INÍCIO

quarta-feira, 12 de junho de 2013

PAPO DE GATEIRA: Gatos, Azeitonas, Orégano e Afins

Recebi uma sugestão de post da minha querida comadre (sou madrinha do Pedrinho, o gatinho preto fofo da Cris!), Cristina Alves, pedindo para eu pesquisar sobre essa reação de alguns gatos com azeitonas, orégano, hortelã. Já que os danadinhos ficam doidos quando entram em contato com algumas dessas ervas e azeitonas. Então, fui pesquisar. Confesso que não encontrei muita coisa. Se alguém souber mais detalhes, por favor, comenta no post, que eu atualizo e dou os créditos, ok?
Mas vamos lá, o que eu encontrei dá pra ter uma ideia do que ocorre com nossos bichanos.

Quem tem gatos sabe o quanto algumas ervas como Catnip (falei sobre essa erva AQUI), hortelã, orégano, manjericão e até mesmo azeitonas (isso mesmo, azeitonas!) deixam o bichano maluquinho! Mas por que será que isso acontece?

Na verdade os gatos gostam é de uma substância química encontrada no Catnip e em outras ervas (como orégano, hortelã, manjericão), o Nepetalactone  (um óleo essencial que é obtido pela destilação a vapor da planta). O composto químico Isoprenóides encontrado nas azeitonas provoca nos gatos o mesmo efeito do Nepetalactone, por isso os gatos tem a mesma reação com a Catnip e azeitonas.

Essas substâncias ativam a parte sensorial mais forte no olfato do gato, exatamente igual na situação em que eles estão para acasalar (parecidos com Feromônios), e acabam como consequência ficando nesse estado de puro êxtase! haha

Tudo é uma questão de química e sentidos. Por isso algumas substâncias químicas podem exercer algum fascínio nos gatos. Mas é importante prestar atenção ao tipo de reação. Se houver agressividade, é bom evitar a aproximação do gato com a substancia.

Para a digestão não é aconselhável deixar os animais se alimentarem de azeitonas, picles, pois pode causar diarreia e eventualmente problemas digestivos mais graves.
Então, cheirar azeitonas pode... Comer não!
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação à saúde e comportamento do seu animal de estimação, sempre consulte um veterinário.

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meu gato abre a porta da geladeira em busca de azeitonas e ainda quebra os vidros da guloseima. Mas nunca o deixamos comer!

    ResponderExcluir
  3. Gente meu gato já comeu uma vez e não teve nada, mas não sei nada sobre fazer bem ou mal, porém me impressiona o quanto ele é louco por azeitona, queria muito entender e saber se faz mal de alguma maneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, acredito que todo excesso é que seja prejudicial... Deixar cheirar a azeitona não faz mal algum, mas comer é um risco, acho melhor evitar... Cheiros no seu bichano por mim! E obrigada pela visita! =^.^=

      Excluir
  4. Minha data de 15 anos adora azeitona! De vez em quando eu espalho um pouco do caldinho da conserva em um tapetinho e ela fica lambendo e cheirando muito. Às vezes também dou um pedacinho pequeno (1/4) de azeitona para ela comer e ela nunca passou mal. Mas acho que cada gato deve ter uma reação, não é mesmo? Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  5. O meu gato n come azeitona mas se esfrega nela parecendo q ta passando perfume kkk

    ResponderExcluir
  6. Então .. Antes de eu ler este post... Me descuidei com uns petiscos aqui em casa ... E surpreendi meu gato lambendo e mordendo azeitona ... Liguei pra minha melhor amiga, que é veterinária, e ela pediu pra eu ficar de olho porque o caldo da azeitona tem muito sal... E os gatos não podem porcausa de complicações nos rins ou coisa parecida ...... Ele ficou em êxtase ... Amou o que comeu e lambeu ...
    Não vi nenhuma disfunção digestiva .,,
    Bom ... É isso ...

    ResponderExcluir
  7. Li recentemente que manjericão afasta mosquitos, principalmente o aedes, antes de colocar a plantinha no meu apê, vi este e outros posts para não prejudicar minha felina... Obrigada. Agora vou plantar sem medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vi essa informação sobre o manjericão e foi exatamente por isso que acabei descobrindo este blog! Acabo de colocar um vasinho na janela. Eu tinha fechado a janela prá meus gatinhos não irem lá enquanto eu não soubesse. Agora vou abrir a janela. Obrigada, gente!

      Excluir
  8. Li recentemente que manjericão afasta mosquitos, principalmente o aedes, antes de colocar a plantinha no meu apê, vi este e outros posts para não prejudicar minha felina... Obrigada. Agora vou plantar sem medo.

    ResponderExcluir
  9. meu filho tinha dado azeitona a meu gato .neste dia por incrível que pareça a azeitona salvou a vida do meu gato ,poi ele foi envenenado ,os outros gatos morrerão e ele sobreviveu tinha todos sintomas e começou a vomitar depois de tanto vomitar ele colocou no vomito três caroços de azeitonas ai dei ant -toxico eele melhorou ,a azeitona não deixou o veneno ser absorvido por completo ai salvou a vida dele .

    ResponderExcluir
  10. Meu gato fica louco quando vê azeitona.Deixo ele comer um pouco,nunca fez mal.Ele fica em êxtase

    ResponderExcluir
  11. Meu lindo e fofo gato adora azeitonas come e nunca fez mal só fico de olho pra não engolir o caroço

    ResponderExcluir
  12. Meu gato engoliu um caroço. Como devo proceder? Espero ele eliminar nas feses ou vômito, ou levo ele ao veterinário?

    ResponderExcluir
  13. Meu gato engoliu um caroço. Como devo proceder? Espero ele eliminar nas feses ou vômito, ou levo ele ao veterinário?

    ResponderExcluir
  14. A minha gata fica louca, hipnotizada e adora brincar com folhas de coentro ou hortelã, dá cada pulo alto com as folhas na pata, corre, fica louquinha de felicidade kkkkkkk

    ResponderExcluir