INÍCIO

segunda-feira, 29 de julho de 2013

UNHAS DE GATA: Alergia a Esmaltes

Gatas, hoje eu amo unhas esmaltadas! Mas não é sempre que posso esmaltar as unhas... Sou alérgica, e estou explicando isso, porque posso ficar sem postar esmaltes para vocês verem. Quando uso esmaltes frequentemente, a alergia aparece, então, tenho que ficar um tempinho sem usar esmaltes.
E já que eu tenho essa alergia, resolvi falar sobre isso no Blog, vai que alguma gata que acompanha o Blog também tem, vamos papear então? Vem ver!

Essa alergia apareceu há uns 11 anos e foi como toda dermatite de contato, apareceu de repente... Acordei com as pálpebras inchadas e descamando. E foi uma luta porque eu não imaginava que podia ser esmalte. Eu pinto as unhas desde os 13 anos de idade e nunca havia tido problemas, uaiii! 
Fui parando com sombras, troquei shampoo, sabonete, protetor solar, e o esmalte continuava lá, nas unhas!
Aí achei que era estresse (tudo é culpa dele 'néam'?!), afinal eu estava no último ano da faculdade, TCC, época propícia para o estresse atacar, jamais ia imaginar que esmalte deixaria minhas pálpebras inchadas e descamando. Até que conversando com uma amiga que também é alérgica a esmaltes, ela olhou para os meus olhos e disparou: "Gi, você também tem alergia a esmalte?" Foi então que tudo se esclareceu! Ela me explicou sobre a dermatite de contato, e foi eu parar de passar esmaltes, que a alergia foi embora. Agora uma pausa: Podem me puxar as orelhas com vontade! Procurar médico que é bom, nem pensar, não é mesmo dona Gisleine?! #AiAiAi

A alergia a esmaltes, como qualquer alergia, pode surgir de uma hora para outra, em qualquer etapa da vida. Os principais sintomas são inchaço nas pálpebras, vermelhidão na região do rosto e pescoço e, em alguns casos, descamação na palma das mãos.

Para as alérgicas que não querem deixar de esmaltar as unhas, muitas empresas estão produzindo esmaltes hipoalergênicos.
O que são esmaltes hipoalergênicos?
São aqueles que não possuem 3 substâncias que podem causar alergia: tolueno, formaldeído e dibutilftalato (DBP). Também são chamados de 3Free, justamente por não possuírem essas 3 substâncias. Os esmaltes cintilantes e perolados, além desses componentes, ainda possuem mica, um pigmento que também pode causar alergia.

O tolueno é um solvente utilizado para fixação. O formaldeído tem como função dar aderência e aumentar a durabilidade do produto. O dibutilftalato é usado para plastificar materiais e, no esmalte, sua função é aumentar o brilho.

O tolueno e o DBP são considerados cancerígenos. Na Europa, o DBP foi retirado da composição dos esmaltes e o tolueno possui uma quantidade máxima permitida de 25%. O formaldeído já está proibido nos EUA, Canadá e oeste europeu. Aqui no Brasil, por enquanto, não há restrições para nenhuma dessas substâncias. 

Outras substâncias consideradas prejudiciais à saúde e que são encontradas nos esmaltes são o nitrotolueno e o furfural. Ambos são considerados cancerígenos. O nitrotolueno foi banido da composição dos esmaltes na Europa. O furfural não tem sua comercialização proibida, porém possui um limite permitido de 360 mg/kg.

E não são somente os esmaltes coloridos que causam reações: bases incolores e coberturas também contêm tolueno e formaldeídos, e podem provocar quadros alérgicos.

Mas para noooooossa alegria, hoje várias empresas estão preocupadas com as alérgicas e muitos esmaltes não possuem mais tolueno, formaldeído e dibutilftalato na formulação. Agradeçam meninas porque na época que desenvolvi a alergia só existia Revlon e Argento no mercado, afff.

Hoje tem a Colorama, Ludurana, recentemente a Hits se tornou 3Free, e algumas coleções da Impala e Risqué, já estão saindo 3Free, ebaaaa!

Porém, nada impede de ocorrer um inchaçozinho nas pálpebras quando as alérgicas usam esmaltes sem pausa (EU!), por isso terei que ficar um tempinho sem esmaltes... Mas ainda bem que está frio, e estou usando luvas direto! rsrs

Portanto gatas, se vocês perceberem um inchaço nas pálpebras, na região das mucosas, pescoço, suspenda o uso de esmaltes e PROCURE UM MÉDICO, para saber exatamente quais os componentes que estão causando essa alergia, ok? Bem mais fácil procurar um médico e saber logo o que está acontecendo, do que ficar tentando adivinhar, 'nénão'?!
• Imagem by Loucas Por Esmalte.

4 comentários:

  1. Ótimo post Gisleine!!

    Ainda bem que eu não sou alérgica a esmaltes...UFA!

    Porém, conheço muitas pessoas que são, então vou compartilhar com elas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh isso é tão chato... Alergia ninguém merece... Mas ainda bem que hoje em dia, dá pra controlar! Obrigada por compartilhar! Beijos :)

      Excluir
  2. Amei o post , ajuda ai http://comprarfollower.com

    ResponderExcluir
  3. esclareceu todas minhas dúvidas, obrigada!

    ResponderExcluir