INÍCIO

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PAPO DE GATEIRA: Por que os gatos se esfregam?

Quem aí tem um bichano que adora se esfregar? Acho que todos né?!
Os meus 5 gatos se esfregam, mas a Francisca... Ah, a Francisca se esfrega em tudo o que ela vê pela frente: Móveis, portas, paredes, pessoas (incluindo todas as visitas), onde ela puder esfregar o queixo, lá está a Francisca! 
Mas por que será que os gatos se esfregam? Eu vim contar pra vocês! 

Os gatos se utilizam na maioria das vezes, da linguagem corporal para dar suas mensagens.
Quando chegamos em casa, é costume nossos gatos correrem para nos cheirar e, em seguida, esfregarem-se em nós.

Isto acontece porque o gato possui glândulas odoríferas na cabeça. Ao esfregar-se, o gato liberta secreções dessas glândulas e deixa o seu odor impregnado na pessoa ou objeto, marcando seu território. 

Esta secreção é limpa e é indetectável ao olfato humano, apenas os outros animais é que o conseguem detectar. É uma forma do gato demonstrar que aquele território, objeto, animal ou pessoa é da sua posse.
São Feromônios, que atuam como comunicadores químicos.

Existem diferentes tipos com diversos significados que afetam o comportamento felino:
- Feromônios que indicam o status reprodutivo, isto é, a receptividade para acasalamento;
- Marcadores de território e de objetos;
- Sinais de conforto e familiaridade.

Os Feromônios são únicos, como a nossa impressão digital, cada gato tem o seu.  As glândulas da face secretam substancias com efeito calmante nos gatos.

O gato pode também esfregar-se nos animais maiores e mais fortes como um ato amistoso, mas não de submissão. Quando esfrega no seu pai/mãe humano e mia, normalmente quer pedir alguma coisa, como comida ou uma guloseima, ou pretende que o humano o siga. Quer um conselho? Obedeça! 

As fêmeas costumam esfregar-se nos machos que querem, especialmente na altura do cio, demonstrando receptividade.

No geral, o ato do gato se esfregar pode ser visto como um ato carinhoso, pois ao marcar o seu território, o bichano está demonstrando que gosta daquele objeto, animal ou pessoa.

E seja submisso! Quando seu gato se esfrega em você, ele está dizendo "Você me pertence!", portanto, seja obediente! rsrs
→ Esse post é uma pesquisa feita na Internet. Qualquer dúvida em relação a saúde ou comportamento do seu animal de estimação, consulte um veterinário.

2 comentários:

  1. E quem não gosta de um chamego né? Que venha marcar seu território mesmo, adoro isso - quando minhas gatas pensam (e têm certeza) que pertenço à elas! Pura verdade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro que venham marcar o território em mim! E sou propriedade deles mesmo, não sou de mais ninguém, só dos meus gatos! hahahaha
      Obrigada pela visita, Denise!
      Beijos =^.^=

      Excluir