INÍCIO

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PAPO DE GATEIRA: Cuidados com o seu gatinho no verão

Que calorão está fazendo! E se nós, que somos "pelados" sentimos todo esse calor, imagina os peludinhos... Vem ver os cuidados que temos que ter com nossos gatinhos no verão! 

Hidratação: Ofereça água fresca em abundância ao longo de todo o dia. Água é muito importante para manter a saúde de nossos gatinhos sempre em ordem (veja o post sobre a Importância Da Água Para Os Gatos AQUI). Gatos são mais propensos a ter problemas renais, então hidratação é fundamental. Uma dica é colocar uma pedra de gelo na vasilha de água, o gato vai gostar de 'brincar' com a pedrinha, e também, vai deixar a água mais fresca. E não se esqueça de deixar várias vasilhas de água espalhadas pela casa.

Local arejado e sombreado: O ideal é que os gatinhos fiquem em locais com mais sombra e arejados. Para estimular os bichanos a permanecer nesses locais, coloque no ambiente as vasilhas de água e comida, brinquedos e caminhas. Mas janelas abertas, só com redes de proteção.

Cuidado com o sol: Quem nunca viu um gatinho com o corpo todo esticado para tomar sol? Pois bem, no verão, é imprescindível estar atento para que esse hábito aparentemente inofensivo, não se torne um problema. Com frequência, felinos são diagnosticados com câncer de pele devido à exposição solar exagerada. As raças de pelagem branca estão mais sujeitas à doença, uma vez que refletem menos os raios solares e ficam menos protegidas. Para evitar sustos, o protetor solar próprio para animais deve ser aplicado nas pontas das orelhas e nos focinhos, diariamente. Além disso, evitar os banhos de sol das 10 às 15 horas é uma boa saída. Converse com o veterinário do seu gatinho, para que ele indique um protetor solar adequado.

Umidade do ar: Se o ar estiver muito seco, você pode utilizar toalhas molhadas ou uma bacia de água para umidificar o ambiente onde o seu gato costuma dormir. Caso você tenha um umidificador de ar, pode colocar perto de onde seu gatinho está.

Alimentação: A dieta deve se manter como é em outras épocas do ano, porém, devido ao calor, é comum que o apetite do seu gato diminua. Aqui, a sugestão é observar a quantidade de ração ingerida e oferecê-la em horários alternativos. Acontece com frequência do gato deixar de comer devido ao calor, sendo este um fator que predispõe ao desenvolvimento de lipidose hepática, doença que acomete o fígado e pode levar a óbito.

Pulgas e Carrapatos:  No verão as pulgas e carrapatos estão em seu período de maior desenvolvimento e multiplicação, e ambos podem transmitir doenças aos gatos e aos cães, além do desconforto, da coceira e da sujeira. Converse com o veterinário para usar produtos de controle indicados ao peso e idade do seu gato.

Banhos: Os banhos limpam e refrescam, mas precisamos ser cautelosos. O excesso de banho faz cair o pelo e a temperatura da água deve ser morna, pois, por mais quente que esteja o tempo, os gatos são animais muito sensíveis e podem ficar resfriados, além de estarem sujeitos a diversas outras doenças.

Tosa: Os gatos também podem ser tosados. O mais comum é fazer a tosa higiênica nos gatos de pelagem longa, que consiste no corte dos pelos na região perianal.

Fique de olho: Em dias de calor intenso, os donos devem perceber se o bichinho está ofegante, respirando com a boca aberta, se permanece com o pescoço esticado e/ou se não consegue relaxar. Caso isso esteja acontecendo, é provável que ele esteja com a temperatura corporal elevada e com dificuldade para respirar. Nesses casos, a visita ao veterinário é necessária e urgente!

O ideal é ficar de olho em nossos gatinhos todos os dias. Observar os hábitos, e o comportamento em todos os períodos do ano, para que se houver alguma mudança, você possa conversar com o veterinário, e juntos buscar uma solução mais adequada. A prevenção ainda é o melhor caminho. Portanto, cuide do seu gatinho no verão, inverno, outono e primavera, combinado?!
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação à saúde e comportamento do seu animal de estimação, consulte um veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário