INÍCIO

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PAPO DE GATEIRA: Câncer de Mama em Animais – Outubro Rosa

Estamos no Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao Câncer de Mama.
Mas o Câncer de Mama, não atinge apenas as gateiras, as fêmeas de cães e gatos, também podem ser afetadas. Vamos saber mais sobre isso? Vem ver!

As neoplasias são crescimentos anormais do tecido, ocorrendo um desenvolvimento mais rápido que os tecidos normais ao redor, de maneira desordenada e persistente.
A cada dia que passa os animais de estimação estão vivendo por mais tempo, comendo rações com conservantes e, também, estão expostos à poluição do meio ambiente. Devido à soma desses fatores, os animais estão mais sujeitos a desenvolverem neoplasias.

Os tumores mamários são muito comuns em cães e gatos. Há uma gama enorme de tipos histológicos que acometem os cães, porém na maioria dos casos são tumores benignos. Já nos gatos, a maior parte dos tumores são malignos e altamente agressivos.

O tumor de mama é o segundo mais comum em cães e o mais comum em cadelas. Acometem, no geral, animais mais velhos (com cerca de 10 anos de idade), de preferência em animais que possuem todo o seu aparelho reprodutivo (inteiros) e animais que foram castrados após numerosos cios. Não há uma preferência por raça, todas estão sujeitas a esta neoplasia.
Em gatos, ocorrem menos do que em cães, ficando em terceiro lugar. Animais mais velhos (cerca de 10 e 12 anos) e animais inteiros são geralmente os mais afetados, e gatos Siameses podem ter maior risco que outras raças.

O aparecimento desta neoplasia está relacionada com a produção de hormônios femininos, como o estrógeno e a progesterona. Em cadelas, o risco para o desenvolvimento do tumor mamário está relacionado com o número de ciclos estrais da cadela, aumentando consideravelmente a cada ciclo estral. Já em gatas, esse risco aumenta em até sete vezes em fêmeas inteiras comparadas com fêmeas castradas na puberdade.

A administração de alguns progestágenos pode aumentar o risco de desenvolvimento de tumores mamários benignos em cães, enquanto que em gatos o uso destes hormônios pode aumentar o desenvolvimento de tumores tanto benignos quanto malignos. Assim como nos seres humanos, os tumores de mama possuem receptores de estrógeno e/ou progesterona, sendo que quanto maior o número destes receptores, menos maligno ele é.
Nos cães, cerca de 50% dos tumores mamários são malignos e desses, ao redor de 90% são carcinomas. Nos gatos, prevalece também o carcinoma, mas em uma taxa muito superior, acima de 80%.

Os tumores benignos são classificados em:
- Adenoma simples;
- Adenomas complexos (tumores benignos mistos) ou também chamado de tumores mesenquimais benignos;
- Fibroadenoma, também conhecido como tumores benignos mistos, os quais são o tipo mais comum de tumor benignos em cães.

Aproximadamente 90% dos tumores mamários malignos são carcinomas e estes são classificados da seguinte maneira:
- Sólidos: lençóis de células densas;
- Túbulas ou lobular: proveniente de alvéolos;
- Papilas: proveniente do epitélio ductal e ocorrendo como ramificações papilares ou císticas;
- Anaplásicos: muito pleomórficos e com ausência de padrão definido.

Os tumores benignos não sofrem metástase, mas há a tendência de cadelas em desenvolver tumores múltiplos. Entretanto, os tumores malignos podem se comportar de maneira benigna ou muito maligna, sofrendo metástase rapidamente para linfonodos locais e pulmões.
Estas neoplasias podem ser múltiplas ou única, sendo palpáveis como nódulos ou massas dentro das glândulas mamárias. Alguns carcinomas inflamatórios agressivos podem apresentar aumento mamário difuso, edema e ulceração. É raro em cães e comum em gatos dificuldade de respirar devido à metástase pulmonar.

Diagnóstico:
O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico e palpação, mas deve ser feita a confirmação com o auxilio de algumas técnicas de diagnóstico, como exames de sangue, raio-x, aspiração com agulha fina (FNA) e biópsia do tumor.

Tratamento
Na maior parte dos casos, o tratamento para o tumor mamários é a retirada dele cirurgicamente. No caso dos cães, as primeiras três glândulas drenam cranialmente e as glândulas quatro e cinco drenam caudalmente, embora possa haver comunicação linfática entre as glândulas adjacentes. Portanto, é necessário que seja feita a remoção das glândulas adjacentes para a maior parte dos tumores uma remoção mais abrangente para tumores em ramificações glandulares. Nos gatos a comunicação entre as glândulas não é tão clara, entretanto o tratamento radical é recomendado.
Existem também outras técnicas de tratamento, como a radioterapia, que mostrou ser pouco efetiva no tratamento destes tumores, assim como a quimioterapia.

Prevenção:
O melhor método para prevenir o aparecimento de tumores mamários é  a castração e, de preferência, precocemente (antes do primeiro cio do animal), pois após esse período a taxa percentual de prevenção cai muito, podendo chegar a ser nula.

- Fontes:
Oncologia em Pequenos Animais – Joanna Morris & Jane Dobson – Ed Roca (2007)
http://www.probem.org/artig.html
http://www.center.vet.br/tumores.html
http://www.animaisdecompanhia.com.br/component/content/article/43/187-tumor-de-mama

- Fonte de pesquisa da Blogateira: Info Escola - Medicina Veterinária.

Eu perdi uma cachorrinha para o Câncer de Mama. Minha amada Laika se foi em 1991, e deixou muitas saudades... O exame de toque é muito importante, não só para nós mulheres, como para as gatas e cachorras também. Vamos ficar de olho em nossas meninas? Cuidado, amor e carinho, ainda são os melhores remédios! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário