INÍCIO

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PAPO DE GATEIRA: A Língua Dos Gatos

Olá gateiros! Eu criei um álbum na Página do Blogateira no Facebook (veja AQUI) com imagens de linguinhas de gatos, e fez sucesso! Então, resolvi papear com vocês sobre essa linguinha áspera, curiosa e apaixonante dos bichanos, vem ver! 

Os gatos possuem uma língua longa e flexível, com uma superfície áspera que é constituída por filamentos finíssimos, chamados de papilas. Essas papilas, no entanto, não percebe o gosto dos alimentos. 
Estes filamentos que cobrem a língua dos felinos são úteis para inúmeras tarefas, como:
• Retirar a carne dos ossos de suas presas (principalmente grandes felinos que necessitam caçar, como leões, tigres, etc);
• Lavar, pentear e alisar a pelagem;
• Secar os pelos molhados.

Além destas papilas, os felinos possuem na base, ponta e lados da língua outras papilas que exercem a função gustativa permitindo que o felino perceba o gosto dos alimentos.

Os felinos costumam ser mais exigentes para comer do que os demais animais, isto acontece porque as papilas gustativas, responsáveis pelo seu paladar, são diferentes. O que torna os gatos mais sensíveis ao gosto do que os cães, por exemplo.

Os bichanos costumam sentir, com mais precisão do que os cães, por exemplo, o odor, a textura e o sabor da maioria dos alimentos (com exceção dos doces). Por isso só comem o que realmente lhes agrada. O paladar dos gatos é muito mais sensível quando eles são filhotes. Só que, assim como nos humanos, esta sensibilidade diminui progressivamente com a idade.

Algo a ser levado em consideração é que os sabores e odores desagradáveis para os humanos podem ser fortemente apreciados pelos gatos. E o contrário também ocorre, os doces, por exemplo, tão admirados pela maioria dos humanos e cães, não agradam aos gatos pelo fato de não terem papilas gustativas que identificam esse sabor doce. Em geral, os bichanos também evitam o sabor amargo.

A língua também atua no sistema de controle da temperatura corporal. Os gatos (e também os cães) liberam o excesso de calor quando ofegam mantendo a boca aberta, pois isso permite a evaporação da saliva.
A linguinha áspera dos gatos ajuda e muito ao beber água, formam uma depressão na parte frontal da língua (em formato de "J") e usam essa concavidade para conduzir o líquido até o interior da boca. 
  
Os gatos são animais muito higiênicos, mas devido aos filamentos presentes na língua dos gatos (que fazem o papel de pente quando o gato se limpa) muitos pelos (principalmente em gatos de pelagem longa), são ingeridos pelo felino, o que causa as bolas de pelos. Estas bolas de pelo são eliminadas naturalmente por vômitos ou pelas fezes. Quando tem um acúmulo muito grande destes pelos no trato gastrointestinal, muitas vezes o animal apresenta dores abdominais, sendo necessária cirurgia para a retirada das bolas de pelos.
Se o seu gatinho possui pelos longos é interessante dar rações específicas, petiscos e até graminhas (veja AQUI) que auxiliam na eliminação destas bolas de pelo.

Então gateiros, gostaram de saber mais sobre essa linguinha que parece uma "lixinha" dos gatinhos? Eu adorei fazer essa pesquisa pra vocês! 
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação à saúde do seu animal de estimação, consulte um veterinário.

3 comentários:

  1. Puxa, foi uma verdadeira aula, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kathia Otero, fico muito feliz que gostou!
      Esse universo dos felinos é fascinante, não é mesmo?
      Obrigada pela visita! ^^

      Excluir
  2. Amei valeu me tirou um montão de duvida e me ajudo no caso da graminha pra mell minha gatinha linda vamos ver se ela come a graminha .bjs.

    ResponderExcluir