INÍCIO

quarta-feira, 26 de junho de 2013

PAPO DE GATEIRA: Cuide do seu animalzinho no inverno

Recebi uma sugestão de pauta do amigo Amendoim Ville (obrigada!), e corri pesquisar pra vocês os cuidados que temos que ter com a saúde de nossos bichinhos no Inverno. Vem ver! 

Entramos no inverno pessoal e temos que tomar cuidado com nossos animais de estimação, eles também precisam de cuidados e atenção nessa época fria do ano. 
Algumas doenças virais como tosse dos canis e pneumonia podem aparecer por causa da baixa imunidade.
Para protegê-los desses vírus e de outros, é importante:

- Não deixar seu animal ao relento durante a noite. Se o seu bichinho dorme fora de casa, providencie uma casinha ou abrigo coberto e quentinho para ele passar a noite;

- Para mantê-lo aquecido, use roupinhas e cobertores. Algumas raças de pelos curtos como o  pinscher (cão) e sphynx (gato) por exemplo, tendem a sofrer mais com os dias frios e requer maiores cuidados, o uso de roupinhas é indispensável.

- Verifique sempre se estão se alimentando direito e bebendo água.

As vacinas também são essenciais para evitar que outros vírus circulem e afetem o animal. A falta de vacinação pode ocasionar em uma rinotraqueíte felina, ou 'gripe dos gatos' como é popularmente conhecida.
É uma doença que se manifesta por meio de espirros com liberação de secreção nasal, febre, rinite (que causa dificuldade respiratória) e conjuntivite (olhos avermelhados com secreção). A mucosa da boca se enche de aftas (lesões ulcerativas), é comum o animal babar (o que faz com que muitas vezes essa doença seja confundida com a raiva), porque a boca, a língua e os lábios estão machucados, os animais param de comer e beber por causa da dor. É uma doença contagiosa, transmitida entre os próprios gatos. Mesmo aqueles que se recuperam se tornam portadores assintomáticos, ou seja, conservam o vírus latente em seu organismo.

Para evitar a rinotraqueíte felina os animais devem ser vacinados ainda filhotes (a partir de 8 semanas de vida), e a vacina deve receber reforço anual. Os gatos filhotes e os mais idosos (a partir dos 7 anos de idade) são mais suscetíveis a contrair a rinotraqueíte, por causa da baixa imunidade decorrentes da faixa etária, mas devemos ter cuidados com gatinhos de todas a idades heim!

Se perceber algum sintoma de rinotraqueíte felina em seu gatinho, corre para o veterinário urgente!

O tempo seco dessa época do ano também contribui para outros incômodos, como os carrapatos, que podem trazer doenças para os animais e humanos, sendo imprescindível a limpeza e uso de medicamentos de controle.

Outro sintoma comum no tempo seco, é a redução da quantidade de lágrimas nos olhos, deixando os animais mais vulneráveis à poluição, aos vírus e às bactérias. O ideal é manter a higiene da região dos olhos sempre em dia e oferecer bastante água para manter a hidratação do nosso animalzinho.

Portanto, fique de olho em seu bichinho, se perceber algum sintoma, como tosse, espirros, apatia, falta de apetite, febre, consulte um veterinário para iniciar um tratamento.

Com cuidados, proteção, amor e carinho, asseguramos uma vida longa e saudável aos nossos filhos de 4 patas! ♥
Fontes de Pesquisa:
- PetMeg.

→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação à saúde de seu animal de estimação, procure um Veterinário.

Um comentário:

  1. Muito boas informações, meu gatinho como fica dentro de casa e tem bastante pelo não me preocupo.

    ResponderExcluir