INÍCIO

quarta-feira, 5 de março de 2014

PAPO DE GATEIRA: Insuficiência Renal Crônica

Um problema muito comum que atinge os gatos, principalmente os de idade avançada, é a Insuficiência Renal Crônica. Fiz uma pesquisa sobre o assunto, e vim mostrar pra vocês.

A Insuficiência Renal Crônica (IRC) caracteriza-se por uma perda irreversível e progressiva da função renal. A recuperação total da função renal torna-se impossível.
Como os rins são órgãos vitais para a sobrevivência, a insuficiência renal crônica pode comprometer imensamente a vida de um gato. 
É, no entanto, possível manter a evolução da doença sob controle com um tratamento adequado prescrito pelo veterinário. Uma das medidas mais importantes do plano terapêutico da IRC é a prescrição de uma dieta adequada às necessidades do animal.
Geralmente, os gatos mais idosos têm Insuficiência Renal Crônica e a doença tende a piorar com a idade. Mas a doença pode acometer os gatos em qualquer fase da vida do animal.

Entendendo a IRC:
Os rins exercem várias funções de manutenção, vitais para o estado geral de saúde do gato. Eles filtram os resíduos para fora da corrente sanguínea e os excretam para a urina. Os rins também controlam os níveis de eletrólitos, de PH, e o estado de hidratação do gato. Além disto, os rins produzem hormônios essenciais como a eritropoietina, que estimula a medula óssea a produzir novos glóbulos vermelhos. Quando os rins começam a falhar, os sistemas orgânicos do gato começam a fazer ajustes em compensação. Por exemplo, o gato pode passar a beber mais água e a urinar com mais frequência, numa tentativa de "se livrar" dos resíduos acumulados na corrente sanguínea e que deveriam ter sido eliminados pelos rins. Em algum momento, entretanto, o volume das disfunções vai avassalar o gato e ocorrerão sintomas mais sérios de insuficiência renal crônica. Na época em que os exames mostrarem alterações significativas que alertarem o veterinário para a presença de insuficiência renal, 75% do total do rim já devem ter parado de funcionar corretamente. A causa mais comum da insuficiência renal crônica é o processo normal de envelhecimento. A doença é progressiva e irreversível, ou seja, o prognóstico ou perspectiva de recuperação do gato é ruim. O tratamento, entretanto, pode trazer alívio de curto prazo aos sintomas e melhorar a vida do gato por algum tempo. Um gato com insuficiência renal crônica pode viver de algumas semanas a alguns anos com a doença, dependendo da gravidade e do estágio de evolução da doença.

Os sinais de doença renal:
- Perda de apetite (anorexia);
- Perda de peso;
- Aumento do consumo de água;
- Aumento da produção de urina;
- Urina esbranquiçada ou alaranjada;
- Presença de sangue na urina;
- Abdômen sensível;
- Vômito e/ou diarreia;
- Estomatite (úlceras na língua);
- Halitose (mau hálito);
- Depressão, letargia, apatia e muita sonolência;
- Desidratação.

Diagnóstico:
Para o diagnóstico definitivo da Insuficiência Renal, é necessária, além do exame físico do animal, a realização de análises sanguíneas (medição de alguns parâmetros da função renal como a ureia e creatinina) e análise da urina. Para identificar a(s) causa(s) da IRC, podem ser necessários exames de diagnóstico complementares, como a ecografia abdominal, radiografia abdominal e biópsia renal.

Tratamento:
O animal responderá melhor ao tratamento se a insuficiência renal for diagnosticada nas fases iniciais. Por esta razão que é aconselhável fazer regularmente exames de sangue, que poderão ser feitos, por exemplo, junto com a vacinação anual. 
Apesar da perda da função renal na IRC ser irreversível, se forem adotadas determinadas medidas, os sintomas da doença podem ser atenuados e a sua evolução pode ser retardada. Uma das medidas que se crê cada vez mais importante, é a prescrição de uma dieta específica para problemas renais. O veterinário pode recomendar determinados tipos de ração para gatos, que só estão disponíveis com prescrição médica que contém baixos níveis de proteínas, fósforo e sódio e devem, portanto, reduzir a sobrecarga sobre os rins. Existem também certos medicamentos que podem ajudar a melhorar a função renal e assim controlar os sintomas como, náusea, inapetência, desequilíbrio mineral e eletrolítico, deficiências hormonais e pressão sanguínea alta. 
Poderá ser indicada a chamada terapia líquida subcutânea (soro suplementar sob a pele), que pode ser realizada em casa, pelo tutor devidamente orientado pelo veterinário. A diálise também poderá ser prescrita.

Grandes fatores de risco:
- Idade: Gatos mais velhos estão mais propensos a desenvolver doenças que afetam os rins;
- Raça: Algumas raças felinas, como o Burmês, o Siamês Abissínio e o Maine Coon, possuem maior tendência para desenvolver enfermidades renais;
- Alimentação: Dietas que possuem muita proteína ou uma grande quantidade de fósforo também colaboram para a evolução de doenças nos rins;
- Lesões: Até mesmo medicamentos e outras substâncias químicas podem causar lesões nos rins de seu animal.

Prevenção:
- Sempre deixe água limpa, filtrada e fresca para seu gatinho;
- Não dê restos de comida a ele;
- Evite dar guloseimas ao seu gato;
- Pergunte ao veterinário a melhor dieta para o seu felino;
- Fique atento às mudanças de comportamento;
- Em caso de suspeita de doença renal, leve seu animal ao veterinário imediatamente.

Se você perceber qualquer alteração no comportamento do seu gatinho, não pense duas vezes: PROCURE UM VETERINÁRIO!
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação a saúde do seu animal de estimação, consulte um veterinário.

2 comentários:

  1. Ótimo resumo, parabéns. Estou com minha gatinha Aziza na luta por aqui - já mudamos a ração, está com medicação e fazendo soro subucutâneo em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na torcida pela Aziza, Denise! Sei o quanto você é cuidadosa e carinhosa com suas gatinhas, e sei que a Aziza está recebendo o tratamento adequado e muito amor! Tenho certeza que ela ficará bem! Receba meu carinho! ♥

      Excluir