ração e água, e caixas de areia individuais para cada gato. Assim diminui as brigas por comida e para uso simultâneo da caixa de areia. Caso o processo de adaptação dos gatos, esteja um pouco mais complicado, disponibilize mais caixinhas de areia.

3) Cômodos e Ambientes: No início do processo de adaptação, é interessante o confinamento dos gatos em cômodos separados, até para eles se acalmarem e se sentirem mais seguros. Depois deles confinados em cômodos separados, os troque de cômodo, para que um se acostume ao cheiro do outro. Aproveite esses momentos para apresentá-los a todos os locais da casa.
Gatos gostam muito de passear em lugares altos. Colocar prateleiras e escadinhas suspensas com caminhas, potes de água e comida diminuirá a monotonia de ficar no chão e evitará o estresse entre eles. Cuide para que o espaço dessas prateleiras suspensas seja estreito o suficiente para abrigar apenas um gato por vez.

4) BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: Os gatos são predadores por natureza, e brincar com eles pode ser uma forma de desestressar e criar um vínculo entre os gatos. Brincadeiras que permitam a interação entre os gatos, funciona muito bem! Arranhadores, bolinhas de papel, bichinhos com catnip dentro, são ótimas opções para os bichanos brincarem juntos e interagir um com o outro. Mas é necessário supervisão no começo, para que não ocorram brigas pela posse do brinquedo.

5) CARINHOS: Reserve um tempinho do seu dia (pode ser 15 minutinhos) para acarinhar os seus gatinhos. Coloque no colo (se ele gostar, é claro!), faça massagens de leve no dorso, acaricie as bochechas, o queixo, o pescoço... Ah tão bom fazer carinho no gatinho! E se puder fazer nos dois gatos ao mesmo tempo, melhor, assim eles vão associar a presença um do outro com algo prazeroso.

Fez tudo isso e não deu certo? As brigas continuaram? Você pode tentar o 'TRUQUE DA BAUNILHA', veja, AQUI! 

E não se esqueça do petisco quando seu gatinho se comportar direitinho! Quem não gosta de um prêmio, não é mesmo?!

Com calma, paciência e carinho é possível socializar os gatos.
Mas sempre respeite o espaço e os limites do seu animal de estimação! ;)
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação ao comportamento e saúde do seu animal de estimação, consulte um veterinário. 

6 comentários:

  1. Olá!!

    Adorei a dica da Baunilha, essa eu não conhecia!!

    Ótimo post!(Como sempre)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa dica da baunilha é até engraçada, mas já vi muita gente dizer que funciona! rsrs
      Que bom que gostou! Fico FELIZ!
      Beijos ^^

      Excluir
  2. Gileine, eu já tenho 3 gatos e tem mais uma chegando, e já virá castrada, estou ansiosa pois passo o dia fora e elas terão que ficar sózinhas...e ai? Moro em casa com quintal. Teria mais alguma dica para me ajudar.? Obrigada. Cleidimar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleidimar! A dica que eu posso te dar é você, se puder, deixar o novo gatinho separado dos demais enquanto você estiver no trabalho, nos primeiros dias. E você vai fazendo a socialização, apresentando a gatinha nova aos outros aos poucos quando você estiver em casa. O fato dela já estar castrada ajuda muito! E a dica da baunilha nos primeiros dias, também e válida! rsrs Espero ter ajudado. venha me contar como está sendo a adaptação do novo membro da família! Cheiros na crianças! ^^

      Excluir
  3. Estou testando a baunilha, comecei agora, não sei se vai funcionar (espero que sim). De quantas em quantas horas reponho a baunilha? Enquanto eu escrevia essa pergunta aconteceu o primeiro encontro pós baunilha, e não foi amigável, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    Já tenho uma gata fêmea castrada a três anos e decidimos adotar mais um gatinho e ele tem só 3 meses, já marcamos o castramento. mas estamos na dúvida se o melhor em adotar seria macho ou fêmea.
    Estamos com dúvida se a nossa gata adotaria o irmãozinho ou filhinho...kkk
    Como ela nunca teve cria, achamos que o extinto de mãe falaria mais alto.

    Como devemos proceder?

    ResponderExcluir