INÍCIO

quarta-feira, 5 de junho de 2013

PAPO DE GATEIRA: Classificação Das Rações Para Gatos

Vocês conhecem a classificação das rações para gatos? É uma classificação (não oficial, não existe legislação específica) que os fabricantes usam para designar a qualidade das rações, são elas: 

- Super Premium:  São fabricadas com matérias primas de primeira qualidade, com ótimo aproveitamento pelo animal. São utilizados como base, proteína animal podendo ser carne, frango, peixe, em alguns casos até carne suína com tratamento especial, e os vegetais utilizados são os de melhor absorção pelos gatos, como o arroz, por exemplo. 

- Standard: Utilizam matérias primas de qualidade inferior, como subprodutos animais (como chifre, casco, penas, bicos, farinhas entre outros) e proteínas de origem  vegetal com pouco aproveitamento, como trigo, soja e milho. Essas rações são consideradas como ração "mata-fome", apenas.

- Premium: São intermediárias entre Super Premium e Standard. 

Quanto melhor a matéria prima utilizada, melhor será o aproveitamento do alimento pelo gato, ou seja, ele realmente utilizará todos os componentes daquele alimento pra um desenvolvimento e manutenção ideal do organismo. 

Ainda temos no mercado rações destinada a filhotes, adultos e idosos. Cada fase da vida dos gatos tem necessidades diferentes. Por exemplo, um filhote precisa de proteínas e minerais suficientes para uma boa formação do esqueleto, enquanto um animal idoso, já começa ter declínio de suas funções orgânicas, precisando menos de determinados componentes.

Podemos encontrar também as rações especiais, como as destinadas as raças específicas que leva em consideração particularidades raciais que podem sofrer influência positiva ou negativa de determinado alimento, e as rações terapêuticas (ou medicamentosas), que são obrigatoriamente de prescrição veterinária, pois são destinados a animais portadores de alguma doença, e que se beneficiam com uma nutrição clínica de acordo com o problema (insuficiência renal, diabetes e obesidade).

E por último, mas não menos importante, temos a ração úmida (latas, saches), cuja composição básica é a mesma da ração seca, porém a  úmida além de conter mais água (o que é benéfico em alguns casos) acaba se tornando mais palatável pela  forma, consistência e pelo odor que exala. As rações úmidas são consideradas as melhores para os gatos, pois se assemelham muito a caça (quando os animais estão na natureza, eles se alimentam de sua presa quase em totalidade), em relação ao aproveitamento e absorção da matéria prima.

O importante é oferecer alimentos de qualidade e específicos para a faixa etária de nosso gatinho. Também é importante armazenar a ração em local correto e seguro. De preferência dentro da própria embalagem, podendo fracionar em potes que não entre luz.

Os gatos costumam se alimentar por pequenas quantidades, várias vezes ao dia. 
Podemos deixar a ração a vontade para aqueles não tão gulosos (rsrs) que estão com o peso em dia, ou distribuir a quantidade de ração diária em 3 porções.

Cuidados, segurança, carinho e amor, essa á a melhor receita para um gatinho viver com qualidade e muito feliz! 
Esse post foi uma pesquisa realizada na Internet, com algumas considerações pessoais de 'mãe de gatos'. Mas qualquer dúvida em relação a alimentação do seu animal de estimação, consulte um Veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário