INÍCIO

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PAPO DE GATEIRA: Acne Felina (Foliculite Felina)

Vocês sabem que os bichanos podem ter acne? Sim, isso é muito comum. Vi um artigo no Mãe de Cachorro Também é Mãe, e compartilho com vocês!
Mais comum do que se imagina, porque seu surgimento quase sempre passa despercebido pelos humanos, a acne de gatos é o assunto desta vez. Começa com algumas feridinhas no queixo e, se não tratadas, evoluem para feridas maiores e que demoram mais tempo para serem tratadas. Se forem identificadas precocemente, o tratamento é tranquilo e com sucesso quase sempre garantido. Normalmente são mais difíceis de serem inicialmente observadas em gatos com pelos longos ou semi-longos.
A pele dos gatos exibe glândulas que liberam substâncias que impermeabilizam a pele e o pelo e que, além disso, liberam odores específicos. Esses odores são importantes para a comunicação entre os gatos e até entre os gatos e os seus responsáveis. Os odores surgem através de uma secreção oleosa que é liberada principalmente nas patas, próximo das orelhas, na cauda e no queixo. Existem várias hipóteses para o surgimento da acne felina, que ocorre mais comumente nestas regiões onde existe maior quantidade de glândulas. Uma produção exagerada de secreção pode “entupir” as glândulas, a quantidade de secreção pode aumentar a proliferação de bactérias no local e as alterações nas glândulas podem causar coceiras que aumentam a chance de feridas e infecções. Mas existem outras hipóteses relacionadas ao surgimento da acne felina. Alergia ao pote plástico de comida e água, baixa de imunidade ou acumulo de comida e água no queixo do gato.
Dicas para minimizar a ocorrência da acne felina:
- Examine com freqüência o queixo dos gatos, principalmente aqueles de pêlos longos.
- Mantenha os pelos dos queixos limpos e curtos, para evitar acúmulo de alimento e água.
- Evite vasilhas de plástico se o gato apresentar sintomas de acne felina. 
- Gatos idosos podem perder o hábito de se higienizar mais satisfatoriamente e, assim, podem estar mais predispostos a desenvolver a acne felina.
Bem, não perca tempo ao notar alguma ferida no queixo ou nos lábios do seu gato. Leve-o ao veterinário imediatamente. 
Até a próxima!
Carlos Gabriel A. Dias MV MSc PhD – Médico Veterinário-CRMV 4897-RJ
→ FONTE: Este artigo pertence ao site Mãe de Cachorro Também é Mãe e todos os créditos são dele.  Veja o artigo original AQUI.
Vamos ficar de olho no queixo e nos lábios de nossos bichanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário