INÍCIO

quarta-feira, 29 de maio de 2013

PAPO DE GATEIRA: O 'Amassar Pãozinho' do Gatinho

Você sabe por que seu gato adora 'amassar pãozinho'?

Esse comportamento dos gatos chamado de 'amassar pão' e/ou 'massagear' com as patas, quando encontram superfícies macias, serve para depositar o odor pessoal do felino ali demonstrando ser seu território. O famoso "eu mando aqui, e preciso deixar isso bem claro", sacam? 

Mas esse comportamento, também é muito prazeroso para os felinos. Essa 'massagem' também chamada de "movimento de ordenha" é um ato afetivo reminiscente da infância dos gatos, quando faziam isso para estimular o leite da mamãe gata, no ato de mamar. Esses momentos para os gatos são aconchegantes e calorosos, de felicidade total, porque lembram a nutrição inicial. Fofura total, né? #Own

É um hábito que eles adquirem na fase da amamentação, na barriga da mãe, para sair o leite. Trata-se de  um momento sublime, de segurança e puro afeto. Quando adultos eles transferem esse ato quando têm sensações boas. Quando fazem isso nos humanos, é uma associação com o amor materno. Vocês sabem que gatos muito amados por seus humanos são eternos bebês? Sim, eles são nossos eternos bebezões! E nós amamos enchê-los de chamegos, 'nénão'?!

Esse 'amassar pãozinho' dos felinos é algo bom, ligado a boas sensações. Assim como quando eles ronronam, na maioria das vezes, significa felicidade e afeição.

Se o seu gato 'massageia' o seu colo antes de dormir, possivelmente a vê como sua mamãe. É muito amor! ♥

Os gatos gostam desses movimentos e se sentem em segurança fazendo isso. E nós adoramos ver eles 'amassando pãozinho' não é verdade? E sempre vem acompanhado de um ronronar cheio de charme... As mães de gato piram! haha

Um comentário: