INÍCIO

quarta-feira, 3 de julho de 2013

PAPO DE GATEIRA: Como Cortar as Unhas dos Gatos

Olá gateiros, vocês costumam cortar as unhas dos bichanos?
Em casa a minha irmã, que tem mais habilidade do que eu para essa tarefa, corta as unhas dos meus bichanos, mais ou menos, a cada 15 dias.

Mas é necessário cortar as unhas? No meu caso que pratico a criação indoor, sim.

Gatos que vivem em ambientes internos, com pisos muito lisos ou que não se locomovem muito devido à idade, dor nas articulações, temperamento muito calmo, etc. Mesmo com a ajuda da mobília da casa (aiaiai!) e arranhadores específicos, podemos notar que eles começam a se enroscar e se prender muito nas coisas por causa das unhas compridas. Às vezes as unhas lascam, se dividindo e machucando nosso bichano. Por isso, o corte das unhas pode ser importante, nesses casos.

Mas temos que tomar muito cuidado ao cortar as unhas de nossos gatinhos! Uma manobra errada, um mínimo erro de cálculo e podemos machucar seriamente nosso bichano... Se cortarmos demais (as unhas tem veias, dá para ver a parte vermelha), haverá sangramento e dor. 
É preciso prestar atenção nos vasos sanguíneos na cor vermelha no leito ungueal e temos que evitá-los. Na dúvida, o ideal é pedir para o veterinário mostrar como fazer e preferir cortar só a pontinha mesmo pra evitar acidentes. Entretanto, se ao cortar as unhas, houver sangramento, não se apavore, segure um chumaço de algodão com água oxigenada sobre a unha e acalme o animal. Após algum tempo, o sangramento cessará. Mas deixe para cortar o resto das unhas depois que o animal já estiver esquecido. Agora, se você errou feio no cortar, e atingiu muito profundamente a parte vermelha da unha e o animal está sangrando muito, corre para o veterinário, e não se aventure mais a cortar as unhas de seu gatinho. 
Mas cadê a unha que tá escondida?! As unhas dos gatos são retráteis, as unhas afiadas são mais fáceis de cortar quando você faz uma leve pressão sobre a pata. Mas sem usar muita força, devagar e pegando leve heim! 
"Mas o meu gato não deixa nem eu encostar na pata dele!"
O ideal é que você sempre faça carinhos, massagens nas patinhas do seu gatinho. Não deixe para manipular as patinhas dele só quando vai cortar as unhas... Se você tiver o costume de fazer carinho nas patinhas, ele vai associar o toque a algo prazeroso e não vai oferecer tanta resistência na hora de cortar as unhas. Eu adoro apertar (de leve) as 'almofadinhas' dos meus bichanos! Tem coisa mais gostosa que uma 'almofadinha' de gato?!
O gato pode se estressar um pouquinho, principalmente se ele é adulto e nunca passou por isso ou se já foi machucado, mas é possível cortar as unhas sem estresse sim. O jeito é descobrir de que maneira o seu animal fica confortável. Alguns ficam mais à vontade deitados no chão ou na cama deles ou até mesmo no sofá de casa. Outros preferem ficar em nosso colo. Alguns, entretanto, só ficam quietos se postos sobre uma mesa ou qualquer outro lugar alto. O importante é que ele e a pessoa que está fazendo o corte estejam confortáveis. Escolha também um momento em que eles estiver calmo e não na hora em que ele está louco pra brincar.
Outro erro comum que se comete é querer cortar todas as unhas de uma vez só, e o gato começa a se debater e ficar nervoso. Devemos então fazê-lo em etapas. Cortamos uma ou duas unhas, paramos, brincamos um pouco, fazemos um carinho, e voltamos ao corte. Assim, passamos o procedimento de estressante a agradável para ele. 
E tem gatos que gostam dessa interação com seu dono, e acabam vendo no ato de cortar as unhas, um momento lúdico, de aproximação e contato.

O cortador: Eu comprei um cortador específico para cortar unhas de gato, mas não deu certo... Não sei porque, mas as unhas lascavam muito. Então, resolvi comprar um cortador de unhas de gente mesmo, mas modelo grande. E deu certo. Só que uso só pra eles, nada de compartilhar cortador com seu gatinho! 
Mas o ideal é usar um cortador próprio para as unhas dos gatos.

Em casa cortamos só as unhas das patas dianteiras. Nas patas de trás eu acredito que não há necessidade. 

Com amor, carinho e cuidados seu gatinho vai ter uma vida saudável e feliz! 

→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação à saúde se seu animal de estimação, consulte um veterinário.

5 comentários:

  1. Oi Gateira!


    Eu sempre corto as unhas dos meus gatinhos quando eles estão dormindo, porque ás vezes eles nem se mexem, aí eu consigo cortar todas as unhas tranquilamente! rs
    Valeu pela dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gateira!
      Ahh aquele soninho gostoso do meio do dia né? Uma bênção para cortar as unhas! hahaha
      Aqui em casa também utilizamos dessa 'artimanha' da soneca quando eles estão muito agitados!
      Fico mega feliz que gostou do post!
      E muito obrigada pela visita!
      Beijokas ^^

      Excluir
  2. Oiii!
    Minha gata Melissa eu brinco com ela que ela tá na manicure, converso muiiito, e ela deixa eu cortar as unhas dela. Uma fofa!! rsrs
    Tenho uma lojinha virtual que ajuda uma causa social também.
    Vem nos seguir? www.gateiracriativa.blogspot.com
    Bj!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gateira Criativa!
      Own que linda a Melissa! Dá uma lambitoka nessa fofa por mim!
      E eu estou encantada com a lojinha! AMEI!
      Já estou seguindo e curtindo no Facebook!
      E vou compartilhar na Página!
      Beijos ^^

      Excluir
  3. Olá gateira!
    Hoje ao cortar as unhas do meu Fred percebi algumas protuberâncias parecidas com unhas nas almofadinhas das patinhas dianteiras dele. Achei estranho. Vc poderia me dizer o que poderia ser isso?

    ResponderExcluir