INÍCIO

quarta-feira, 19 de junho de 2013

PAPO DE GATEIRA: Resgatei um filhotinho... O que fazer?

Resgatou um filhotinho na rua? Não sabe o que fazer? Então, vem ver! 
Vi esse post no Mundo Miau, e achei bem interessante. Compartilho com vocês.

"Algumas pessoas já passaram por esse tipo de situação – escutam um miadinho na rua e quando verificam, encontram um filhotinho perdido da mãe, com fome, sujo, cheio de pulga. O que fazer nessa hora. Quais providências devem ser tomadas a fim de que o felino sobreviva.

Separá-lo: Essa será a sua primeira atitude logo quando chegar em casa – no caso de você ter outros gatos – ou de encontrar um cantinho no qual ele possa ficar.

Alimentá-lo: Raramente as pessoas têm em casa leite próprio para filhote felino. Caso já seja tarde e não dê para ir a uma farmácia ou petshop, dê o leite de vaca morno para o gatinho. Isso é uma atitude extrema, pois alguns gatos são intolerantes a esse tipo de leite. Logo quando puder, compre o leite apropriado. Dependendo do tamanho e do tempo de vida – isso pode-se verificar ao dar uma olhada nos dentinhos – você poderá tentar introduzir a ração apropriada para filhotes ou uma ração pastosa – recomendada para animais desidratados e desnutridos.

Mate as pulgas: Provavelmente ele terá pulgas. Extermine-as a fim de evitar que o filhote não apenas fique livre delas, mas também que o ambiente da sua casa não vire posteriormente um foco de pulgas.

Compre uma caixa de areia: Caso não tenha outros gatos em casa, procure uma terra na qual ele possa fazer as necessidades. Posteriormente, saia e compre não apenas a caixa, mas também um saco de areia. No caso de ser muito filhote, você deverá passar um paninho úmido nas partes íntimas do felino a fim de simular a mãe dele. Quando pequenos, os gatos ainda não sabem urinar ou defecar. É a sua mãe que estimula isso por meio das lambidas. Normalmente ela lambe e dá umas pequenas mordidas de leve a fim de estimular o processo. Quando eles urinam ou defecam, ela acaba lambendo e limpando-os. Isso é um ponto muito importante. Caso não passe um pano e o ajude, o filhote poderá não conseguir urinar ou defecar e, após alguns dias, começará a chorar de dor. Caso nada seja feito, a situação pode piorar.

Leve ao veterinário: Isso é uma das primeiras coisas que devem ser feita. O profissional irá analisar o quadro clínico do filhote e verificar se ele possui algum tipo de fungo ou doença. Também analisará se é possível vaciná-lo.

Arrumar uma caminha, potinhos, etc: Após todo esse procedimento, compre objetos úteis para você e, principalmente, para o filhote. Caso não tenha uma caminha logo no primeiro momento, improvise uma por meio de uma roupa ou cobertor. O importante é mantê-lo bem aquecido e que ele encontre um mínimo de conforto para não apenas descansar, mas tirar o estresse, caso tenha.

Fazer a introdução aos demais gatos da casa: Esse é um procedimento que deve ser feito aos poucos  e que será explicado em uma matéria posterior.

Encaminhar para adoção: Caso não tenha a intenção de permanecer com o filhote, tire fotos dele e divulgue no seu Facebook, na sua lista de amigos por e-mail, divulgue também em pet shops da região, ou mesmo entre em contato com a gente. Com um pouco de esforço e dedicação você irá encontrar os pais perfeitos para ele.

Nota: Como estamos falando de bebês não é possível fazer a castração nesta idade. De qualquer maneira, você deve já deixá-la programada e conversar sobre isso com os futuros pais. A castração é um ato de amor e somente por meio dela evita-se as ninhadas indesejadas. Lembre-se que muitos animais nascem, mas poucos conseguem um lar.

Seguindo esses primeiros passos, você não apenas estará salvando uma vida, como também irá receber, por toda a vida do gato, gratidão e amor incondicional."
→ Todos os créditos desse post pertencem ao MUNDO MIAU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário