INÍCIO

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PAPO DE GATEIRA: Por que os gatos mordem?

Quem tem gatos sabe que alguns bichanos podem apresentar esse comportamento. Mas por que será os gatos mordem? Será um transtorno de personalidade, onde o bichano pensa que é cachorro?! Vamos conversar sobre isso!

Geralmente as mordidas acontecem no momento em que estamos fazendo carinhos em nossos gatinhos. Ué, será que eles não curtem receber carinho?! Eles gostam de carinho sim, o que ocorre é uma certa confusão na cabecinha do bichano, pois as brincadeiras e carinhos o lembram de coisas agradáveis da infância como lambidas da mãe, por outro lado, vários gatos depois do desmame não se encostam, exceto em momentos de luta ou ato sexual (claro que não são todos assim, varia muito do temperamento, tempo que passou com a mãe, raça, etc). Nessa "salada" de instinto e sentimentos os felinos acabam sentindo um certo desconforto e reagem dessa forma.

Alguns se limitam a dar mordidinhas leves, outros já são um pouco mais agressivos com as mãos da pessoa que está acariciando, podendo até fincar-lhe os dentes.
Reagir com certa agressividade é uma forma que alguns gatos encontram para dizer que gostam de controlar a situação. Por exemplo: Podem gostar de estar ao seu lado ou no seu colo, mas apenas isso, preferem não ser acariciados.

Trata-se na verdade de um conflito primitivo que poderá ser um pouco difícil de administrar sem romper a relação que ele tem com você, mas alguma coisa deve ser feita.
Algo que costuma funcionar e de forma simples, é dizer um firme "NÃO" e parar com o afago ou brincadeira no mesmo momento. Deixar o gato de lado e não dar mais bola pra ele. O bichano pode querer continuar a "brincadeira" de morder, mas é importante se manter firme. Seja persistente! Pode levar algum tempo até ele aprender.

Outra coisa é procurar evitar brincadeiras com as mãos, mesmo que perceba que ele não está sendo agressivo. Use sempre algum brinquedo ou objeto (que não machuque o gato, é claro), assim ele irá associar melhor a ideia de que não deve arranhar ou morder a mão das pessoas nos momentos em que ele estiver numa situação mais "tensa".

Semana que vem, farei um post com mais dicas de como fazer para o seu gatinho parar de morder. Fique ligadinho aqui no Blogateira! 

E claro, qualquer dúvida em relação à saúde e comportamento do seu animal de estimação, consulte um veterinário. 
→ Fonte de pesquisa: Tudo Gato.

8 comentários:

  1. Gatos adoram morder, rsrs, eu até gosto quando a minha morde, ela faz de leve, e quando eu digo para ela parar ela para e começa a lamber ^_^ ás vezes essas mordidas podem machucar, mas é gostoso quando é de leve, rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo confessar que eu amo as mordidinhas (de leve)! rsrs
      Sou uma mãe de gatos muito permissiva... Mas tem como não achar fofo?!
      Me rendo! rsrs
      Muito obrigada pela visita! =^.^=

      Excluir
  2. Meu Bebê às vezes morde e morde pra valer. Como ele é um gato tamanho GGG, ele tem muita força, é quase um pitt-gato. O vet me explicou que pode ser porque ele não foi criado com outros gatinhos quando era bebê, pois quando um morde, o outro morde de volta e ele aprende que não deve morder. Mas, fazer o que? Marcas de amor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kathia, eu tenho 5 gatos, e tem os que mordem forte, os que dão uma mordidinha de leve... Mas o que morde mais forte, é o meu mais velho, porém é o menorzinho (em tamanho e peso) de todos! O danado tem força nas mandíbulas!
      Mas confesso que deixo, e acho até bonitinho... Afff, sou bem do tipo "façam o que eu falo, mas não o que eu faço", sabe? rsrs
      Muito obrigada pela visita! =^.^=

      Excluir
  3. Pois é, Gislene. Quando meu Bebê morde, não sinto que ele faz isso por maldade, mas porque quer brincar ou quer atenção. Na hora dói pra caramba, mas aí eu olho pra carinha dele e não consigo nem brigar. Aí, saio atrás do Merthiolate cantando: "as marcas desse amor bandido"...rsrsrs. Beijos e adoro seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou bem assim também, Kathia! rsrs
      E tem como brigar com essas fofuras?! Impossível!
      Adoro suas visitas ao Blog, muito obrigada pelo carinho!
      Beijos =^.^=

      Excluir
  4. Gente eu estou muito preocupada com o meu gato, ele é um filhote de 2 meses e meio mais ou menos e ele está mordendo todos aqui de casa muito forte! Eu amo muito ele mas ta difícil viu, ele me morde e até sangra! Principalmente no pé e calcanhar e quando a gente vai pegar ele também, ele não larga o pé é mão na hora de brincar ou pegá-lo! A única hora que ele fica calminha é depois de dormir que a gente pega ele é ele fica calminho, tirando isso é só mordidas! Eu amo ele demais mas tá osso viu, agora mesmo estou toda arranhada e com furos nos pés :/ o que posso fazer pra "curar" ele disso? Já tentei alguns métodos pesquisados na internet e não deu certo. Será que ele está estressado ou algo do tipo? Me ajudem!!

    ResponderExcluir
  5. meu gato está com 8 meses e veio para nós com apenas 45 dias de idade. É um gatinho bem brincalhão e bagunceiro. Sei que ele nos ama e parece me considerar sua mãe gato! Ele sobe no meu colo porque quer se aconchegar e me morde as mãos com força! Sei que são "mordidas de amor" mas dói muito!!! Estou constantemente arranhada e furada pelos seus dentinhos... rsrsrsrs

    ResponderExcluir