INÍCIO

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PAPO DE GATEIRA: Conheça Algumas Raças De Gatos

Eu AMO um vira-lata, todos os meus 5 gatos são SRD de carteirinha, mas existem atualmente mais de 200 raças de gatos, distintas entre si pelo tamanho, tipo e cor de pelagem, temperamento, entre outras características. Vou falar de algumas, as mais conhecidas. 
Quer saber mais sobre algumas raças de gatos? Vem ver!

► Clique nas imagens para ver  em tamanho maior.

ABISSÍNIO:
De origem indiana, o Abissínio é um gato ativo, ágil, independente, tímido e inteligente. O Abissínio aprende com facilidade, é muito curioso e sociável com pessoas e também com outros animais.
A marcação da pelagem do Abissínio, denominada ticking, apresenta faixas mais escuras ao longo dos pelos, dando a impressão de uma pelagem "rajada". Gosta e precisa de exercício diário, seja fora de casa ou até mesmo em espaços menores, desde que possa exercitar-se regularmente.
Caso precise permanecer muito tempo em ambientes pequenos, é extremamente recomendável que possa interagir e brincar com outros gatos, pessoas e até mesmo com outros animais.

• AMERICAN SHORTHAIR:
O American Shorthair é uma verdadeira raça de trabalho. É conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto.
Resistente, esta raça tem seu corpo muito bem proporcionado, forte, ágil, balanceado e simétrico. Seu corpo é mais comprido do que alto, de tamanho médio para grande. As fêmeas devem ser menos robustas em todos os aspectos. Os olhos do American Shorthair são grandes e amendoados, brilhantes e alerta. Os cantos externos dos olhos são levemente mais altos que os cantos internos.
A pelagem do American Shorthair é curta, e de textura dura. A pelagem é densa o suficiente para proteção do tempo, frio e cortes superficiais na pele.

ANGORÁ:
O Angorá (Angorá Turco) é provavelmente uma das raças de gato mais antigas. Proveniente da região de Ancara, na Turquia, a raça é conhecida na Europa desde o início do século XVII.
O Angorá é um gato dócil, brincalhão e amistoso. Gosta de companhia e costuma ser muito apegado ao dono. É um gato inteligente e carinhoso. Possuem tamanho médio, são muito elegantes, e apresentam uma linda pelagem semi longa. As cores aceitas além do branco são o preto, azul, tricolor e escama de tartaruga.
As únicas cores não aceitas para o gato Angorá são as que demonstram um eventual cruzamento com gatos siameses.

BENGAL:
O Bengal é uma raça relativamente recente, descendente direto do leopardo asiático, ou gato-leopardo. O leopardo asiático é um gato selvagem encontrado principalmente no sudeste da Ásia.
Bengal, ou ainda Gato de Bengala, é um gato de tamanho médio a grande, musculoso, robusto, apresentando formato de corpo alongado. Sua cabeça é relativamente grande, ligeiramente mais longa do que larga e com contornos arredondados.
As orelhas têm tamanho pequeno, são arredondadas na ponta e pontiagudas. Os são grandes, ligeiramente oblíquos e tem formato ovalado.
A cauda do Bengal apresenta comprimento médio, larga na base, afilando em direção a ponta. Possui pelagem curta, muito macia, abundante, brilhante e sedosa.

BRAZILIAN SHORTHAIR:
O Brazilian Shorthair, ou Pelo Curto Brasileiro é a primeira raça de gato brasileira a ser reconhecida pela WCF (World Cat Federation).
A raça foi criada no Brasil através do cruzamento entre as raças de pelo curto trazidas por imigrantes europeus, desenvolvendo o seu próprio padrão. O corpo do Brazilian Shorthair é de tamanho médio, bem proporcionado, musculoso e elegante. O pelo da raça é curto, brilhante e bem assentado ao corpo. Apresenta textura sedosa e não possui sub-pelo.  A cabeça do Brazilian Shorthair tem tamanho médio, as orelhas são largas na base e os olhos são grandes, redondos, com coloração correspondente a cor da pelagem.

BRITISH SHORTHAIR:
O British Shorthair, ou Pelo Curto Inglês, é provavelmente a mais antiga raça de gato de toda a Inglaterra.
É um excelente companheiro para a família. É um gato tímido, amistoso e afetuoso.
Um gato elegante, compacto, bem balanceado. Prefere estar no chão, e não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade. A cabeça do British Shorthair é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.
O British Shorthair é uma raça de desenvolvimento lento. As fêmeas devem ser menos robustas que os machos em todos os aspectos.
O tamanho é de médio para grande, os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque.

BURMESE:
Esta raça de gato é originária da Tailândia e de Burma (Myanmar), sudeste do continente asiático. Os primeiros exemplares da raça Burmese foram levados para a América à partir de 1930.
Inteligente, de médio porte, com pelagem curta e sedosa. É, sem dúvida, um gato muito sociável, dócil com humanos e gosta de permanecer na companhia do seu dono. 
Se adapta facilmente dentro de casa e a proximidade com a família o torna mais apegado e carinhoso. É um gato brincalhão, costuma se dar muito bem com crianças e cachorros.
Os olhos do Burmese apresentam coloração em tom de amarelo ou ouro. Seu miado é parecido com o do gato Siamês, porém mais doce e suave.
Sua pelagem é brilhante e sedosa. A coloração era originalmente marrom-escuro (zibelina), mas anos de cruzamentos seletivos produziram uma grande variedade de cores.

CHARTREUX:
O Chartreux é uma raça francesa de médio porte e pelagem curta. 
É conhecido por seu temperamento calmo e pela docilidade. É bastante carinhoso, brincalhão, muito apegado a família, tolerante e sociável.
Um gato silencioso, quase não mia, e ronrona o tempo todo. Costuma se adaptar com facilidade e é muito tolerante. É um gato sensível, gosta de lugares calmos e sente a ausência do dono.
Apresentam pelagem curta, macia e brilhante. É um gato forte, ativo, que gosta e precisa de espaço para brincar.

CORNISH REX:
O Cornish Rex é gato afetuoso e apegado ao dono. Não é um gato tímido, nem mesmo com estranhos. Gosta de estar sempre por perto e é considerado um gato extremamente ativo.
É um gato muito curioso, aventureiro e inteligente. Gosta de correr, fazer acrobacias e brincar com outros gatos. É uma excelente companhia para as crianças e outros animais de estimação.
O corpo do Cornish Rex tem formato alongado, de tamanho médio. A pelagem ondulada é bastante fina, sedosa, o que sugere ser um gato que vive melhor em ambientes internos do que fora de casa.

EGYPTIAN MAU:
O Egyptian Mau ou Mau Egípcio é uma raça antiga. É um gato de tamanho médio, pelagem curta, muito elegante, rápido e musculoso. A origem da raça é incerta, porém acredita-se que o Egyptian Mau seja descendente de gatos selvagens africanos.
É um gato independente, inteligente e muito apegado ao dono. Ainda em relação ao temperamento, a raça de gato Egyptian Mau é bastante territorial e não costuma aceitar animais e pessoas estranhas com facilidade.

EUROPEAN SHRTHAIR:
Originalmente criado na Suécia, o European Shorthair, ou Gato de Pelo Curto Europeu é uma raça recente, desenvolvida à partir de gatos domésticos europeus.
São fortes, musculosos, geralmente ativos. Costumam ser sociáveis com outros gatos e toleram cachorros muito bem. O European Shorthair é um gato de médio porte, possui pelagem densa, curta e brilhante. A cor dos olhos deve acompanhar a cor da pelagem, e pode ser em tons de amarelo, verde ou laranja.

EXÓTICO:
O Exótico é um charmoso gato de tamanho grande, muito parecido com o persa, mas de pelo curto.
Um gato de boa musculatura, sem evidência de obesidade.
Os olhos do Exótico são grandes, redondos, de cor brilhante, e cheios. São nivelados e distantes entre si, tornando sua expressão muito doce.
O Exótico é um excelente gato de companhia. É muito amigável, brincalhão, carinhoso, e gosta de estar sempre por perto. Mesmo depois de adulto o exótico vai continuar brincalhão e cheio de vida.

HIMALAIO:
A raça Himalaio foi criada à partir do cruzamento entre o Persa e o Siamês.
É um gato de tamanho médio, pelagem longa, com tipo físico idêntico ao persa, com exceção dos olhos azuis e da coloração da pelagem.
Tem formato de corpo arredondado e patas curtas.
Muito inteligente, a raça Himalaio possui temperamento doce e afetuoso. Em geral muito sociável, é considerado um excelente companheiro para ambientes internos.
O Himalaio é uma raça gentil, calma, e assim como o Siamês, adora brincar.

MAINE COON:
Originalmente um gato de trabalho, o Maine Coon é resistente, rústico, capaz de suportar as intempéries. Seu pelo é macio e seu corpo muito bem proporcionado, de aparência retangular e balanceada, sem partes exageradas em tamanho.
O Maine Coon é musculoso, de tamanho grande. As fêmeas, geralmente são menores que os machos.
Os olhos da raça são grandes e expressivos. As cores dos olhos são verdes ou douradas.
É um gato de fácil adaptação, e essencialmente muito amigável. Sua pelagem é sedosa, caindo levemente. É curta nos ombros e mais longa na região do estômago.

MANX
O Manx é uma raça de gato sem cauda, isso ocorre por causa de uma mutação natural da coluna vertebral. Esta mutação reduz a cauda, ​​resultando numa diminuição no comprimento da cauda do normal para sem cauda. Muitos gatos Manx têm um "esboço" de uma pequena cauda, ​​mas os gatos Manx são mais conhecidos como sendo totalmente sem cauda e é a característica distintiva da raça.
Manx é conhecido há muitos séculos e sua origem e seu aparecimento foi na Ilha de Man, daí o nome Manx. A Ilha de Man adotou o gato Manx como um símbolo de suas origens nativas.
A personalidade do Manx é de um gato inteligente, brincalhão e gosta de brincar de buscar objetos lançados. O Manx é sociável, ideal para conviver com a família e crianças. É possível que alguns gatos Manx gostem de água, muitas vezes até mesmo brincam em aguá! Esta característica do gato Manx faz com que seja muito fácil de dar banho em chuveiro. Dócil, amoroso, brincalhão e muito limpinho!

NORUEGUÊS DA FLORESTA:
O Norueguês da Floresta é um gato nativo da região norte da Europa. É um gato forte, de porte grande e conformação similar ao Maine Coon.
É um gato que se adapta bem em regiões muito frias. Sua pelagem externa à prova d'água mantém o corpo protegido da chuva e do vento, enquanto o grosso e lanoso sub-pelo ajuda a manter a temperatura.
Atualmente, a raça de gato Norueguês da Floresta, é muito popular na Noruega, na Suécia e também na França.
O Norueguês da Floresta é um gato desconfiado, cauteloso e independente, que adora ficar em espaços externos. Ao mesmo tempo, é uma raça afetuosa, que aprecia a companhia do dono.

ORIENTAL:
O Oriental é um gato esbelto, de linhas longas, mas muito musculoso. Tem excelente condição física, é forte e magro.
Seu corpo é longo, uma combinação de ossos finos e músculos firmes. Os machos Orientais são proporcionalmente maiores do que as fêmeas. Os olhos do gato Oriental são amendoados, de tamanho médio e de coloração verde.
Gatos Orientais brancos e bi-colores podem ter olhos de coloração azul ou verde.
A pelagem pode apresentar-se curta ou longa. Os exemplares de pelo curto, apresentam pelagem de textura fina, caindo bem rente ao corpo. Já os exemplares de pelagem longa, apresentam pelos de tamanho médio. São finos, sedosos, também caindo rente ao corpo.

PERSA:
Com expressão doce e suave, estrutura óssea pesada, e pelo muito cheio e denso, o que acentua a aparência arrendondada do gato Persa.
A pelagem do gato Persa é longa em todo o corpo, e muito cheia. De textura fina, lisa e cheia de vida.
O Persa é um gato elegante, compacto, bem balanceado, forte, que prefere estar no chão. Não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade.
A cabeça do gato Persa é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.

RAGDOLL:
A raça Ragdoll é relativamente recente, sua criação teve inicio na década de 60. Este é, sem dúvida, um dos maiores gatos domésticos. Pode pesar mais de 9 kg.
Possui lindos olhos azuis, pelagem semi-longa, abundante e macia.
É um gato extremamente dócil. O excesso de docilidade faz do Ragdoll um gato que se adapta melhor em ambientes internos, pois livre é indefeso.
O Ragdoll gosta de carinho, é afetuoso e muito apegado ao dono. A raça é inteligente, quieta, gentil e de fácil trato.

SAGRADO DA BIRMÂNIA:
O Sagrado da Birmânia, ou Birmanês, é um gato legendário e misterioso. É grande, de pelagem longa e sedosa. Os olhos do Sagrado da Birmânia são quase redondos, preferencialmente escuros e bem separados, o que dá a face uma expressão muito doce. Os pés devem ser brancos, com quatro luvas perfeitamente simétricas.
A pelagem é de média a longa, de textura sedosa. É um gato gentil, ativo, brincalhão, mas tranquilo. Não pede atenção insistentemente mas é carinhoso e gosta de companhia. O Birmanês é um gato para ficar dentro de casa, pois precisa muito estar junto com a família. Possui temperamento dócil e amistoso.
O Sagrado da Birmânia adora ganhar colo e carinho, e sempre vai fazer o possível para acompanhar os donos por onde eles estiverem.

SAVANNAH:
Os Savannah são gatos muito interessantes, e foram criados a partir da mistura de gatos domésticos com o serval, um gato selvagem africano. O primeiro gato da raça tinha uma mãe da raça siamesa, mas eles precisam apenas de um ancestral serval para serem considerados desta raça. Eles têm uma aparência selvagem, com manchas e listras, mas sua aparência varia de acordo com a raça do gato doméstico usada no cruzamento.
Gatos desta raça são muito grandes, e aqueles da primeira geração (cruzamento direto de um gato selvagem e um comum) podem chegar a pesar 15 quilos. Eles são muito leais, costumam seguir os donos por toda a casa e gostam de brincar de buscar brinquedos, e podem ser facilmente treinados para usar coleiras. Outra característica incomum da raça é o seu amor à água. Eles até mesmo costumam entrar no chuveiro com os donos, e gostam de pular em bacias cheias de água até esvaziá-las. Eles também pulam muito alto, com muita habilidade, podendo pular a alturas maiores que dois metros. Um gato adorável, mas um pouco bagunceiro.

SCOTTISH FOLD:
Conhecido por suas orelhas dobradas para frente e por ter o hábito de dormir de barriga para cima, o Scottish Fold é um gato de porte médio e temperamento amável.
É carinhoso e muito inteligente. A raça apresenta comportamento equilibrado. É um gato brincalhão, porém mia pouco e não é excessivamente agitado.
As orelhas do Scottish Fold são pequenas e podem apresentar uma dobra para frente, característica típica da raça. Os filhotes podem nascer com pelagem curta ou longa e são reconhecidos como exemplares puros da raça Scottish Fold. A pelagem pode apresentar qualquer variedade de cor, incluindo o branco.
De porte médio, os exemplares machos da raça Scottish Fold pesam geralmente de 4 a 6 kg, enquanto as fêmeas pesam de 2,7 a 4 kg, em média.

SIAMÊS:
Talvez o mais antigo dos gatos, o siamês tem tamanho médio, é esbelto, refinado, elegante, magro mas musculoso.
Os exemplares machos da raça de gato Siamês são proporcionalmente maiores do que as fêmeas. O siamês é um gato gracioso, uma distinta combinação de ossos finos e músculos.
É resistente, tem excelente condição física e não é gordo. Os olhos da raça Siamês são amendoados, de tamanho médio. A pelagem é curta e sedosa, muito macia e predominantemente branca.
O gato Siamês é, sem dúvida, muito inteligente, curioso e de natureza amável.

SPHYNX:
Uma raça de gato que tem uma aparência bem diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver. Com um visual "sem pelos", o Sphynx também se destaca pelo temperamento amável.
Conhecida ainda como Pelado Canadense, a raça Sphynx é reconhecida internacionalmente desde 1998. Se destaca por ser muito afetuoso, gostar de ser mimado e por preferir permanecer sempre na presença do dono. É um gato que desperta curiosidade por onde quer que passe. A aparência esguia e as rugas ao longo do corpo, são características marcantes da raça Sphynx, assim como os olhos e orelhas grandes.
O Sphynx é um gato ativo, afetuoso, bastante apegado ao dono. É uma raça leal e, sem dúvida muito inteligente. Os gatos da raça Sphynx são sociáveis, dóceis, capazes de brincar sem demonstrarem nenhum traço de agressividade.

→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Imagens da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário